sábado, 30 de novembro de 2013

# PODER DAS AFIRMAÇÕES POSITIVAS #

  Possuímos tesouros, talentos, que  não conseguimos dimensionar, face a nossa tacanha visão de transcendência e de fé no Deus interior que trazemos imantado em nossa essência crística . 
Muitas vezes camuflamos esta possibilidade de vir-a-ser como algo  utópico,ou algo para ser pensado "mais tarde", pois  acreditando somente na  nossa finitude e  mergulhados em nossos conflitos existenciais  esquecemos destes talentos adormecidos, que já foi anunciado: Vós sois deuses.
O nosso poder sobre os talentos, diz respeito as nossas expressões na vida, nossos sentimentos, pensamentos, palavras, nossas ações que influenciam de forma direta a nossa saúde físico-mental e o ambiente que vivemos .
Esta descoberta é da nossa competência, depende de nós fazermos a escolha de lapidarmos o diamante bruto de nossas percepções, emoções, na certeza de que após o toque do esmeril, seremos o sal da terra e a luz do mundo, ou permanecermos com o vazio existencial, que nos levará para os abismos da insânia e da solidão. 
Precismos pois, fazer uma catarse honesta para serenarmos o nosso coração e termos mais discernimentos sobre o nosso pensar-agir.
   A necessidade deste enfrentamento faz parte de nosso processo de evolução, caso contrário não havendo esta busca, vamos  muitas vezes estacionar em comportamentos doentios, patológicos de pessimismo e de baixa auto estima, tornando-se de difícil solução  libertar o nosso self destas teias que se misturam em conflitos atuais e de outras existências, desta forma densificamos a nossa sombra e encobrimos cada vez mais a passagem da luz, para a nossa consciência. 
   O nosso ego camufla estes desafios de busca do SELF que nos possibilitará  maravilhosos processos de autoconhecimento e  de plenitude. Mas somos um pouco masoquistas e nos fazemos de vítimas em muitas situações de nossas vida e retardamos o nosso processo de conexão com nosso eu superior. O EGO nos sinaliza para vivermos no mundo de  ilusões, pois assim anestesiamos os nossos sentidos e não expandimos os nossos valores ainda adormecidos pelas escolhas equivocadas que ainda fazemos, o que gera culpas, frustrações e tormentos obsessivos.
  A afirmação de  pequenas frases é um bom exercício para ativarmos  o nosso SELF, e pouco a pouco  nos sentirmos mais estimulados para encontrar a nossa autoconfiança e nos ligarmos a grande força Superior para Nele sermos a árvore robusta que dá bons frutos.

  Segue abaixo algumas frases que são afirmações POSITIVAS, que levantam nosso astral, nos dando ânimo e minimizando o tumultuado de nossos  pensamentos  desalinhados.
Uma dica é identificarmos o que mais fala perto ao nosso coração, anotá-lo em um papelzinho e colocar no ímã da geladeira, ou com papel fix, colocar em lugares estratégicos para sempre repeti-los como um mantra.

 É uma tentativa , um dia vamos sair do automatismo dos comportamentos ainda desfavoráveis para conquistarmos a nossa qualidade de vida biopsicofisicoespiritual e vamos fazer estas ações naturalmente.
    Assumindo esta nossa necessidade de busca de transcendência já  estamos a um passo do bem viver.

"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." Mateus 5:16 



Pensamentos de AFIRMAÇÕES POSITIVAS:

1- Eu abraço os desafios e riscos da vida diária.
2- Eu confio em mim cada vez mais a cada dia.
3- Eu agora consigo tomar decisões difíceis e importantes com facilidade.
4- Eu me imagino sendo bem sucedido em tudo que faço.
5- Eu estou livre para liberar toda a negatividade da minha vida.
6- Com minha autoconfiança crescente, eu começo e realizo muitas coisas.
7-  Eu vejo grandes metas apenas como uma sequência de pequenas metas fáceis de atingir.
8-  Eu consigo me adaptar a qualquer ambiente.
9-  Em toda dificuldade eu acredito que sempre há uma solução.
10-  Estou agora no controle completo de todas as minhas decisões e ações.
11- Todo desafio que enfrento me faz mais forte e sábio.
12-  De forma natural, eu faço a coisa certa em cada situação.
13-  Eu aceito toda a crítica e aprendo com isso.
14- Eu sou bom em achar o lado divertido de cada nova experiência.
15-  Eu estou disposto a cometer erros e sofrer pequenas derrotas para que eu possa vencer na vida.
16-  Minha crescente autoconfiança me impulsiona na direção dos meus sonhos.
17-  Todos os pensamentos de fracasso foram dissolvidos.
18-  A minha voz interior é sempre positiva e encorajadora.
19-  Nem todo mundo vai gostar de mim e eu me sinto tranquilo a respeito disso.
20- Eu tenho um espírito aventureiro.
21-Eu libero e perdôo todos aqueles que não acreditaram em mim.
22-Eu vejo a vida através dos olhos de um vitorioso.
23- Eu sou bem sucedido porque lido com problemas imediatamente e diretamente
24-  Eu agora estou fazendo escolhas inteligentes.
25-  Eu tenho um bom senso de humor sobre mim mesmo...

sábado, 23 de novembro de 2013

# PENSAMENTO - O BEM PENSAR #

  
         Quando pensamos o pensamento, podemos nos questionar: O que é pensar? De que é feito o pensamento?   Qual a sua estrutura? Qual critério de realidade há no pensamento? Qual a essencialidade do pensamento? Pensamento é matéria ?
           Por hoje, parei para pensar sobre o que é o bem pensar.
     Há uma antiga história sobre 3 cegos que encontram um elefante.Quando lhes foi pedido para que   descrevessem o animal, cada um disse uma coisa diferente. Um afirmou que o elefante era como uma grande mangueira, quando segurou a tromba do elefante, o segundo que era como um cabo de vassoura, quando segurou no rabo do elefante , e o terceiro, que ele se assemelhava a um tronco de árvore, quando segurou as pernas do elefante. Na realidade, cada um descreveu o animal a partir de sua percepção, nenhum deles estava errado. Todos estavam expondo o seu ponto de vista.
           Somos sábios quando percebemos que somos como os cegos, limitados na nossa capacidade de perceber as coisas que estão diante de nós, mas ao mesmo tempo somos convidados pelas forças do processo evolutivo a fazer vir a tona o conhecimento, a aprendizagem, para elaborarmos planos, projetos, propostas que  nos tragam  a alegria de viver em plenitude.
    Utilizamos ainda uma parcela muito pequena de nossas potencialidades mentais-espirituais, estamos longe de utilizá-las em uma frequência constante com o bem pensar. Focamos a nossa atenção nos nossos insucessos, nos vitimizamos, e esquecemos de fazer uma varredura em nossas falsas crenças, que tendem a rebaixar a nossa autoestima, nos colocando no estado de acomodação, ao invés de nos sentirmos motivados à vida, a alegria, ao bem estar mental, físico e espiritual. Os fatos  muitas vezes não mudam, mas as nossas crenças sobre quem somos podem mudar.
    Escamoteamos tanto os nossos conflitos que  alguns departamentos seletivos de nossa mente bloqueiam a nossa visão interna dos fatos desagradáveis que nos incomodam e que deveriam ser pensados e refletidos para uma nova postura, um comportamento  mais maduro, e entrando neste processo  passamos então para os mecanismos de transferência de responsabilidades e não pensando em nós, evadimos da realidade.
       Uma boa ferramenta que nos ajuda a ter um bom pensar é a  arte de perguntar. Perguntar é mais importante e criativo do que responder. Nos atermos a responder, às vezes o que mal sabemos direito, talvez seja até uma hipótese ou uma visão personalista. Mas quando perguntamos abrimos a porta para o cogitus, para a filosofia. Vale mais a pena termos uma boa pergunta do que uma suposta resposta.
      As perguntas nos levam a problematizar  o nosso vivido. Para muitos é um incômodo, uma contrariedade, um mal estar, ter que   se defrontar com o ego, sair da zona de conforto para a zona do confronto, do questionamento, que por vezes se coloca na defensiva do pensar.
      Quando encontramos algumas pedras  no caminho temos que pensar, raciocinar e planejar a melhor maneira de ultrapassá-las. Elas são inevitáveis, necessárias, são instrumentos de aprendizagem e crescimento pessoal. As pedras são o indicativo que se eu quiser seguir ao longo do caminho na busca de minha natureza divina  preciso transpô-las, caso contrário serei um espectador de tudo que passa ao redor, perderei a oportunidade de viver integralmente a minha história, adiando para mais tarde um compromisso assumido com a vida.
        Tomando a decisão de transpô-las, precisamos saber discernir as diferentes partes desta situação, mas ao mesmo tempo reconhecendo as diferenças entre as relações que são mantidas entre meu ego e o todo. 
       Estas etapas de ver o particular e o geral nos levará a ordenação dos dados da realidade que estão dispersos, nos  convidando  a sair  da preguiça mental, alocando assim a nossa energia  no foco de nosso  objetivo na confiança de alcançá-lo.
        Nesse processo, a reflexão e a meditação  são elementos chaves para o bem pensar,  vai exigir de nós  profundidade  e   discernimento nas questões do ser que nos permitirá ter mais  rigor na nossa auto avaliação, persistência em nossa vontade e disciplina em nosso querer.  
      Esta ação nos conduzirá a fazer melhores escolhas que passam pelos princípios éticos que compõem o homem de bem.
       Kardec nos afirma que os maus pensamentos corrompem os fluidos espirituais, como os miasmas deletérios corrompem o ar que respiramos, ( Gênese Cap. 14 item 16).
      Esta carga energética dos maus pensamentos causa danos profundos no nosso psiquismo  refletindo no corpo físico. Muitas vezes quando a dor chega nos movimentamos em busca de respostas e começamos a pensar no mundo metafísico, deixando apenas  de averiguar as causações da ordem material para percebermos as coisas do mundo sensível, na busca do numinoso.
         Santo Agostinho já falava que onde há o torpor da preguiça, depressa aí crescem os pungentes espinhos dos maus pensamentos.
      Nos pequenos exercícios desta busca do bem pensar, cada vitória, por pequena que seja já forma a base de nossa autoconfiança, ajudando-nos a conquistar a nossa individuação.
  
 Jane 

# RESSENTIMENTO #

     O ressentimento se instala em nosso campo mental, muitas vezes pela visão equivocada que temos do poder que se instala em nossas percepções como sendo um elemento de auto realização, bem estar e felicidade. Esta necessidade descontrolada, ansiosa da busca do poder, da vontade de poder, nos levam a ter contato com os nossos atavismos, que estão alocados em  nosso inconsciente coletivo.
   A permanência neste estado de ressentimento geram transtornos emocionais, disfunções endócrinas, depressão, baixa imunidade, complexos, frustações, sentimentos de vingança, fazendo com que tenhamos uma vida sem significados profundos, instalando-se a sensação do vazio existencial  e a profunda insatisfação,  que nos remete a nossa sombra.
    A SOMBRA,  é o núcleo de todo material que foi reprimido pela consciência, que revelam nossas tendências, desejos, experiências rejeitadas,  que achamos incompatíveis  com a nossa PERSONA, que são contrários aos padrões ideais e socias que imaginamos ter ou ser. 
  Nossa PERSONA sempre encobre a nossa SOMBRA. A SOMBRA tem seu lado desagradável, obscuro, mas dela também faz parte as qualidades da personalidade que por alguma razão não puderam se desenvolver, mas também será através dela que nos iluminaremos. Quando de fato entrarmos no processo de amadurecimento de nossa psique  deixaremos que a SOMBRA traga seus conteúdos para o nosso consciente para efetivarmos nosso processo de individuação.
    Ressentir é sentir várias vezes aquela situação que nos desagradou, diferente de mágoa, que é uma emoção que após alguns dias ou meses ela passa, mas o ressentimento perdura por muitos anos ou séculos.
    Podemos pensar em algumas questões: Não seria uma falta de amor para conosco mesmo  permanecermos nesta faixa mental do ressentimento ? Por que insisto nisto? Por que acho este ressentimento tão importante?  O que me faz paralizar minha vida nesta emoção doentia? Por que não desloco minhas energias para outras emoções? Por que me faço de vítima? Por que não consigo perdoar? Por que sempre acho que está no outro a culpa de todas as minhas dores e sofrimentos ?
   A necessidade de estarmos sempre re-sentindo as mágoas, tristezas, atrapalha o nosso desenvolvimento emocional. Fixando-nos nestes instintos basais estas emoções nos causam grande sofrimento.
   Para Jung viver tende a se tornar mais fácil à medida que a consciência aumenta e o ego se estrutura. Sendo a finalidade da vida a construção da própria consciência.
    Uma  percepção mais otimista do viver , procurando uma visão mais profunda, transcendente do que é o ser, o viver e conviver, nos proporcionará uma ressignificação dos fatos, sensibilizando-nos da nossa transitoriedade e incompletude. Somos seres  em processo, não podemos exigir muito dos outros, mas podemos entende-los nas suas complexidades, quebrarmos as fronteiras do orgulho e egoísmo e irmos em busca  de uma conduta mais harmoniosa, mais fraterna, sem re-sentimentos, pois quem assim permanece fere a si mesma, toma o veneno que desejou para o outro.

Jane

terça-feira, 19 de novembro de 2013

# CONFIANÇA # Poesia de Maria Dolores



CONFIANÇA


Alma querida, não temas.

Que a fé não se te degrade
Ao romper da tempestade,
Qual maremoto a rugir;
Muita vez, o sofrimento
É o campo alto e fecundo,
Que impele as forças do mundo
À elevação no porvir.
Nas mínimas formações
Que alteram a natureza,
A dor é uma luz acesa
No apoio da evolução.
Olha a semente no solo,

Depois de enterrada viva,
Mais a luta se lhe ativa
Na própria germinação.
O mármore vigoroso
Nunca dsvenda a obra-prima,
Que lhe atrai a humana estima
Sem o buril do escultor...
Fugindo à inércia do charco,

A fonte que desabrocha
Vence areia, pedra e rocha
E cria glebas em flor.
Reflete: o minério bruto,
Arrancado ao ninho morno,
Tomba aos martírios do forno
Para de novo se erguer;
É peça nas oficinas,
No ar, na terra, nos mares,
Nas máquinas que anotares
Do progresso a resplender.

Se o mal, por vezes, parece Dragão de sombras à vista, 
Na guerra que te contrista, 
Pensa na dor por mais luz... 
Sobre os domínios do mundo, 
Nas lutas de todo plano, 
Em qualquer conflito humano, 
O vencedor é Jesus. 

Psicografia de Francisco Cândido Xavier,
pelo Espírito María Dolores
Breve biografia de Maria Dolores:

  Maria de Carvalho Leite nascia na cidade sertaneja de Bonfim de Feira - BA,no dia 10 de Setembro de 1900, filha de Hermenegildo Leite, escrivão da prefeitura, e da doméstica Balmina de Carvalho Leite. Em Bonfim passou a infância junto com três irmãos e duas irmãs.

Em 1916, diplomou-se Professora pelo Educandário dos Perdões, considerada pelas colegas e professores como adolescente prodígio, graças à rara inteligência.

"A poesia começou a senti-la na cidade natal, ainda quase criança, a transformar-se, mais tarde na poetisa de bons versos que todos conhecemos".
  Em sua peregrinação, morou em várias cidades da Bahia, e foi em Itabuna que conheceu Carlos Carmine Larocca, italiano radicado no Brasil proprietário do Café Baiano e de uma tipografia denominada "A Época"; tornou-se sua companheira ajudando-o, ombro a ombro, em suas atividades. Nesta cidade trabalhou e exerceu seus dotes mediúnicos durante longos anos.Nos idos de 1939 ela residia na antiga rodagem de Itajuípe, hoje rua Tosta Filho, em Itabuna, onde realizava sessões espíritas familiares exercendo sua mediunidade sonambúlica para que o seu guia espiritual, o Dr. Antônio Carlos Lopes, receitasse os doentes que lhe buscavam o socorro.
  Fazia campanhas, prendas para os bazares realizados em sua própria casa. Fundara um grupo que se reunia em sua residência todas as semanas, quando saíam para distribuir, nos bairros carentes escolhidos, farnéis, roupas, remédios... Chamavam-se
"  As Mensageiras do Bem". No natal, faziam campanhas e distribuíam donativos assim como nos Dia das Mães. Dolores costurava enxovais, vendia o que era seu ou emprestava; às vezes, fazia dívidas para si, a fim de ajudar alguém.
  Nos primeiros anos da Mansão do Caminho, dirigida por Divaldo Pereira Franco era ela quem pintava à mão, com desvelo e carinho, os belíssimos cartões de Natal que eram vendidos em benefício daquela Casa de amor e, que os confrades cooperadores, encantados com as delicadas flores e miniaturas, se presenteavam.
  No dia 27 de Agosto de 1959 ela partia de volta a Pátria Espiritual.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

# Gaiolas e Asas # Rubem Alves

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.
 Pássaros engaiolados são pássaros sob controle.
 Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser.
 Pássaros engaiolados têm sempre um dono. 
Deixaram de ser pássaros. 
Porque a essência dos pássaros é o voo. 
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados.
 O que elas amam são os pássaros em voo.
 Existem para dar aos pássaros coragem para voar.
 Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros.
 O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.