segunda-feira, 10 de março de 2014

# POESIA DAS CORES #

cores variadas em forma de nuvem


Gente que pinta, gente que canta
muitas cores, poucas palavras.
Passando  em rabiscos na lousa da vida.

Há  tantos tons para uns e tintas só pastéis para outros.
as cores que eram fortes agora  pálidas,
na mente só este tom monocromático
a realidade, colore diferente
as ilusões são sinfonia sem Maestro.

Gente que pinta, gente que canta
luz, sombra, tom, estrelas,
sentimentos na fissura escura da solidão
sombras que espelham nas paredes as mesmas  imagens amorfas
ecos,conflitos, gritos, perguntas, esperanças,
cores nas pedras pintadas do ancestral irmão.

Caverna das ilusões
Gente que já passou, gente que chega
sempre a mesma sentença milenar
medo de sentir os sentimentos
Silêncio na voz da sombra,
Necessidade de apontar novos rabiscos a seguir
conquistar a cor perdida.

Vontade de expressar o arco íris do viver.
No abandono  da ilusão de imagens orvalhadas que o choro  escondeu.
Revendo  sentimentos.
Intuição  silenciosa da verdade
Tanto signos, tantos significados, tantos tons.
Inefável  poesia das letras , maravilhosa alquimia das cores.
Caleidoscópio  de emoções.

Diferenças no olhar,
sensibilidade no falar,
encontro com as cores,
Consciência a despertar

 Mais um dia que nasce, 
 raio solar em silêncio
irradia a verdade das cores
afirma a existência.
Sopro de luz, presença do Amor.
Vento da renovação .

Gente que vem e gente que fica .
Cores que mudam.

Jane.


domingo, 9 de março de 2014

sábado, 8 de março de 2014

# VIVER EM PAZ #

Viver em Paz

"..Vivei em paz..."
Paulo, (II CORÍNTIOS. 13:11.) 

Mantém-te em paz.
É provável que os outros te guerreiem gratuitamente, hostilizando-te a maneira de viver; entretanto, podes avançar em teu roteiro, sem guerrear a ninguém.

Para isso, contudo - para que a tranqüilidade te banhe o pensamento -, é necessário que a compaixão e a bondade te sigam todos os passos.
Assume contigo mesmo o compromisso de evitar a exasperação.

Junto da serenidade, poderás analisar cada acontecimento e cada pessoa no lugar e na posição que lhes dizem respeito.

Repara, carinhosamente, os que te procuram no caminho...
Todos os que surgem, aflitos ou desesperados, coléricos ou desabridos, trazem chagas ou ilusões. Prisioneiros da vaidade ou da ignorância, não souberam tolerar a luz da verdade e clamam irritadiços... Unge-te de piedade e penetra-lhes os recessos do ser, e identificarás em todos eles crianças espirituais que se sentem ultrajadas ou contundidas.

Uns acusam, outros choram.
Ajuda-os, enquanto podes.
Pacificando-lhes a alma, harmonizarás, ainda mais, a tua vida.
Aprendamos a compreender cada mente em seu problema.

Recorda-te de que a Natureza, sempre divina em seus fundamentos, respeita a lei do equilíbrio e conserva-a sem cessar.

Ainda mesmo quando os homens se mostram desvairados, nos conflitos abertos, a Terra é sempre firme e o Sol fulgura sempre.

Viver de qualquer modo é de todos, mas viver em paz consigo mesmo é serviço de poucos.

Autor: Emmanuel 
Psicografia de Chico Xavier.
 Livro: Fonte Viva


sexta-feira, 7 de março de 2014

# CLARA ZETKIN: MULHER DE NOTÁVEIS IDEAIS E ATITUDES E O DIA INTERNACIONAL DA MULHER #

  Recorrendo a história para entender um pouco sobre o dia internacional da mulher,  comecei a compreender toda a luta que muitas mulheres que nos antecederam passaram para conquistar seu espaço de respeito e dignidade em toda sua trajetória histórica, sempre marcada pela opressão, a desvalorização de seu trabalho e o preconceito de uma sociedade machista .Elas nos deixaram um legado de reivindicações sociais, de luta política e de organização sindical,cooperativista, para darmos prosseguimento.
    Em 8 de março de 1857, houve uma grande greve de operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque, nos Estados Unidos. As tecelãs ocuparam o local de trabalho e reivindicaram melhores condições de trabalho, como redução na carga diária de trabalho para 10 horas diárias ,ao invés de 16 horas, igualdade de salários entre homens e mulheres, além de tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação trabalhista foi contida com violência: as operárias foram trancadas na fábrica e a construção foi incendiada. Com isso, 130 trabalhadoras  morreram carbonizadas.                              
                                                                                         

        Outro fato de efeitos catastróficos foi o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist em Nova York em 25 de março de 1911 foi um grande desastre industrial que causou a morte de mais de uma centena de costureiras que morreram no fogo ou se precipitaram do edifício. Este incêndio iria contribuir para a especificação de critérios rigorosos sobre as condições de segurança no trabalho e para o crescimento dos sindicatos.


    A Triangle Company ocupava os três últimos andares do edifício Asch, de dez andares, que fazia esquina entre as ruas Greene Street e Washington Place, e empregava cerca de 600 trabalhadores, a maioria constituída por mulheres jovens  imigrantes  que trabalhavam 14 horas por dia, em semanas de trabalho de 60-72 horas, costurando vestuário por modestos salários entre os 6 e os 10 dólares por semana.Na hora do incêndio , por falta de saídas adequadas , muitos morreram ou se atiraram dos andares.
   Ao final do incêndio o total de mortos foi de 146, sendo que 91 morreram  carbonizados no incêndio e 54 nas queda
  O incêndio da Triangle Shirtwaist é muitas vezes associado à origem do Dia Internacional da Mulher.
   Esta data de 08 de março, ficou determinada para comemoração do dia internacional da mulher, mas há algum tempo vários movimentos feministas vinham fazendo protestos contra a exploração de seus trabalhos, o salário menor do que o do homem e uma carga horária exaustiva, e ambientes insalubres para o trabalho.
 
   A Ativista Clara Josephine Zetkin, (1857-1933), alemã, membro do Partido Comunista Alemão professora, jornalista, deputada em 1920, militava junto ao movimento operário e se dedicava à conscientização feminina. Fundou e dirigiu a revista Igualdade, que durou 16 anos (1891-1907).  A sua proposta de criar o dia internacional da mulher acontece em 1910, um ano ano de acontecer este incêndio na fábrica de tecidos em New York.
   Ao participar do II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhagen, em 1910, Clara Zetkin propôs a criação de um Dia Internacional da Mulher sem definir uma data precisa. Contudo, há controvérsias históricas se Clara teria proposto o 8 de Março para lembrar operárias mortas no incêndio em Nova Iorque em 1857. 
   É muito provável que o sacrifício das trabalhadoras da fábrica de tecidos tenha se incorporado ao imaginário coletivo da luta das mulheres. Mas o processo de instituição de um Dia Internacional da Mulher já vinha sendo elaborado pelas socialistas americanas e européias há algum tempo e foi ratificado com a proposta de Clara Zetkin.
       Em 26 de agosto de 1910, durante uma conferência internacional de mulheres socialistas realizada na Casa do Povo (Folket Hus), em Copenhagen, Clara Zetkin lançou a ideia de criar um DIA  INTERNACIONAL DA MULHER.

      A data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975, por um decreto.
    Felizmente, o Brasil nos últimos anos tem avançado bastante na busca pela igualdade efetiva entre homens e mulheres, principalmente no mercado de trabalho.
       AVANTE  MULHERES !!!!
File:GDR-stamp Clara Zetkin 1957 Mi. 592.JPG    Bjus a todas as mulheres que no anonimato de seu dia faz a diferença  e aquela que se destaca nas lutas políticas, literárias, intelectuais, das artes, do jornalismo, enfim  a estas que acreditam que seu saber vai fazer a diferença, vai dar um sentido a sua vida e a do outro, parabéns!!! Pois entendendo  assim o nosso papel, não só de gênero mais de  humanos,  estamos em busca do sentido da vida e do nosso auto conhecimento. 

Jane




# Filme -A menina que roubava livros #




Assisti ontem no cinema -A menina que roubava livros. Como me emocionei!! Fui uma das últimas a  me levantar da cadeira, até me recompor.... Emoção pura a história do australiano Markus Zusak e direção de Brian Percival.



"A pequena Liesel Meminger (Sophie Nélisse) é uma ladra de livros que enfrenta duras provas durante a Segunda Guerra Mundial. A mãe comunista é perseguida pelo nazismo e envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal (Geoffrey Rush e Emily Watson) se dispõe a adotá-los por dinheiro."

                                       Amo meus livros, depois do filme amo mais ainda!!!


Jane

terça-feira, 4 de março de 2014

# Grupo da terceira idade, conversando sobre a depressão #


"Nascer é uma possibilidade, Viver é um Risco, Envelhecer é um Privilégio
”.

 Este texto teve como objetivo desenvolver um encontro com  41 mulheres  que  participam do grupo de convivência da terceira idade. 

Foi utilizado: Data show com vídeo da cantora Amelinha -" Foi Deus quem fez você"; Power point com imagens e itens do texto abaixo ;apresentação do vídeo- Depressão a dor invisível( You Tube); espaço aberto para perguntas; exercícios de respiração, relaxamento com música instrumental ao final.  

O que é envelhecer ?

   O processo de envelhecimento começa no útero e termina no túmulo e provoca no organismo modificações biológicas, psicológicas e sociais; porém é na velhice que esse processo aparece de forma mais evidente.
  As modificações biológicas são as morfológicas, reveladas por aparecimento de rugas, cabelos brancos e outras; as fisiológicas, relacionadas às alterações das funções orgânicas; as bioquímicas estão diretamente ligadas às transformações das reações químicas que se processam no organismo. 
  As modificações psicológicas ocorrem quando, ao envelhecer, o ser humano precisa adaptar-se a cada situação nova do seu cotidiano.
   Já as modificações sociais são verificadas quando as relações sociais tornam-se alteradas em função da diminuição da produtividade e, principalmente, do poder físico e econômico.

         ALGUMAS ALTERAÇÕES DO ENVELHECIMENTO:

         1- Dificuldade de se adaptar às mudanças rápidas de nossa modernidade.
    2- Baixa autoestima.
    3- Falta de motivação e dificuldade de planejar o futuro.
    4- Confrontação com sua própria velhice.
    5- Perda de amigos e familiares.
    6- Aposentadoria.
    7- Alterações psíquicas que exigem tratamento
                     
                                     DEPRESSÃO NA TERCEIRA IDADE
          O fato de ser idoso não determina o desenvolvimento de uma depressão, mas se o idoso  isola-se ,  fica viúvo ou viúva , tem alguma doença crônica e se sente um pouco desamparado da família, pode vir a desenvolver transtornos depressivos.
Depressão é o nome que se dá a certos estados de sofrimento psíquico, que podem causar desordens no comportamento, na afetividade, no humor e na relação com o meio ambiente.
A depressão pode se manifestar de diferentes formas e, por isso, são inúmeros os sintomas que se envolvem e se associam para determinar o seu  diagnóstico.
  A depressão apresenta alguns sintomas :

    1- Tristeza profunda por tempo longo.
     2-Angústia, ansiedade,
     3-Irritabilidade
     4- Diminuição da capacidade de sentir alegria
     5- Falta de energia
     6- Alterações do sono e do apetite
     7- Dores pelo corpo e outras somatizações
     8- Dificuldade de concentração, memória e raciocínio
     9-Pensamentos de culpa, morte, fracasso, medo e outros pensamentos      negativos.
          10-Pensamento de suicídio

 COMO CONVIVER NESTE CICLO DA VIDA   ?


   1-PROCURAR UMA PSICOTERAPIA OU TRATAMENTO MÉDICO QUANDO SE INSTALA A DEPRESSÃO. CUIDE-SE.
  2-APOIO FAMILIAR, PROCURAR OS FILHOS, CONVERSAR. NÃO TER MEDO DE  FALAR DE SUAS FRAGILIDADES E MODIFICAÇÕES FÍSICAS, SUAS NECESSIDADES  DE ACOMPANHAMENTO MÉDICO OU PARA FAZER UM EXAME.    QUANTAS VEZES  VOCÊ  FEZ ISTO COM SEUS FILHOS ?
       3-TERAPIA OCUPACIONAL
       4- ATIVIDADES FÍSICAS
       5- BUSCAR A RELIGIOSIDADE, A FÉ É TERAPÊUTICA.
       6-  BUSCAR NA PRECE A SUA CENTRALIDADE EMOCIONAL.
       7- VONTADE DE FAZER PARTE DE SEU CONVÍVIO SOCIAL.TELEFONAR PARA OS      AMIGOS, MANDAR E-MAIL.
       8-RELAXAR A MENTE E ABRIR O CORAÇÃO PARA AS MUDANÇAS.
       9- FAZER CURSOS, LER, FAZER PARTE DA INCLUSÃO DIGITAL, PARTICIPAR DE       AÇÕES   VOLUNTÁRIAS...
       10- CURTIR MAIS OS NETOS, CONTAR SUA HISTÓRIA DE VIDA, SUAS                       EXPERIÊNCIAS.
       11- ADOTAR UM ANIMALZINHO DE ESTIMAÇÃO, SÃO ÓTIMAS COMPANHIAS.
       12- CUIDE DE SEU JARDIM, ACOMPANHE O DESABROCHAR DE UMA FLOR, FAÇA    UMA HORTINHA NO QUINTAL OU NO VASINHO DE PLÁSTICO NO SEU APARTAMENTO, SINTA O CHEIRO      DO CAPIM LIMÃO DO CHEIRO VERDE ..

JANE
Frase de Charles Darwin

  


sábado, 1 de março de 2014

# Projetos Socias, uma possibilidade de acolhimento e inclusão social.#

                                   
             Os projetos sociais nascem do desejo de mudar uma realidade através de ações que visem a  promoção social de seus usuários.
               A Promoção Social, trabalha com a proposta de promover o ser humano e, acima de tudo, oferecer-lhes condições para superar suas dificuldades econômicas, sociais, morais e espirituais em que momentaneamente se encontra; é auxiliá-los a ultrapassar suas limitações, reconhecendo que essas limitações, embora características da sua atual personalidade, têm caráter transitório: nenhum ser foi criado para o mal ou para os infortúnios eternos.
 Promover o ser humano é fazê-lo sentir-se livre e responsável pelo próprio destinodescortinando-lhe as imensas possibilidades adormecidas dentro de si mesmo e que precisam ser trabalhadas por meio do esforço próprio, para que ele adquira tudo o de que necessita não só em termos materiais, mas, principalmente, espirituais
     Os projetos sociais são pontes entre o nosso desejo ou de um grupo e a realidade que queremos envolver com nossos ideais de compartilhar um pouco do que aprendemos com pessoas que não tem acesso a informação e aos serviços e ações que as políticas públicas não conseguem  atingir, para que estas  tenham a oportunidade de ter uma qualidade de vida que lhes garantam os seus direitos humanos e sociais, geralmente denominamos ou rotulamos  estas pessoas de   excluídos sociais.
    O sociólogo José de Souza Martins considera que o conceito exclusão (inconceituável, impróprio, vago e indefinido) veio substituir a idéia sociológica de “processo de exclusão”, atribuindo-se mecanicamente todos os problemas sociais e distorcendo a questão que pretende explicar. Assim, talvez pudéssemos negar a existência da exclusão: o que existem são vítimas de processos sociais, políticos e econômicos excludentes. Quando concebida como um estado fixo fatal e incorrigível e não como expressão de contradição do desenvolvimento da sociedade capitalista, a exclusão cai sobre o destino dos pobres como uma condenação irremediável .
     Em linhas gerais, podemos dizer que projetos sociais são ações estruturadas e intencionais, de um grupo ou organização social, que partem da reflexão e do diagnóstico sobre uma determinada problemática e buscam contribuir, com algumas medidas, para que haja uma ressignificação daquela situação identificada quer seja  de desajuste familiar,  abandono familiar , moradores em situação de rua, jovens envolvidos com drogas, prostituição de menores, enfim, quantas situações problemas temos em nossa sociedade ? Precisamos  ter um  olhar mais voluntarioso para o coletivo, para as situações das vítimas dos processos excludentes da sociedade.
   Quando nos envolvemos nas causas sociais precisamos elaborar  um projeto que implique em diagnosticar uma realidade social, identificar contextos sócio-históricos, compreender relações institucionais, grupais e comunitárias e, finalmente, planejar uma intervenção, considerando os limites e as oportunidades para a transformação social.
    Quando participamos de Projetos Sociais, como voluntários no Terceiro Setor,  só a boa vontade não é suficiente para o desenvolvimento de suas ações, acreditamos que ela ajuda mas o conhecimento técnico dos mecanismos e processos sociais são fundamentais para elaboração de um projeto social. 
     O planejamento, a avaliação das ações devem ser constantemente revistas, discutidas entre os diversos participantes para que as dúvidas e sugestões venham acrescentar qualidade, eficiência e eficácia ao projeto social.
   É neste sentido, na busca de ações que acolham nossa clientela  que devemos procurar oferecer em nosso projeto social, ações voltadas para: letramento de adultos, educação para saúde, grupo de acompanhamento de hipertensos e diabéticos, reforço escolar para crianças e jovens, inclusão digital, orientação jurídica, educação infantil,  grupo de convivência com a terceira idade, cursos profissionalizantes, oficinas de artesanato, encaminhamento para exames e consulta médica, orientação a gestantes, oferecimento de um lanche ou sopa, oficinas de arteterapia, oficinas de reciclagem, oficinas de doces e salgados, oficinas de expressão corporal, entre outros que venham trazer a promoção da autoconsciência de nossa clientela na busca de sua transformação, encontro com sua autoestima  e inclusão social. É o conhecimento que liberta, abrindo as portas para que oportunidades mais saudáveis emocionalmente façam parte deste contexto e do nosso cotidiano. Se não podemos oferecer muitas opções de oficinas  em nosso projeto, comecemos com uma ação que seja modesta , mas que se seja bem planejada. Melhor uma pequena ação do que muitas que não conseguem dar qualidade ao projeto, apenas quantidade.
   No desenvolvimento do processo de acompanhamento de nossos usuários precisamos cumprir etapas, que são: Triagens e Entrevistas, para estudo social; Elaboração de plano para melhorar as condições sócio emocionais da família; Acompanhamento individual;  Visitas Domiciliares; Atividades recreativas e ocupacionais; Educação para a saúde ; Sensibilização para o meio ambiente; Campanhas de caráter epidêmico...
   Reuniões bimensais ou trimestrais com todo o grupo de voluntários devem ser feitas , em atmosfera fraterna, com dinâmicas de grupos, apresentação de suas experiências para o grupo, apresentação de fotos, filmagens apresentadas no data show para que a troca de experiências fortaleça e motive os participantes do projeto social

 Como fazer: A apresentação ou descrição é uma síntese do seu projeto.

    É importante começarmos  com um histórico do nosso objeto de estudo, descrevendo como surgiu a ideia de realizá-lo, qual a sua importância e seus principais objetivos, o número de pessoas envolvidas, a qual público ele se destina e, finalmente, em que período e local ocorrerá.
    Perguntas relevantes:  O que é o projeto? Qual seu objetivo geral?  Quais são os principais envolvidos? Qual o público-alvo?  Quando e onde será realizado?   Em que contexto se insere o projeto?  Qual sua importância neste contexto? Por que foi pensado e proposto?  Qual seu histórico (se houver)?  Qual seu diferencial? Quem pode fazer parceria conosco ?
       Objetivo : Indicação dos resultados que se pretende atingir, dos produtos finais a serem elaborados, bem como dos benefícios da ação ou atividade  desenvolvidas, se possível a curto, médio e longo prazo.
  Faça um pequeno parágrafo com o objetivo geral e organize em tópicos os específicos. Os objetivos específicos geralmente iniciam com um verbo e devem ser claros e sucintos.
     Perguntas relevantes:  O que pretende com o projeto?  Para que foi pensado e proposto?  Quais são os benefícios educacionais, doutrinários, culturais, sociais derivados do projeto? Quais e quantas pessoas posso contar como voluntárias para dar conta do projeto? Quem vai abraçar minhas idéias? Como divulgar meu projeto ?
Metas a atingir: Resultados previstos. Apresentação dos resultados a serem atingidos pelo projeto.
   Muito importante são os resultados, que devem ser mensuráveis e revelar o alcance dos objetivos específicos. Sempre que possível apresente dados quantitativos, tais como: número de participantes nas atividades nos eventos comemorativos, público atingido. Eles serão os indicadores para a verificação do cumprimento do projeto e sua avaliação.
    Perguntas relevantes:  Quais são as metas a serem atingidas a partir dos objetivos do projeto?  Quais os resultados finais do projeto? 
   Público alvo :Identificação do(s) público(s) ao qual o projeto se destina, presumindo, sempre que possível, uma quantidade direta e indireta do público a ser atingido. 
Observe por um período , analise as demandas, ouça as pessoas envolvidas, e depois faça uma análise diagnóstica do que observou e planeje suas ações.
    Etapas de Execução - Bases Metodológica e Operacional 
     É o Detalhamento das etapas de realização do projeto.
   Como fazer: Para elaborar a estratégia de ação volte aos itens “objetivos” e “resultados previstos” e liste todas as atividades que serão necessárias para atingi-los. Ordene as ações por etapas de realização e preveja o tempo de duração de cada uma.  Liste também os serviços a serem desenvolvidos em cada etapa.
    Sempre devemos observar a oportunidade de fazermos a integração de nosso público com a sua família, se tempos um número de vagas restrito, por exemplo, só podemos atender a 50 famílias e 30 crianças e adolescentes, é interessante que durante eventos  de educação para saúde possamos convidar também alguns membros da família para participarem do evento, ou fazermos um  encontro cuja temática seja sobre relacionamento familiar e cada membro do projeto poderá trazer um convidado da família, procurando atender o caráter informativo, preventivo e de proteção a família na tentativa de fortalecer os vínculos familiares. Esta integração irá nos ajudar a entender um pouco mais a dinâmica familiar de nossa clientela.
    A estratégia de ação do projeto deve ser coerente com os itens orçamento e cronograma. 
  Perguntas relevantes:  Qual a programação do projeto?  Como ele será realizado? Existem etapas distintas? Quais? Quem são os responsáveis por cada etapa? Que atividades desenvolverão?  Qual base teórica e pedagógica seguirei em meu projeto? Como serão realizadas? O espaço físico é adequado ? As condições de higienização para servir os alimentos está adequada ?
   As atividades doutrinárias, religiosas, caso aconteça, devem estar articuladas com as diretrizes da  instituição em que o projeto está inserido.
 Avaliação dos resultados  é a apresentação de indicadores para avaliação do projeto.
 O que precisa ser avaliado?  Como pode ser avaliado?  Como será apresentada esta avaliação? E para quem?  
Cronograma : O cronograma situa no tempo as ações ou procedimentos necessários para a realização do projeto. Deve ser apresentado em forma de tabela, por itens e não em texto. Como fazer: O cronograma é consequência da “estratégia de ação”. Desenhe uma tabela contendo as etapas do projeto e seu período de execução (semana, quinzena ou mês).
Orçamento :É a Indicação dos recursos financeiros necessários para execução do projeto, com valores unitários e totais.
 Como fazer: O orçamento também deve ser apresentado em forma de tabela, por itens e não em texto. Sugere-se que o orçamento pelo menos indique: item, valor unitário, quantidade e valor total. Qual o custo de cada etapa do cronograma?  Quais valores unitários e totais? Quais são as fontes previstas? Quanto será solicitado a cada fonte? Qual o valor total do projeto?  Posso organizar um bazar com doações dos voluntários  para manter uma renda para sustentar o projeto? Posso fazer pizzas congeladas para vender e reverter o dinheiro para o projeto ? Tem algum membro do grupo de voluntário que tem alguma habilidade para fazer doces ou salgados e colocar na cantina da instituição e ficar com uma parte do lucro para o projeto ? Cada membro voluntariado pode contribuir com alguma quantia simbólica? Por certo muitas idéias vão surgir  entre os voluntários.
   Plano de Comunicação: Indique como o projeto será divulgado. Procure sempre fazer o registro histórico de suas atividades, através de fotos e relatórios e mantenha no arquivo da instituição para conhecimento das novas gerações. Sempre que acontecer algum evento, fotografe, e faça um cartaz com as fotos dos participantes do projeto. Organize um calendário de aniversários e bimestralmente cante parabéns  para os usuários. O acolhimento através de pequenas ações agrega os participantes na proposta do projeto social.

Mantenha sempre contato com a Coordenação de suas atividades. Sugira, avalie, participe de reuniões de capacitação, assim todos crescem no projeto social.
    O  gestor do projeto social terá um melhor desempenho em suas atividades tendo este perfil :
1-Capacidade de compreensão do contexto social,  político e institucional em   que se dá a  ação
2- Capacidade de comunicação e de negociação.
3- Capacidade de definir, delegar e cobrar  as responsabilidades e tarefas.
4- Capacidade de coordenar o processo global da ação.
5- Capacidade de avaliação e agilidade para propor mudanças e correções.
6- Capacidade de motivar as pessoas, de administrar conflitos e frustrações, de gerenciar o trabalho em equipe.
7- Capacidade de valorizar e de promover a visibilidade do projeto e de seus resultados.
8-Capacidade de sempre agradecer a oportunidade do trabalho no bem, de ser humilde e brando na seara do grande Coordenador.

   Teve uma ideia ? Se sentiu tocada (o) por uma situação problema  que você acha que é capaz de transformar, de levar uma reflexão, um acolhimento ?  Vá em frente, faça a diferença  chame amigos para compartilhar !!!
 Seja um voluntário !!!
Juntos somos infinitamente MAIS !!

            Jane 
  Mestre  em Serviço Social