quinta-feira, 21 de abril de 2016

Sistema complexo chamado família na Constelação Familiar e a Arteterapia.



“Muita gente julga que o amor tem o poder de superar tudo, que é preciso apenas amar bastante e tudo ficará bem. (…) Para que o amor dê certo, é preciso que exista alguma outra coisa ao lado dele. É necessário que haja o conhecimento e o reconhecimento de uma ordem oculta do amor.”

Bert Hellinger


A Arteterapia é um processo terapêutico  que utiliza de recursos artísticos para possibilitar ao cliente a expressão de conteúdos internos até então desconhecidos, que se mostram através de seu fazer arteterápico  revelando-se por uma linguagem símbólica.
Sobre o símbolo Phillipini, nos diz que eles trazem aos indivíduos a possibilidade de conhecer, compreender, refazer, recuperar, rememorar, reparar estruturas e transcender. O símbolo como linguagem metafórica do inconsciente contém , em si próprio, o significado de todos os enigmas psíquicos, cabendo ao arteterapeuta trazer  ao setting os instrumentos necessários para viabilizar este processo.
Quanto mais o Arteterapeuta amplia sua formação com o estudo de outras abordagens terapêuticas, como a constelação familiar, aliada a Psicologia Analítica de Jung  a Gestalt, a Psicologia Transpessoal entre outras,  e também conhecimentos de artes, educação e saúde, mais suporte ele terá para oferecer  e orientar  sua clientela para um atendimento que proporcionará a ampliação da percepção e o resgate interno de seu cliente, entendendo melhor as relações familiares, seus conflitos,  e emaranhados , as hierarquias familiares, sua ancestralidade, identificar os excluídos na família,  saber de sua responsabilidade pessoal e avaliar  seu sentimento de pertencimento,  saber dar e receber afeto ,entre outras situações que Hellinger nos relata em seus diversos livros.(relação abaixo).
A constelação familiar é uma abordagem da Psicoterapia Sistêmica Fenomemológica criada e desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger.
Quando falamos desta família , dizemos que a ela pertence : nossos bisavós, avós, pai , filho, irmãos, meio irmãos, tios, os que nasceram de aborto espontâneo ou provocados, os mortos por acidentes, os esquecidos que excluímos , que em geral são: os alcoólatras, drogados, assassinos, aqueles que muito vulgarmente chamamos no convívio familiar de “ovelhas negras”.
A proposta desta abordagem psicoterápica é impulsionar uma ação de “ordem” no clã , que mostre o lugar de cada um, envolvidos pelo amor que existe, mas que se oculta na base destes relacionamentos, que precisam ser redescobertos para que possam viver mais integrados como ser-no-mundo.
Hellinger propõe uma consciência de grupo, a qual chama de “alma”, no sentido de movimento, de vida, de transcendência, e da “ordem” que ele chama de “ordem do amor”.
Nessas “ordens do amor” ele faz referência a 3 princípios que são norteadores para termos a consciência de nosso papel na constelação familiar que são:
1-Necessidade de pertencimento – Preciso sentir que estou vinculado, integrado ao meu sistema familiar e que tenho meu lugar e espaço para me comunicar, me expressar com liberdade. Todos tem o direito de pertencimento. E sempre é bom nos questionarmos :Qual meu lugar na minha família ? O que faço para entender os emaranhados que envolvem meu sistema familiar e mesmo assim, não desistir dela e apertar meus laços familiares? Respeito o direito do outro ser diferente de mim ?
2-Necessidade de equilíbrio entre dar e receber nos meus relacionamentos dentro e fora do sistema familiar.Para que o amor dê certo é fundamental que o equilíbrio entre dar e receber seja respeitado.
É sempre importante nos questionarmos : Será que espero muito dos meus familiares ? Me faço de vítima para chamar atenção ? Sou apenas expectador das cenas familiares? Sei dar e receber afeto em meus relacionamentos ? Sou ansioso, e isso gera muita tensão, e pouco tempo para pensar no outro?
3-Necessidade de hierarquia dentro da família ou sistema. 
A hierarquia diz que quem vem primeiro tem prioridade sobre quem vem depois, assim os pais tem prioridades sobre os filhos. Os pais são grandes e os filhos pequenos, assim os pais dão e os filhos recebem.
Quando os filhos reivindicam dos pais além do que eles dão, cria-se uma desordem na hierarquia, deixando-os amargos e duros consigo mesmo.
Importante observar que cada um possui seu lugar apropriado no sistema familiar. Ocupar seu lugar de direito aceitando as posições dos demais , oportuniza uma relação harmoniosa nas relações sistêmicas.
Esse método explica que há uma repetição de comportamentos de acordo com gerações, mesmo que de uma maneira inconsciente. O mesmo pode acontecer devido ao comportamento ser comum e “familiar”, uma vez que ao pertencermos a um grupo ou família nos acostumamos com as práticas corriqueiras e repetidas com pessoas que dividimos o mesmo ambiente. Hellinger propôs que há uma “consciência de clã” em todos nós que é norteado por simples “ordens arcaicas” ou “ordens do amor”, que referem-se aos três princípios norteadores que mencionamos acima.


 O sistema familiar é uma rede bem complexa. Requer entrega e muita observação dos processos que acontecem para que os “emaranhados “não nos façam perder o foco do que é saudável , criativo e amoroso na convivência familiar este saber aliado a abordagem Arteterapêutica proporciona uma visão holística e transpessoal  quando estamos face a face com nosso cliente.

Hellinger escreveu vários livros sobre as constelações familiares, dentre os traduzidos para o português, estão: 
A Fonte Não Precisa Perguntar pelo Caminho pela Editora Atman 
A Simetria Oculta do Amor pela Editora Cultrix 
A Paz Começa na Alma pela Editora Atman 
Amor a Segunda Vista pela Editora Atman 
Conflito e paz: uma resposta pela Editora Cultrix 
Desatando os laços do destino pela Editora Cultrix 
Liberados Somos Concluídos pela Editora Atman 
No centro sentimos leveza pela Editora Cultrix 
O Essencial É Simples pela Editora Atman 
Ordens da Ajuda pela Editora Atman 
Ordens do amor pela Editora Cultrix 
Para que o Amor de Certo pela Editora Cultrix 
Pensamentos a Caminho pela Editora Atman 
Religião, Psicoterapia e Aconselhamento Espiritual pela Editora Cultrix 
Um Lugar para os Excluídos pela Editora Atman 

Jane

Nenhum comentário:

Postar um comentário