segunda-feira, 20 de julho de 2009

DIA DO AMIGO - POESIA FERNANDO PESSOA


Poema do amigo aprendiz

Quero ser o teu amigo.

Nem demais e nem de menos.

Nem tão longe e nem tão perto.

Na medida mais precisa que eu puder.

Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,

Da maneira mais discreta que eu souber.

Sem tirar-te a liberdade,

sem jamais te sufocar.

Sem forçar tua vontade.

Sem falar, quando for hora de calar.

E sem calar, quando for hora de falar.

Nem ausente, nem presente por demais.

Simplesmente, calmamente, ser-te paz.

É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender!

E por isso eu te suplico paciência.

Vou encher este teu rosto de lembranças,

Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias...


FERNADO PESSOA

terça-feira, 14 de julho de 2009

COMO CONTROLAR O ESTRESSE.



Identificando o estresse

O estresse é um estado de fadiga constante, podendo ser considerado estado grave ou agudo.

Na situação grave, os sintomas se tornam mais freqüentes e mais duradouros, sendo quase crônicos. Já no agudo, há uma reação instantânea de estresse que o individuo emite uma resposta física e emocional desencadeada por um acontecimento ou um fato e pode desaparecer depois de alguns dias. Existe ainda o transtorno de estresse pós-traumático que gera uma situação de pânico toda vez que a pessoa relembra a situação traumatizante que o deixou em estado de alerta, provocando os sintomas graves.

O estresse leva a pessoa a um estado de crise emocional; - Aumenta a produção de adrenalina e cortisol que elevam a pressão, os níveis de glicose e a freqüência cardíaca, além de alterar o tônus muscular e debilitar o sistema imune; - Diminuiu o rendimento profissional; - Gera distúrbio do sono como a insônia e terror noturno; - Dificulta a concentração e memória; - Gera cansaço em geral; - Causa disfunções sexuais; - Afeta o aparelho respiratório, o digestivo e o circulatório; - Gera doenças auto-imunes como o vitiligo e a psoríase e do sistema nervoso como a púrpura e o lupus.

Como melhorar o estresse

O primeiro passo é identificar o estresse , procurar na reflexão, na meditação, na prece, na orientação religiosa , ou com ajuda de um profissional, as possíveis soluções para o problema .
- Exercícios físicos melhoram a circulação e a pressão arterial, pois aliviam as famosas tensões provocadas pelo estresse;

- A alimentação saudável é importante para o controle da glicose e do colesterol.

- Não fazer uso de álcool, que aumenta a pressão e os níveis de glicose e triglicérides, e de cigarro, que causa uma falsa sensação de tranqüilidade e de ansiedade entre um cigarro e outro;

- Ter bons relacionamentos; procurar conversar com os amigos, telefonar, enviar e-mail, não se isolar é importante para que a depressão não se instale

- Sempre que possível reservar momento para o próprio lazer; caminhe, respire o ar imaginando que em cada partícula de oxigênio encontra-se a centelha de Deus ,
que vai assim oxigenar e restabelecer seu equilíbrio físico e emocional.

- Realizar a meditação psicológica. Tire alguns minutos por dia para meditar e contemplar as pequenas coisas a sua volta...descobrirás detalhes que farão a diferença nos seus níveis de consciência.

Precisamos aprender a utilizar o conhecimento adquirido na meditação psicológica para chegar à solução dos problemas, minimizando os nossos níveis de estresse para termos uma melhor qualidade de vida física , emocional e espiritual.
By: Jane


quinta-feira, 9 de julho de 2009

POESIA DE FERNANDO PESSOA

"É fácil trocar as palavras,
Difícil é interpretar os silêncios!
É fácil caminhar lado a lado,
Difícil é saber como se encontrar!
É fácil beijar o rosto,
Difícil é chegar ao coração!
É fácil apertar as mãos,

Difícil é reter o calor!
É fácil sentir o amor,
Difícil é conter sua torrente!

Como é por dentro outra pessoa?
Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo
Com que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.

Nada sabemos da alma
Senão da nossa;
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição
De qualquer semelhança no fundo."


Fernando Pessoa

quarta-feira, 8 de julho de 2009

JESUS - O TERAPEUTA DO AMOR



JESUS, O TERAPEUTA MAIOR

“Se me amais guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre conosco. O Espírito de Verdade que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, vós o conhecereis, porque ele habita convosco e estará em vós.”

João 14:15 a 17.

O CONSOLADOR PROMETIDO

1. Energia psíquica interior a serviço Bem e do Amor.
2. A sua mensagem de consolo que estaria para sempre conosco
3. Suas palavras dar a entender que é algo que precisa ser internalizado a ponto de não afastar-se de nós.
4. O Espírito da Verdade (ou de Verdade) pode ser também considerado o conhecimento das Leis de Deus. A Verdade em nós.
5. A Interpretação clássica que é o Espiritismo.

O CRISTO CONSOLADOR
1. Está dentro de nós, constituindo-se numa consciência plena da nossa capacidade de renovação e modificação das circunstâncias que nos afligem.
2. Capacidade de harmonização com o mundo interno.

CONCEITOS

EGO - Centro da Vida Consciente.
SELF - Centro de gravidade da vida Psíquica.
EGO / SELF - Instâncias Psíquicas do Espírito imortal. O sujeito e o objeto da vida.
MENTE - Palavra de origem Latina que significa - Alma ou Espírito.
PSIQUÊ - Palavra de origem Grega que significa - Alma ou Espírito.
ALMA - Um Espírito Encarnado L. E. Pergunta - 134. Allan Kardec.
ESPÍRITO - Pode dizer-se que os espíritos são os seres inteligentes da Criação. Povoam o Universo fora do mundo material. L.E. Resposta - 76.
DEFINIÇÃO - André Luiz - Envoltório Sutil.
DEFINIÇÃO MENTE - Emmanuel - O Espelho da Vida.
PENSAMENTO - Emoção. Vontade.
ARQUÉTIPO - Significa Protótipo. Modelo. Imagem Primordial. Primeiro Original.
ENERGIA PSÍQUICA - Energia da PSIQUÊ conhecida por LIBIDO, mas que tem outro sentido, energia capaz de realizar na Psicologia de JUNG, Todo trabalho da PSIQUÊ.
ENERGIA - Tem origem na palavra Grega Energéia que significa forças em ação. A energia define-se com a capacidade de realizar trabalho, que em física é o produto da intensidade de uma força pela distância percorrida pela fonte de aplicação da força.
ENERGIA - Potencial. Energia Armazenada.
ENERGIA – Cinética associada ao fluxo energético. Energia Elétrica. (corrente). A Energia Eletromagnética.

O consolodor Prometido se faz presente nos presenteando a cada dia com oportunidade de operacionalizarmos o conteúdo desta Doutrina maravilhosa que nos convida a retirarmos o véu da ignorância espiritual e abrirmos a janela do entendimento e da busca da verdade.


By: Jane.


sexta-feira, 3 de julho de 2009

CIÊNCIA FILOSOFIA E RELIGIÃO - O CAMINHO PARA UM MUNDO HOLÍSTICO

 



Monges tibetanos estudam ciência a pedido de Dalai Lama
 Breve resumo da REPORTAGEM DO NEW YORK TIMES , EM 02 de julho de 2009


   " Monges e monjas tibetanos passam suas vidas estudando o mundo íntimo da mente, e não o mundo físico da matéria
Mas, por um mês no trimestre passado, um grupo de 91 deles se dedicou ao estudo do reino corpóreo da ciência.
   Em lugar de analisarem textos budistas sobre o karma e o vazio, os monges aprenderam sobre a lei do movimento acelerado de Galileu, cromossomos, neurônios e o Big Bang, entre outros tópicos muito diversificados.
    Muitos dos integrantes do grupo, formado por pessoas dos 20 aos 40 e tantos anos, jamais haviam aprendido ciência e matemática. Nos mosteiros budistas do Tibete, o currículo se mantêm inalterado e inconteste há séculos.
   Mas os monges transformaram as aulas, que aconteciam em período integral, numa forma de experiência prática.
   No campus de uma faculdade budista aqui em Dharamsala, Índia, o lar do Dalai Lama no exílio, monges e monjas em seus roupões carmesim conduziram experiências com pêndulos, recolheram plantas nos sopés das montanhas do Himalaia para aprender sobre a seleção natural e inclinaram suas cabeças calvas por sobre os microscópios para observar um mundo que lhes era desconhecido.
   Os monges e monjas tibetanos passam 12 horas ao dia estudando filosofia e lógica budista, recitando orações e debatendo textos religiosos.


   Mas a ciência vem sendo objeto de uma campanha especial de estímulo iniciada pelo Dalai Lama, que há muito vem advogando a adoção de métodos modernos de educação nos mosteiros e escolas tibetanos no exílio, sem que isso implique em abandonar as tradições tibetanas.
   A ciência pode parecer contraditória com relação aos rituais religiosos tibetanos. A reencarnação de altos sacerdotes tibetanos é identificada por meio de sonhos e augúrios.
    Mas o líder espiritual tibetano considera que ciência e budismo sejam "abordagens investigativas" complementares, ambas "dirigidas ao mesmo grande objetivo, a busca pela verdade", como escreveu o líder religioso em "The Universe in a Single Atom" o universo em um único átomo, seu livro sobre "como a ciência e a espiritualidade podem servir ao mundo".


    O Dalai Lama enfatiza que a ciência é especialmente importante para os religiosos que estudam a natureza da mente e o relacionamento entre cérebro e mente.
    A resistência inicial de alguns monges importantes e o medo de diluição dos estudos tradicionais nos mosteiros se reduziram gradualmente. Agora, o Dalai Lama espera que, com a ajuda da Universidade Emory e de outros programas, a ciência se torne parte de um novo currículo, que incluirá livros científicos em tibetano e tradutores especializados, para resultar em uma geração de líderes religiosos com uma boa fundação de conhecimento científico."Caso nos mantenhamos isolados, desapareceremos", disse Lhakdor, diretor da Biblioteca de Obras e Arquivos Tibetanos, em Dharamsala. O Dalai Lama mesmo declarou em muitas ocasiões que o isolamento com relação ao mundo foi um fator que facilitou a queda do Tibete diante da agressão chinesa.
   A Iniciativa Emory de Ciência para o Tibete, que responde pelos cursos que estão sendo realizadas agora, está em seu segundo ano. Ela foi precedida por um programa conhecido como "Ciência para Monges", criado em 2001 com o apoio de Bobby Sager, um filantropo de Boston. A pedido do Dalai Lama, o programa anterior trouxe professores de ciências de diversas universidades norte-americanas para lecionar a monges tibetanos na Índia.
   O programa original de ciência para monges se transformou em um seminário anual de liderança científica com duas semanas de duração, dirigido a estudantes avançados que desfrutam todos do título "geshe", o equivalente a um doutorado para os religiosos tibetanos. Este ano, o evento culminou com a primeira "feira de ciências" já realizada em Dharamsala, entre os dias 22 e 24 de junho.
    Os monges fizeram apresentações sobre ondas sonoras, as origens do universo e a forma pela qual o cérebro trabalha. A Universidade Emory projeta o curso de verão como um programa de cinco anos, com aulas gradativamente mais avançadas, nos anos posteriores, para os novos estudantes.
   Um terceiro programa, conhecido como "o encontro entre a ciência e o dharma", desde 2002 envia alunos de pós-graduação de universidades europeias para os mosteiros tibetanos na Índia, onde eles lecionam ciência básica. Quando alguns dos monges se matriculam nos programas científicos mais avançados, eles já passaram por alguns anos de instrução científica."


  Há muitos anos a proposta da Doutrina Espírita é esta : Unirmos os conceitos da ciência, da filosofia e da religião para que o homem ache o seu ponto de equilíbrio dentro das Leis de Deus.


   Dalai Lama , como emissário da paz, deixa mais uma vez a marca de sua missão aqui na Terra- Unir os homens pela busca da paz , do amor,da felicidade e do conhecimento.


 Jane

quinta-feira, 2 de julho de 2009

UM APÓSTOLO FIEL A CAUSA CRÍSTICA - CHICO XAVIER


Francisco Cândido Xavier ( NASCEU Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 — Uberaba, DESENCARNOU 30 de junho de 2002), nascido como Francisco de Paula Cândido e mais conhecido popularmente por Chico Xavier, notabilizou-se como médium e célebre divulgador do Espiritismo.


Nascido em Pedro Leopoldo, cidade do interior de Minas Gerais, era filho de Maria João de Deus e João Cândido Xavier. Educado na fé católica, Chico teve seu primeiro contato com a Doutrina Espírita em 1927, após fenômeno obsessivo verificado com uma de suas irmãs. Passa então a estudar e a desenvolver sua mediunidade que, como relata em nota no livro Parnaso de Além-Túmulo, somente ganhou maior clareza em finais de 1931. O seu nome de batismo Franciso de Paula Cândido foi dado em homenagem ao santo do dia de seu nascimento, substituido pelo nome paterno de Francisco Cândido Xavier logo que rompeu com o catolicismo e escreveu seus primeiros livros e mudado oficialmente em abril 1966[5], quando da segunda viagem de Chico aos Estados Unidos.Segundo biógrafos, a mediunidade de Chico teria se manifestado pela primeira vez aos quatro anos de idade, quando ele respondeu ao pai sobre ciências, durante conversa com uma senhora sobre gravidez. Ele dizia ver (clarividência) e ouvir (clariaudiência) os espíritos e conversava com eles. Aos 5 anos conversava com a mãe, já desencarnada. Na casa da madrinha, foi muito maltratado, chegando a levar garfadas na barriga. Aos sete anos de idade, saiu da casa da madrinha para voltar a morar com o pai, já casado outra vez. Ele, para ajudar nas despesas da casa trabalhava e estudava em escola pública. Por conseqüência, dormia apenas sete horas por dia.Chico Xavier psicografou quatrocentos e doze livros. Nunca admitiu ser o autor de nenhuma dessas obras. Reproduzia apenas o que os espíritos lhe ditavam. Por esse motivo, não aceitava o dinheiro arrecadado com a venda de seus livros Vendeu mais de 20 milhões de exemplares. Cedeu os direitos autorais para organizações espíritas e instituições de caridade, desde o primeiro livro.Seu primeiro livro, Parnaso de Além-Túmulo, com 256 poemas atribuídos a poetas mortos, entre eles os portugueses João de Deus, Antero de Quental e Guerra Junqueiro, e os brasileiros Olavo Bilac, Cruz e Sousa e Augusto dos Anjos, foi publicado pela primeira vez em 1932. O livro causou muita polêmica nos círculos literários da época. O de maior tiragem foi Nosso Lar, com cerca de milhão e trezentas mil cópias vendidas, atribuído ao espírito André Luiz, primeiro volume da coleção de 17 obras, todas psicografadas por Chico Xavier, algumas delas em parceria com o médico mineiro Waldo Vieira.Chico Xavier faleceu aos 92 anos de idade em decorrência de parada cardíaca. Conforme relatos de amigos e parentes próximos, Chico teria pedido a Deus para morrer em um dia em que os brasileiros estariam muito felizes, e que o país estaria em festa, por isso ninguém ficaria triste com seu passamento. O país festejava a conquista da Copa do Mundo de futebol de 2002 no dia de seu falecimento.
Chico foi eleito o mineiro do século XX, seguido por Santos Dumont e Juscelino Kubitschek.