domingo, 26 de junho de 2011

ABSTRACIONISMO NA PINTURA.


image

 O abstracionismo surgiu a partir das experiências das vanguardas européias, tendência das artes plásticas desenvolvida no início do século XX na Alemanha,  onde a intenção era romper com o rigor formal da arte acadêmica. As cores e as formas são criadas livremente. Na Alemanha surge o movimento denominado "Der blaue Reiter" (O Cavaleiro Azul) cujos fundadores são  Kandinsky, (russo-1866-1944) Franz Marc(alemão) -1880-1916-) entre outros.

  O Movimento   Abstracionista busca a Expressão pela cor e formas espontâneas, tendo em vista que naquele momento, para eles, não cabia mais à arte ser mera reprodução do real.

É uma forma de arte que não representa objetos ou figuras concretas, próprias da nossa realidade.

 Característica do abstracionismo é a compreensão da pintura como meio de  expressão de emoções intensas. Execução cheia de  força, vibração,  espontaneidade e automatismo. Não usa muita das vezes  dos meios tradicionais de execução  como, pincéis, trincha, espátulas entre outros meios.A técnica , normalmente é a  pintura direta na parede ou no chão, em telas enormes, utilizando tinta à óleo, pasta espessa de areia, vidro moído, etc..

arte abstrata, coloca na cor e na forma a sua expressividade maior. Estes artistas se aprofundam em pesquisas cromáticas, conseguindo variações espaciais e formais na pintura, através das tonalidades e matizes obtidos com uma variação de cores bem vibrantes.


Franz Marc- Tirol-1913-1914

  O  Wassili Kandinsky (1866 - 1944) pode ser considerado um dos pioneiros na realização de pinturas não-figurativas.Nasceu em 4 de dezembro de 1866 em Moscou na Rússia, e morreu em 13 de dezembro de 1944 em Neuilly-sur-Seine, na França.

Algumas obras de Kandinsky

  O estilo do pintor era abstrato, gostava de explorar várias cores juntas, gostava da relação entre a arte e a música e foi o pai do abstratismo.
Franz Marc, nascido Franz Moritz Wilhelm Marc (Munique, 8 de fevereiro de 1880 - Gussainville, 4 de março de 1916), pintor alemão, foi um dos mais influentes representantes do movimento expressionista na Alemanha. Filho de Wilhelm Marc, um pintor profissional de paisagens e de Sophie Marc, uma estrita calvinista, descendente dos huguenotes que se estabeleceram na Alsácia, decidiu iniciar seus estudos na Academia de Belas Artes de Munique, em 1900, depois de passar pela filosofia e pela teologia. Suas primeiras criações foram paisagens, de estilo naturalista. 
  Já no Brasil , temos os representantes : Manabu Mabe e Tomie Ohtake ,que aproximam-se do abstracionismo sensível, ao qual também aderiram os artistas Cícero Dias e Antonio Bandeira. Com relação à abstração geométrica, esta encontra representantes nos artistas reunidos no movimento concreto de São Paulo (Grupo Ruptura) e do Rio de Janeiro (Grupo Frente), assim como no neoconcretismo.

 Jane



Nenhum comentário:

Postar um comentário