sábado, 28 de janeiro de 2012

# LEDA CATUNDA E BEATRIZ MILHAZES- BRASIL

                                                   Leda Catunda
Biografia

   Leda Catunda Serra , nasceu em São Paulo SP 1961. Pintora e gravadora. , leciona na Faap e em seu ateliê, até meados dos anos 1990. Desde o fim dos anos 1980, ministra também workshops e cursos livres em várias instituições culturais no Brasil e ocasionalmente no exterior. Recebeu o Prêmio Brasília de Artes Plásticas/Distrito Federal, na categoria aquisição, em 1990. Em 2003, defende doutorado em artes, com o trabalho Poética da Maciez: Pinturas e Objetos Poéticos, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, com orientação de Julio Plaza. Docente, lecionando pintura e desenho no curso de artes plásticas da Faculdade Santa Marcelina - FASM, em São Paulo, entre 1998 e 2005. Em 1998, é publicado o livro Leda Catunda, de autoria de Tadeu Chiarelli, pela editora Cosac & Naify.

                                                                Onça Pintada Nº 1 , 1984


Ronda Noturna , 1988 - acrílica sobre quebra-cabeça -105 x 153 cm














Grande Mórula, 2003, colagem

                                                                  Beatriz Milhazes

Biografia


          Beatriz Milhazes , nasceu no Rio de Janeiro, em 1960, é pintora , gravadora, ilustradora e professora Frequentou cursos de arte na Escola de Artes Visuais do Parque Laje e em várias universidades dos Estados Unidos. Vem destacando-se em exposições no exterior. 
Sua trajetória pelas artes plásticas começou em 1980 ao ingressar na Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque Lage, onde mais tarde passou a ser professora e coordenar atividades culturais.
                
A cor é um elemento muito presente na obra de Beatriz Milhazes. Seu repertório estrutural inclui a abstração geométrica, o carnaval e o modernismo.Flores, arabescos, alvos e quadrados ganham primeiro uma superfície de plástico para a posterior transferência para a tela.Milhazes eventualmente usa a colagem na superfície da tela e aplica adicionais para viabilizar as obras como pintura, decalque, justaposição e sobreposições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário