segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

# Flor de Lótus- Poesia de Rabindranath Tagore

                                

                                          No dia em que a flor de lótus desabrochou

A minha mente vagava, e eu não a percebi.
Minha cesta estava vazia e a flor ficou esquecida.
Somente agora e novamente, uma tristeza caiu sobre mim.
Acordei do meu sonho sentindo o doce rastro
De um perfume no vento sul.
Essa vaga doçura fez o meu coração doer de saudade.
Pareceu-me ser o sopro ardente no verão, procurando completar-se.
Eu não sabia então que a flor estava tão perto de mim
Que ela era minha, e que essa perfeita doçura
Tinha desabrochado no fundo do meu coração.


Rabindranath Tagore : Nasceu em 7 de maio de 1861 , Calcutá. Índia e faleceu aos 80 anos , em 07 de agosto de 1941, em Calcutá. Recebeu Nobel de Literatura em 1913.

Homem de espírito humanista e extremamente sensível !

Principais obras

Rabindranath Tagore e o  Mahatma Gandhi.
Contos e romances
  • Gora (1910)
  • Ghare-Baire (1916) [A Casa e o Mundo]
  • Yogayog (1929) [Contracorrentes]
Poesia
  • Manasi (1890) [O Ideal]
  • Sonar Tari (1894) [O Barco de Ouro]
  • Gitanjali (1910) [Ofertas de Música]
  • Raja (1910) [O Rei da Câmara Escura]
  • Dakghar (1912) [A Agência dos Correios]
  • Gitimalya (1914) [Grinalda de Canções]
  • Achalayatan (1912) [O Imóvel]
  • Gardener (1913) [O Jardineiro]
  • Balaka (1916) [O Voo dos Grous]
  • Fruit-Gathering (1916) [Colheita de Frutas]
  • The Fugitive (1921) [O Fugitivo]
  • Muktadhara (1922) [A Cachoeira]
  • Raktakaravi (1926) [Oleandros Vermelhos]




Nuvens vêm flutuando em minha vida, não mais para carregar chuva ou tempestade, mas para adicionar cor ao meu céu do por do sol.

— Verso 292, Aves Soltas, 1916

Nenhum comentário:

Postar um comentário