terça-feira, 10 de maio de 2022

#Conto Zen - No topo da montanha

 


Conta um conto zen....... que “estava um homem sentado no alto de um monte enquanto três outros, lá embaixo, discutiam o que estaria ele fazendo lá em cima. O primeiro disse:

- Acho que ele perdeu  algum animal, e está procurando-o.  

- Não creio, - falou o segundo – se ele estivesse procurando algum animal, ele não estaria parado, estaria em movimento. O mais certo é que ele esteja esperando um amigo.

- Também não - apostou o terceiro – se ele estivesse esperando um amigo ele estaria olhando de um lado para o outro, com ar de quem procura. Na minha opinião ele deve estar meditando. 

Os três subiram ao alto do monte para indagar ao homem:

- O senhor está procurando algum animal? – perguntou o primeiro.

- Não. – respondeu o homem – eu não tenho nenhum animal, e por isso não poderia estar procurando  animal algum.

- Já sei – disse o segundo – está esperando algum amigo, não é?

-  Não. Não tenho amigos e nem inimigos – retrucou o homem.

-  Não disse? – interveio o terceiro – você está meditando, não está?

-  Não. – falou o homem.

-  O que está o senhor fazendo, então? - indagaram os três.

-  Nada. – respondeu o homem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário