segunda-feira, 20 de junho de 2011

Kabir Das - Poeta Místico Indiano


Kabir Das, poeta místico indiano , que nasceu em Varanasi (Benares) , na Índia, por volta do ano de 1440 , há controvérsias sobre esta data, alguns falam de seu nascimento em 1398. Tornou-se discípulo do bhakti hindu santo Ramananda.
De acordo com Kabir , toda a vida é um jogo de dois princípios espirituais. Uma delas é a alma pessoal(Jivatma) e o outro é Deus (Paramatma). Em sua filosofia, achava que a salvação é o processo de trazer esses dois princípios divinos em união.
Ele passou a viver uma vida de exílio, viajando  pelo norte da Índia com um grupo de discípulos.
Em 1518, ele morreu em Maghar perto Gorakhpur.


Alguns de seus poemas e citações :
Quando uma flor se abre,
nunca é apenas uma flor
- ela ativa um processo;
então, flores continuam a se abrir.
A primeira flor pode ser difícil,
mas as outras simplesmente virão.
A primeira experiência é difícil,
porque você não a permite.
Uma vez que a permitiu,
então não é só uma flor que se abre
- mil e uma flores vão se abrir...






ONDE PROCURAR DEUS ?
Onde me procuras?
Estou contigo.
Não nas peregrinações ou nos ídolos,
tampouco na solidão.
Não nos templos ou nas mesquitas,
tampouco na Caaba ou no Kailash.
Estou contigo, ó homem,
estou contigo.
Não nas preces ou na meditação,
tampouco no jejum.
Não nos exercícios iogues ou na renúncia,
tampouco na força vital ou no corpo.
Estou contigo, ó homem,
estou contigo.
Não no espaço etéreo ou no útero da Terra,
tampouco na respiração da respiração.
Procura ardentemente e descobre,
num instante único de busca.
Kabir diz: escuta, com atenção!
Onde está tua fé, lá eu estou.







Dou risada quando escuto que o peixe na água está com sede.
Você não percebe o fato de que a coisa que está mais viva de todas
está dentro de sua própria casa;
e assim você caminha de um lugar sagrado para outro com um
olhar confuso!
Kabir vai lhe contar a verdade: vai onde quer que você queira,
para Calcutá ou para o Tibete;
se você não puder encontrar aonde sua alma está escondida,
para você o mundo nunca será real!






Converso com meu amante interior e digo: por que tanta pressa?
Sentimos que há algum tipo de espírito que ama os
pássaros, os animais e as formigas -
talvez o mesmo que deu uma radiância a você
no útero de sua mãe.
É lógico você estar andando completamente
órfão agora?
A verdade é que você afastou-se de si mesmo,
e decidiu ir para o escuro sozinho.
Agora está enroscado e esqueceu
o que um dia você soube,
e é por isso que tudo o que você faz tem em si uma estranha falha.



O rio e suas ondas são um
surf: onde está a diferença entre o rio e suas ondas?
Quando a onda se levanta, é a água, e quando cai, é
a mesma água novamente. Diga-me, Senhor, onde está a distinção?
Porque foi nomeado como onda, já não deve ser
considerada como a água?
Dentro da Brahma Supremo, os mundos estão sendo contadas como contas:
Olhar que rosário com os olhos da sabedoria.





Amigo, diga-me por favor o que posso fazer
com relação a este mundo ao qual me seguro
e que continua rodando.
Eu abandonei as roupas costuradas e vesti um roupão,
mas notei um dia que o tecido dele era bem costurado.
Então comprei um pano grosseiro,
mas ainda assim joguei-o elegantemente sobre meu ombro esquerdo.
Eu refreei meus desejos sexuais
e agora descobri que fico nervoso com muita frequência.
Abandonei a raiva e agora noto
em mim a avidez o dia todo.
Lutei duro para dissolver a avidez
e agora estou orgulhoso de mim mesmo.
Quando a mente quer quebrar seu elo com o mundo
ela ainda se agarra a uma outra coisa.
Kabir diz: Ouça meu amigo,
existem muito poucos que encontram o caminho!





Esta secreta palavra,
poderei pronunciá-la alguma vez?
Como poderei dizer Ele não é desta meneira
ou assemelhá-lo seja ao que for?
Se digo que ele está dentro de mim,
o universo inteiro se envergonhará.
Se digo que Ele está fora de mim é falsidade.
Ele faz com que o mundo interior e o exterior sejam
indivisível Unidade.
O consciente e o inconsciente: sobre ambos
Ele repousa os pés.
Ele não é manifesto nem oculto: não é revelado,
tampouco deixaria de revelar-Se.
Não existem palavras para dizer o que Ele é.



Kabir




Nenhum comentário:

Postar um comentário