domingo, 9 de agosto de 2009

POESIAS DE CECÍLIA MEIRELES









Breve biografia de Cecília Meireles
Filha de Carlos Alberto de Carvalho Meireles, funcionário do Banco do Brasil S.A., e de D. Matilde Benevides Meireles, professora municipal, Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu em 7 de novembro de 1901, na Tijuca, Rio de Janeiro. Foi a única sobrevivente dos quatros filhos do casal. O pai faleceu três meses antes do seu nascimento, e sua mãe quando ainda não tinha três anos. Criou-a, a partir de então, sua avó D. Jacinta Garcia Benevides.



Escreveria mais tarde: ...Minha infância de menina sozinha deu-me duas coisas que parecem negativas, e foram sempre positivas para mim: silêncio e solidão. Essa foi sempre a área de minha vida.




Meu Sonho

Parei as águas do meu sonho

para teu rosto se mirar.

Mas só a sombra dos meus olhos

ficou por cima, a procurar...

Os pássaros da madrugada
não têm coragem de cantar,

vendo o meu sonho interminável
e a esperança do meu olhar.

Procurei-te em vão pela terra,

perto do céu, por sobre o mar.

Se não chegas nem pelo sonho,

por que insisto em te imaginar?

Quando vierem fechar meus olhos,

talvez não se deixem fechar.

Talvez pensem que o tempo volta,

e que vens, se o tempo voltar.


Cecília Meireles


Motivo


Eu canto porque o instante existe

e a minha vida está completa.

Não sou alegre nem triste:

sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,

não sinto gozo nem tormento.

Atravesso noites e dias

no vento.

Se desmorono ou edifico,

se permaneço ou me desfaço,

- não sei, não sei. Não sei se fico

ou passo.

Sei que canto.

E a canção é tudo.

Tem sangue eterno e asa ritmada.

sei que um dia estarei mudo:

- mais nada


Cecília Meireles

A poesia é esta grande possibilidade de conexão com sentimentos profundos, que surgem de nossas vivências atuais ou pretéritas,é uma experiência de autoencontro, de intuição , de sensibilização de nossos espíritos ainda tão ligados oas limites conceituais e mecanicistas da vida.Precisamos da poesia para navegarmos no mundo do ideal, no mundo abstrato que nos revelará o mundo material muito mais compreensível , pois passou pelo caminho do imagético.


"Uma vida sem sonhos é como um céu sem estrelas".

Quem suportaria olhar para para o céu e não ver uma só estrela, nos indicando o caminho para o infinito , para Deus ?

Logo, vamos ler poesias, vamos fazer poesias, vamos sonhar, vamos deixar o céu cheio de estrelas....

By: Jane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário