sábado, 28 de setembro de 2013

# Entrevista com Carl Gustav Jung- vídeo legendado em Português- Face to Face #

 .
      Carl Gustav Jung , nasceu em  26 de julho de 1875  e faleceu em  6 de junho de 1961 .Foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica.

   Em linhas gerais, podemos dizer que ele propôs e desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, arquétipos,  o inconsciente coletivo, entre outros. Seu trabalho tem sido influente na psiquiatria e no estudo da religião, literatura e áreas afins.
  O conceito central da psicologia analítica é a individuação - o processo psicológico de integração dos opostos, incluindo o consciente com o inconsciente, mantendo a sua autonomia relativa. Jung considerou a individuação como o processo central do desenvolvimento humano.
   Ele criou alguns dos melhores conceitos psicológicos conhecidos, incluindo o arquétipo, o inconsciente coletivo, o complexo, e a sincronicidade.
  Via a psique humana como "de natureza religiosa", e fez esta religiosidade o foco de suas explorações. Ele é um dos maiores colaboradores contemporâneos conhecidos para análise de sonhos e simbolização.
   Embora exercesse sua profissão como médico e se considerava um cientista, muito do trabalho de sua vida foi passado a explorar áreas tangenciais, incluindo a filosofia oriental e ocidentalalquimiaastrologia e sociologia, bem como aliteratura e as artes. Seu interesse pela filosofia e ocultismo levaram muitos a vê-lo como um místico.
  Filho de um pastor protestante, Carl Gustav Jung, ainda pequeno, mudou-se para a cidade da Basiléia, na época um dos maiores centros de cultura da Europa. Lá realizou seus primeiros estudos. Formou-se em medicina pela Universidade da Basiléia, no ano de 1900, iniciando a seguir sua vida profissional no hospital psiquiátrico Burgholzi, em Zurique. Dois anos depois casou-se com Emma Rauschenbach, com quem teria cinco filhos.
  Em 1903 publicou sua primeira obra, "Psicologia e Patologia dos Fenômenos ditos Ocultos", fruto de sua tese de doutoramento. Publicou nos anos seguintes mais três trabalhos, relacionadas à descoberta dos complexos afetivos e das significações nos sintomas das psicoses. Em 1905 tornou-se livre docente na Universidade de Zurique.
   Em 1907 Jung visitou Sigmund Freud, o criador da psicanálise, em Viena, iniciando uma estreita colaboração com o mestre, que se mostrou impressionado com o talento do jovem discípulo. Os dois viajaram juntos aos Estados Unidos em 1909, proferindo palestras num centro de pesquisas. Em 1910 foi fundada a "Associação Psicanalítica Internacional", da qual Jung foi eleito presidente.
   As primeiras divergências entre Jung e Freud surgiram em 1912 e logo se tornaram inconciliáveis. A partir do rompimento com Freud, o analista suíço vivenciou um período de depressão e introversão, que o levou a trilhar seu próprio caminho no campo da psicologia.
  Em 1917, Jung publicou seus estudos sobre o inconsciente coletivo no livro "A Psicologia do Inconsciente" e, em 1920, apresentou os conceitos de introversão e extroversão na obra "Tipos Psicológicos". A partir daí, Jung construiu as bases da psicologia analítica, desenvolvendo a teoria dos arquétipos e incorporando conhecimentos das religiões orientais, da alquimia e da mitologia.
  Sua produtiva carreira se materializou na publicação de dezenas de estudos, trabalhos, seminários e outras obras.      Já octogenário, reuniu em livro as memórias de toda a sua vida. Carl Gustav Jung morreu aos 85 anos, como um dos mais influentes pensadores do século 20.

# TESTANDO NOSSA CRIATIVIDADE NA TRAJETÓRIA EXISTENCIAL #

     
O homem em sua longa trajetória existencial vem provocando grandes impactos em seu ambiente , desestruturando seu ecossistema, colocando em risco a própria capacidade de resistência e sobrevivência de nosso querido planeta TERRA.
   Pois bem, a Terra se formou há 4,5 bilhões de anos. Há 3,8 bilhões de anos a primeira forma de vida a se estabelecer na terra, foi uma alga. Há 225 milhões de anos iniciou o reinado dos enormes dinossauros, e há 65 milhões de anos uma colisão de um asteróide com a Terra extinguiu estes gigantes. Surge assim, o reino dos mamíferos. Há 500 mil anos surge o homo erectus, nossos ancestrais.

  Pensando assim parece tudo tão fácil de racionalizar, mas quão difícil é entendermos como nos laboratórios invisíveis do Criador estes momentos foram planejados, testados, para que tivéssemos um Planeta sustentável. Mas qual foi a nossa resposta a todo este processo de bilhões de anos ???
  Vivemos o reflexo hoje deste planejamento organizacional mal acabado que o homem vem ocasionando, de valores que fogem dos princípios éticos esperados , posto que Ele fez tanto por nós, e nós pelo nosso Planeta o que estamos fazendo? Sempre tenho esta questão em meus pensamentos, que posso fazer de diferente para este momento de tantas diversidades de múltiplas ordens ?
  Leonardo Boff, nos relata que os fundamentos de nossa civilização que construímos nos últimos séculos e que hoje é globalizada, atinge níveis de crises que alcançou níveis tão agudos que nos obriga a pensar e a encontrar saídas inovadoras se quisermos dar conta, de forma responsável, das intimidações e dos desafios que a realidade nos apresenta e que envolvem tanto o presente quanto o futuro da humanidade.

  Para nos movimentarmos em direção as propostas inovadoras, é interessante testarmos a nossa  relação entre a criatividade e a nossa inflexibilidade. Como  nos deparamos com o novo ?

Este teste abaixo nos sinalizará qual esta sendo a nossa escolha .

Let's go !!

Jane

 Teste  sua criatividade.

Sem criatividade fica muito mais difícil você identificar uma oportunidade, solucionar um problema. Uma pessoa não muito motivada pode se perguntar :

“Para que ser criativo” ? “Por que mudar o que sempre funcionou” ?
 coloque a frente de cada pergunta                        C ( concordo )              D ( discordo)

1-Eu gosto de conviver com pessoas que pensam diferente de mim.
2-Eu sempre considero os dois lados de um argumento
3-Frequentemente mudanças não me incomodam
4-Eu consigo abstrair-me e pensar fora da caixa
5-Eu gosto de fazer uma coisa de cada vez
6-Eu costumo rir mais do que as outras pessoas
7-Eu questiono normas e regras
8-As normas são criadas porque existem boas razões que as justifiquem
9-Eu não tenho receio em agir por intuição
10-Eu fico irritado quando as coisas não acontecem conforme planejei
11-Eu gosto de fazer quebra-cabeças
12-Eu gosto de ver o tabuleiro do jogo por inteiro e não apenas parte dele
13-Eu gosto de quebrar paradigmas e observar como as pessoas reagem
14-Eu gosto de ouvir opiniões diferentes das minhas
15-Eu faço conexões entre coisas que pareciam não ter relação entre si
16-Eu gosto de ouvir opiniões diferentes das minhas
17-Eu não preciso ter todas as provas em mão para achar uma idéia viável
18-Eu sempre acho que dá para fazer melhor
19-Correr riscos faz parte da vida
20-Eu acho importante fazer parte de um sistema e seguir regras
21-Eu não guardo minhas idéias. Gosto de apresentá-las
22-Eu me coloco no lugar do outro para tentar entender suas idéias
23-Eu gosto de simplificar as coisas
24-Eu planejo e sigo tudo passo a passo
25-Eu gosto de superar limites
26-Eu procuro entender o que é contraditório
Este teste não tem respostas certas ou erradas.As situações propostas têm como objetivo a reflexão sobre o comportamento criativo, flexível, aberto a novas idéias.

Se você respondeu “CONCORDO” em todas as situações propostas você é uma pessoa de mente aberta e pensa fora dos padrões dogmáticos.
Mas apenas isto não é suficiente porque sempre é possível ser mais criativo para fazer melhor, mais rápido, mais inovador...mais...mais....
Reveja as situações em que você assinalou “DISCORDO”.Pare e reflita. 
Pense nas razões pelas quais você discordou.Boa reflexão!
Abraço a todos !
Jane 

sábado, 21 de setembro de 2013

" Visão transpessoal de Grupo #



Cinco pessoas sobem uma montanha por uma pequena trilha. O caminho é muito estreito que elas precisam andar em fila única. A direita há um despenhadeiro : a esquerda um grande paredão de montanha. As cinco pessoas estão caminhando por horas. As vezes conversam, cantam , riem e fazem pequenos lanches.
Se um pesquisador olhar de longe, um antropólogo, sociólogo ou psicólogo social, vai achar que existe uma organização e liderança neste grupo.
  Mas  estas pessoas não estão em grupo,estão próximas,mas não se conhecem, apenas caminham diante da natureza.
Em certo momento se deparam com uma grande pedra que impedia a passagem , e sozinhas não poderiam removê-la.
Neste instante estas pessoas precisaram se mobilizar para formarem de fato um GRUPO. Precisaram  pensar, planejar, avaliar, se sentirem motivadas e tomar atitudes para tirar a pedra do caminho.
   Esta pequena história,retrata bem o processo de um grupo que começa a acontecer quando há um objetivo  comum a ser atingido a necessidade de i interdependência  nos afazeres, o desapego de nossos saberes, o compartilhar de nossa generosidade começa a gerar uma necessidade de participação que precisa  neste momento de uma gestão , de um líder, que saiba pensar, planejar, avaliar, motivar e agir, usar estratégias, onde o grupo conquista sua força, estabelecendo vínculos afetivos que se formam pela própria lei de atração do Universo .Não só seus participantes usando a  métrica do cogito, mas com a preciosa medida de humanidade e sentimento de pertencimento a algo maior que seu próprio "eu". 
   O hálito divino de Deus, é a energia que deve amansar as nossas emoções em todas as situações, principalmente as de liderança para que o resultado seja sua autonomia, autodescobrimento e também p proporcionar ao outro a mesma oportunidade, sem imposições, sem cobranças para que alcancem seus objetivos.

   Este seria o processo ideal de amadurecimento de um grupo para uma consciência universal de pertencimento ao grande grupo do Cosmos. Mas ainda temos dificuldades de superarmos a sombra que envolve nosso Self.Mas vamos tentando, o resultado deve ser muito compensador, cada pequena vitória sobre nós mesmos está valendo.






    Vamos nos permitir... 

Jane.


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

# Raspas de limão # Poesia



Raspas de limão
o bolo já cheira no fogão
convite de reunião
no convívio dos queridos do coração.

Raspas de limão
azedo por dentro, cheiroso  e áspero por fora
aparência brilhosa, aroma atraente, promessa de encontro
na mesa transparente que flutua na robustez de um tronco .

Raspas de limão
vidas que se encontram
amargam por minutos
mas alegram-se  por todas as estações.
Reencontro no berço da redenção
dividem o bolo de limão.

No aprendizado da emoção
deixa seu  aroma que se perde  na massa que leveda
na esperança de um doce e saboroso  bolo de limão.
Na rama verde do limão.

Jane.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

# Primavera- Paulo Coelho # Frase


"Não se pode dizer para a primavera: tomara que chegue logo e dure bastante. 

Pode-se apenas dizer:"Venha, me abençõe com sua esperança, e fique o máximo de tempo que puder" 


Paulo Coelho.









sexta-feira, 6 de setembro de 2013

RESILIÊNCIA _ Visão Transpessoal


  "Uma Natureza, perfeita e presente em toda
                                          parte, circula em todas as naturezas. Uma
                                     realidade, que tudo abrange, contém dentro
                                           de si todas as realidades".
                                                                                          Yung-chia Ta-shih

     Na Psicologia Transpessoal o homem é visto como um Ser integrado na rede de sistemas. Seus conflitos vividos, a percepção de sua própria existência e a sua reação no sistema vão gerando novas formas de ações mais comprometidas com a realidade que o cerca. Cada experiência que vivenciamos traz consigo um aprendizado, um saber a respeito da experiência da expressão de seus desejos e vontades dentro desta realidade complexa que é ser-no-mundo. A visão Transpessoal ajuda o sujeito a integrar sua vivência à rede universal e ampliar sua consciência para o nível coletivo.
    Quando nós vivenciamos nos ciclos da Natureza nossas emoções e sentimentos, fora deste comprometimento de ampliar nossa consciência para o coletivo, nos deparamos com uma dificuldade maior em dar resolutividade as nossas questões existenciais, e nos afastamos de alcançar a felicidade, que é viver, particularmente, a nossa própria vida dentro do processo dialógico Eu- Outro em busca do nosso auto conhecimento.
    A palavra resiliência é proveniente da física , que tem a ver com a capacidade que determinados materiais apresentam de receber e absorver determidados impactos e logo após retornarem a sua forma original.Esta imagem também reportou-se para o comportamento humano , no sentido da capacidade de lidar com as adversidades , de superá-las , não permitindo que essas experiências afetem de modo negativo e permanente o modo de ser e viver no mundo,mas saindo destas situações de conflito modificados.
    Quando o nosso ego nega a realidade da rede de sistemas, sofremos, e nestas horas precisamos compreender o papel da resiliência em nossas vidas.
    Resiliência significa a nossa possibilidade de desenvolver habilidades, de elevar nossos níveis de percepção do mundo, de questionarmos a nossa dor, procurando ver em nós, uma força superior que é capaz de deixar mostrar a ostra que estava oculta na concha, que para surgir precisou romper a camada de calcário a fortes golpes, a fim de deixar brilhar sua beleza e encantar o mundo.
    Quando assim, nos permitimos a estes desafios existenciais ,nos colocamos no mecanismo de evolução da vida, na tentativa de conseguirmos nos reequilibrar com mais freqüência frente às adversidades da vida.
   A forma como uma pessoa percebe e elabora os seus problemas é um aspecto importante para reforçar o seu potencial de resiliência.
   A superação de um obstáculo, é um aprendizado, porque neste mundo objetivo que vivemos, ele se apresenta como uma ilusão, e a supervalorização que damos a ele , gera em nós, frustação, sofrimento e dor. Paulo de Tarso nos alerta que precisamos viver no mundo, mas não sermos do mundo, naquilo que ele oferece de ilusório e transitório.
   A superação do ego(egoísmo) torna-se fundamental para que adquiramos a alegria de viver, de termos bem estar, buscarmos a felicidade a que todos nós temos direito.
   Quando nos encontramos frente a frente com com um problema, precisamos lhe dar um significado singular, que será fruto de nossa capacidade de compreensão e elaboração de alternativas para superá—lo. Para isto, precisamos ter sensibilidade e percepção do em si e do em torno, para decodificarmos o seu significado.Pois nada acontece por acaso.Há uma necessidade de aprendermos algo com a dor.A Lei nos oferece o livre arbítrio para escolhermos nosso processo de aprendizagem, ou ele será consciente , onde estamos dispostos a resolver as nossas questões existenciais , mediante a vontade de superação, ou vamos escolher o caminho da aprendizagem inconsciente, que aciona o piloto automático, onde desprezamos a possibilidade de compreensão e reflexão de nossa existência.
    Superar dificuldades, ou ser resiliente ,significa encontrar uma forma construtiva de reorganizar a vida após um problema.
   Quando enfrentamos nossos problemas, procurando suas causas, enfrentando-os com respeito as nossas limitações para superá-los, entendendo que temos capacidade de nos reequilibarmos para novas etapas da vida, estamos neste momento sendo resilientes.

               As formas como enfrentamos os problemas dependem de:

1- Tipo de problema que é enfrentado.
2- Capacidade que temos para enfrentar a dificuldade apresentada.
3- Quantidade de problemas enfrentados.
4- Momento da vida em que aparece o problema.
5- História de vida de cada um .
6- Apoio recebido de outras pessoas , de outros profissionais e instituições.
   Alguns fatores geram sofrimento no Outro, como a violência psicológica ou física na família, ou mesmo a agressão verbal que enfrentamos no dia a dia.

                    Algumas situações que geram sofrimento no OUTRO.

1- Humilhar e depreciar as pessoas.É quando não conseguimos olhar o Outro na visão da horizontalidade, onde esquecemos que EU-Outro , fazem parte da construção saudável do nosso “self”.O respeito as diferenças agregam sabedoria, o preconceito nos afasta de nossas realizações íntimas, porque é contrário a Lei de harmonia do Universo.Quando humilhamos alguém nos afastamos da felicidade, porque a felicidade real tem relação direta com o que produzimos em torno de nós, e com aquilo que consequentemente tem a ver com o Outro.
2- Mostrar desinteresse pelas pessoas.Não expressar nossos sentimentos de carinho e admiração, por medo de não sermos compreendidos pelo Outro é um engano, pois o amor é dinâmico e produtivo, vai gerar laços de solidariedade e de troca.
3- Criticar o tempo , sempre reclamamos da falta de tempo,sem vermos suas qualidades e oportunidades de fazer cada minuto diferente, as vezes cultivando a cultura do narcisismo deixamos passar a oportunidade da fraternidade, de um telefonema, de enviar um e-mail....
4- Culpar a todos por tudo.Sempre nos colocando no papel de vítima.
Sempre achamos que tudo que fazemos ou pensamos é mais interessante ou melhor, mas é um equívoco. O respeito ao Outro é base da comunicação transpessoal.
Quem elege a solidão como companhia acaba candidatando-se ao abandono.
5- Desencorajar as pessoas a se melhorarem. A famosa jogada de balde frio sobre os projetos do Outro.O pensamento no bem gera em nós um jardim florido, com aromas divinos, nos tornando assim instrumentos para as boas intuições para o Outro,e vamos assim,colocar mais uma flor neste jardim. Mas se formos os agentes do desencorajamento do bem estar do Outro,corremos o risco de instalar em nós o odor fétido dos pântanos, que se alinham com os pensamentos pessimistas, derrotistas.
6- Ignorar os sentimentos das pessoas.Sempre gostamos de ressaltar os nossos problemas e não ouvimos os problemas do Outro.Saber ouvir é uma arte.Quando ouvimos o Outro, estamos exercitando a paciência, esquecendo um pouco o nosso egoísmo, vamos acordando a nossa consciência para o altruísmo. Jesus , com todo o seu amor, sabia de tudo, mas sempre esperava por uma pergunta do Outro, porque sua visão de mundo estava sempre voltada para a realidade espiritual.
7- Cobrar muito das pessoas, além de sua capacidade.Exigir um perfeccionismo do Outro, que nós mesmos as vezes não somos capazes de dar conta dos nossos afazeres.Importante pensarmos que nossas emoções são muito instáveis, ora estamos na vibração das emoções agradáveis, ora emoções perturbadoras, mas o que importa é o esforço que vamos fazendo para que elas sejam transformadas em energias úteis, que expressem sempre um direcionamento para o bem.Logo cobrar muito do Outro, torna nossa vida mais conflitiva.

Podemos pensar em três  principais formas de proteção que nos ajudam nesta fase de dor:

1- Apoio da família- buscando estabilidade, diálogo.
2- Apoio de instituições- como escola, religião, posto de saúde,programas sociais ,terapia com um psicólogo, academias para atividade física, yoga,... 
3- Apoio das nossas relações saudáveis -dos amigos, professores, ou pessoas que são referências seguras e que reforçam o nosso sentimento de sermos queridos , respeitados e amados.

  Procurar apoio é muito importante para aliviar nossas dores. Sabemos que não podemos modificar a ninguém, assumindo responsabilidades que fazem parte da história de vida do Outro, que só ele será capaz de reconstruir seus processos de dor, de rejeição, de perda.Quando nossa autoestima se eleva, e nos consideramos pessoa capazes de enfrentar nossos problemas, de sairmos dos tsunamis da vida, buscando informações e apoio , estaremos enfrentando nossos problemas diretamente e a chance de aliviarmos este processo de dor fica mais leve, suportável, porque o Outro, estava ali ao nosso lado.
totalgifs.com engracados gif gif engracados73.gif


A Vida a ninguém esquece ou abandona.

Sempre é tempo de :



1-Revermos nossos projetos de vida procurando com otimismo uma alternativa saudável.

2-Correr  riscos que é  uma exigência do viver , mas sabendo que vamos adquirir a virtude da coragem.

3-Cultivar sempre o bom humor, que  é o melhor antídoto para neutralizarmos qualquer pessimista que se aproximar na tentativa de desestabilizar nosso equilíbrio emocional.

 Jane.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

# Como você está hoje ?

  
  A nossa auto realização decorre do despertar das potencialidades internas e profundas do eu para as questões que envolvem ética, moral e todas as situações que abarcam a sensibilização de nossos sentidos, como as artes.
   Um provérbio chinês conta que o pessimista sempre reclama do vento, já o otimista espera que ele mude, e o realista ajusta as velas. Na verdade devemos ser um otimista-realista.A visão otimista e realista nos indica um caminho, uma meta, uma esperança, uma tentativa, um sonho, uma possibilidade criativa, ao passo que a visão pessimista nos leva a inércia e a atrofia dos nossos sentidos, enferruga nossa vontade, afastando-nos de nossa auto realização.
  Responder a pergunta – Como você está hoje? Vai depender do ponto de vista, da percepção que temos do mundo e das pessoas. Se hoje não estamos, vivendo bem é bom observarmos que tipo de pensamentos e sentimentos tem visitado a nossa casa mental. É sempre saudável fazermos uma faxina interior, retirando os miasmas do ódio, as teias de aranha da inveja, o lodo da mágua, a poeira do orgulho, que intoxicam nossos centros de forças espirituais, e assim fazendo, vamos deixando entrar as boas energias do amor, da amizade, do respeito à natureza, pois quem sabe assim poderemos ter momentos menos estressantes e mais produtivos e criativos. Quando nos fazemos mais limpos espiritualmente começamos a nos encontrar com o Outro na postura de horizontalidade, igualdade, e quebramos um pouco as barreiras do egoísmo. Faxinando as palavras mais constantes de nosso pensamento: eu, eu, meus problemas, minhas dores, meu isto meu aquilo, vamos encontrando sob ao tapete de nossos pensamentos muita sujeira acumulada, e quando descobrimos que estamos nos sabotando é hora de pegarmos a vassoura, nos transformarmos em ensaístas de Paulo de Tarso, quando ele diz que já não é ele que vive a sua própria vida, mas que o Cristo já habita seu ser em plenitude, e desta forma, vamos higienizando este patrimônio maravilhoso que o Pai nos concedeu, este atributo do nosso espírito eterno, que é o pensamento.
  No nosso cotidiano, sempre ouvimos esta pergunta: Como vai você hoje ? Normalmente respondemos: vou levando, tô empurrando com a barriga to indo, deixa a vida me levar, tô mais ou menos, nada bem, mas fazer o que né? Vou como Deus quer, tô devagar de devagarzinho, tô com muita preguiça, tô de ressaca...dificilmente ouvimos alguém falar, com firmeza e otimismo: Estou bem.
  Por mais variada que seja a resposta, o que importa é entendermos a emoção que vem por trás das palavras, pois elas vêm carregadas de sentimentos, emoções, vivências mal resolvidas e grande carga de problemas.
  O que acontece de diferente com aquele que diz “estou bem”, e aquele que diz” estou empurrando com a barriga”?
  Por certo são formas que utilizamos para expressar as nossas vivência,as nossas dificuldades e conflitos . Quando criamos a atmosfera psíquica, que estamos bem, as nossas expectativas diante da vida se abrem para as boas possibilidades que dependem muito de minhas ações e de minha postura mental. Não estamos mentindo para nós, quando dizemos que está tudo bem, estamos nesta hora entendendo a misericórdia de Deus que tudo provê, e que nos coloca nas situações necessárias para a nossa evolução, dando-nos oportunidades de vermos a vida sob o seu real aspecto de responsabilidade, pois não estamos aqui em recreio. E quando nos colocamos na situação de reclamadores, de empurrar com a barriga, como se não tivéssemos responsabilidade alguma com o pensar, nos tornamos pessoas sem fé, sem ânimo, pois nos colocamos a parte da misericórdia de Deus, nos auto excluímos do processo de faxinarmos os porões de nossa existência, como condição básica para termos acesso a paz interior, a felicidade, ou será que queremos encontrar a mensagem em nosso arquivo mental: Arquivo cheio de lixo mental tóxico,comprometendo nossas engrenagens psicofísicas, 80% de bites utilizados de sua capacidade com miasmas deletérios, façamos uma formatação de nossos  arquivos e deletemos o que não for saudável para o nosso espírito eterno.


  Bom se tivéssemos um dispositivo assim, mais específico, mas sabemos que a nossa consciência é o chip mais justo e preciso que temos, e sem risco de perder a memória, pois está tudo gravado no fluido cósmico universal.

 Givanoite