sábado, 27 de outubro de 2012

# ARTE NAIF

   A Arte naif, em termos gerais, é uma arte que é produzida por artistas sem preparação acadêmica na arte que executam , o que não implica que a qualidade das suas obras sejam inferiores aos acadêmicos.
  Caracteriza-se, em termos gerais, pela simplicidade e pela falta de alguns elementos ou qualidades presentes na arte produzida por artistas com formação nessa área, como perspectiva, luz e sombra,noções de proporção, entre outras.
  As principais características da arte naif são a forma desajeitada como se relacionam determinadas qualidades formais; dificuldades no desenho e no uso da perspectiva que resultam numa beleza desequilibrada mas, por vezes, bastante sugestiva; uso frequente de padrões repetitivos, uso de cores primárias, sem grandes nuances.
  A história da pintura naif liga-se ao Salon des Independents , de 1886, em Paris, com exibição de trabalhos de Henri Rousseau (1844 - 1910), conhecido como "Le Douanier", que se torna o mais célebre dos pintores naifs. Rousseau dedica-se à pintura como hobby. Pintor, à primeira vista, "ingênuo" e "inculto", pela falta de formação especializada, dos temas pueris e inocentes, é responsável por obras que mostram minuciosamente, de modo inédito, uma realidade ao mesmo tempo natural e fantasiosa.

Tela : Henri Rousseau-Encantador de serpentes.
    No século XX, a arte naif é reconhecida como uma modalidade artística específica e se desenvolve no mundo todo, sobretudo nos Estados Unidos, na ex-Iugoslávia e no Haiti.
  No Brasil, especificamente, uma série de artistas aparece diretamente ligada à pintura naif, como Cardosinho (1861 - 1947), Luís Soares (1875 - 1948), Heitor dos Prazeres (1898 - 1966), José Antônio da Silva (1909 - 1996) e muitos outros. Entre eles, ganham maior notoriedade: Chico da Silva (1910 - 1985) - menção honrosa na 33ª Bienal de Veneza - e Djanira (1914 - 1979). Nos anos 1950, ela é artista consagrada e uma das lideranças do Salão Preto e Branco. A arte popular do Nordeste brasileiro - as xilogravuras que acompanham a literatura de cordel e as esculturas de Mestre Vitalino (1909 - 1963) - figuram em algumas fontes como exemplos da arte naif nacional.







     Telas de Josinaldo Ferreira Barbosa






Telas de : THAÍS IBAÑEZ



                                                           
 
Obras do Artesão : Mestre Vitalino

Nenhum comentário:

Postar um comentário