quinta-feira, 16 de junho de 2011

Entrevista com Ferreira Gullar - Poeta, Crítico e teatrólogo



Tenho grande admiração por Ferreira Gullar, homem ágil de pensamento, de uma inteligência que nos faz pensar nas palavras, seu peso, sua leveza, seu significado seu significante... é sempre um momento especial ouvir entrevistas de Ferreira Gular, sempre acabo saindo pensando em sua lucidez, sua ousadia e coragem de mostrar seus pensamentos através desta arte maravilhosa que é a poesia.
José Ribamar Ferreira nasceu na capital do Maranhão em  10 de setembro 1930 e era um dos onze filhos que teriam seus pais, Newton Ferreira e Alzira Ribeiro Goulart.
Modificou seu nome aos 18 anos, adotando o "Gullar" materno, adaptado a uma grafia portuguesa. Durante a adolescência, descobriu a poesia clássica e em seguida, Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes, entre outros.
Seu primeiro livro, "Um pouco acima do chão" (1949) acabou excluído de sua bibliografia. Em 1950, com o poema "O galo", ganhou um concurso promovido pelo Jornal de Letras, tendo no júri Manuel Bandeira, Willy Lewin e Odylo Costa Filho.
 Ferreira Gullar, procurou apontar em sua obra a problemática da vida política e social do homem brasileiro.
De uma forma precisa e profundamente poética traçou rumos e participou ativamente das mudanças políticas e sociais brasileiras, o que lhe levou à prisão juntamente com Paulo Francis, Caetano Veloso e Gilberto Gil em 1968 e posteriormente ao exílio em 1971 .
Poeta, crítico, teatrólogo e intelectual, Ferreira Gullar entra para a história da literatura como um dos maiores expoentes e influenciadores de toda uma geração de artistas dos mais diversos segmentos das artes brasileiras.


Traduzir-se

Uma parte de mim
é todo mundo:
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.
Uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão

Ferreira Gulllar






Nenhum comentário: