domingo, 31 de outubro de 2021

#ARISTÓTELES -SILOGISMO E EDUCAÇÃO - PARTE II

       

     Platão e Aristóteles em recorte do plano central da Escola de Atenas, pintura renascentista de Rafael Sanzio.

    Lá em Atenas do século IV a.C. haviam duas instituições de ensino para os jovens que buscavam uma formação superior que permitisse exercer uma atividade pública. Do lado dos sofistas, Isócrates propunha capacitar o aluno a emitir opiniões prováveis sobre coisas úteis.
    Contrário a esta proposta, Platão ensinava os fundamentos para a ação como investigação científica, com enfoque nos estudos matemáticas. Aristóteles optou pela Academia de Platão, que entendia a atividade humana correta quando sustentada por uma episteme (ciência), fundamentos da realidade de uma determinada ação, muito distante das decisões baseadas em opiniões.

    Segundo Aristóteles, a educação é fundamental, uma vez que desenvolve a segurança e a saúde do Estado. Assim, a educação, para ele, tem por fim a cidade perfeita e o cidadão feliz.
 

    Já havia aquela época  uma relação entre política e educação na Grécia antiga.

   Na Política de Aristóteles, o homem é definido como um ser cível que é por natureza levado a viver em sociedade. O homem só terá vida plena se inserido em uma cidade-Estado, pois essa é condição indispensável para sua existência.

        A Pólis é um organismo vivo, cujo fim é assegurar as necessidades materiais para a sobrevivência do homem e uma vida intelectual melhor.

     Logo, todo indivíduo possui seu fim último ligado à Pólis, visto ser no interior desta que serão determinadas as suas atividades.

    Existe uma unidade orgânica entre a natureza política do indivíduo e o Estado e consequentemente  isto reflete na  EDUCAÇÃO de seu povo.

   Grande parte da obra que originou o legado aristotélico se desenvolveu em oposição à filosofia de Platão, seu mestre e fundador da Academia ateniense, que Aristóteles frequentou durante duas décadas. Posteriormente, ele fundaria uma escola própria, o Liceu. 

    Uma das duas grandes inovações de Aristóteles em relação ao antecessor Platão, foi negar a existência de um mundo supra-real, onde residiriam as idéias. 

    Para Aristóteles, ao contrário, o mundo que percebemos é suficiente, e nele a perfeição está ao alcance de todos os homens. A oposição entre os dois filósofos gregos - ou entre a supremacia das idéias (idealismo) ou das coisas (realismo) - marcaria para sempre o pensamento ocidental.

    Aristóteles acreditava que educar para a virtude era também um modo de educar para viver bem.

      Para Aristóteles, em seu método o silogismo apresenta três principais características: mediado, dedutivo e necessário. A mediação se faz presente porque utiliza o raciocínio para a compreensão do plano real.   
   A dedução, por sua vez, parte de preposições universais para alcançar outras premissas verdadeiras. Já a necessidade estabelece uma ligação entre as premissas.

   Silogismo, que tem origem na palavra grega syllogismos (“conclusão” ou “inferência”), é uma forma de raciocínio baseada na dedução. Esta linha de pensamento, criada pelo filósofo Aristóteles, utiliza duas preposições iniciais para se chegar a uma terceira, que no caso é a conclusão. Em contrapartida  a  falácia  é conhecida como o “falso silogismo”, pois caracteriza-se por uma falha no raciocínio.

   Além dessas propriedades, é formado por termos que compõem três proposições distintas:


  • Primeira premissa: chamada de premissa maior, funciona como uma afirmação geral. É constituída pelo termo maior e o termo médio.
  • Segunda premissa: definida como premissa menor, é uma afirmação específica. Inclui o termo médio e o termo menor.
  • Conclusão: determina a relação lógica entre as duas premissas anteriores, pois elas servem de evidência. E, por isso, engloba os termos maior e menor. 

 Exemplo: 


“Todos os homens são mortais. (Premissa maior)
 Sócrates é homem. (Premissa menor)
 Logo, Sócrates é mortal.” (Conclusão)

      Concluindo brevemente, segundo Aristóteles, a educação é fundamental, uma vez que desenvolve a segurança e a saúde do Estado. Assim, a educação, para ele, tem por fim a cidade perfeita e o cidadão feliz.

    Que fizemos com a  noção de Educação do século IV Antes de Cristo na  proposta  de  Aristóteles  até hoje ...
🙈🙉🙊

   Naturalmente muitos outros educadores, pensadores da educação trouxeram suas contribuições, novos saberes, mas as ideologias e interesses de uma  educação de massa no Brasil criou raízes em detrimento do florescer do SABER criativo, emancipatório, libertador, que foi perdendo espaço,  apesar da resistência e grandes esforços dos sindicatos da educação,  mobilização da sociedade civil em busca de boa educação entre outras organizações políticas, Organização Sociedade Civil, entidades filantrópicas.... de visão libertária,  continuam na luta PRÓ EDUCAÇÃO DE QUALIDADE , SALÁRIOS DIGNOS PARA OS PROFESSORES, ESCOLAS E UNIVERSIDADES  EM BOM ESTADO DE  CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO EM SUAS INSTALAÇÕES FÍSICAS, LABORATÓRIOS PARA PESQUISAS EQUIPADOS E MAIS  VERBAS PARA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA JÁ !!!!!
     Concluo com essa estatística abaixo, mas creio que as subnotificações são imensas,  até pelas dimensões continentais de nosso país, e outras questões a mais. 
    Quem sabe não cheguemos de fato perto de 15 milhões de iletrados 
...... será 
     O Brasil tem 11 milhões de analfabetos, aponta IBGE. (2020) 

     Tendo em vista que a população brasileira está em 213,3 milhões de habitantes, data de referência julho 2021, segundo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
     É importante ressaltar que o analfabetismo cresce à medida que se coloca uma lupa sobre os grupos de pessoas mais velhas, as desigualdades sociais e a falta de políticas públicas voltadas para PNE (Plano Nacional de Educação)  como  mostram os dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) dados de 2020:
.  Taxa é de 6,6% para brasileiros com 15 anos ou mais
.  Taxa de 7,9% para a população com 25 anos ou mais
.  Taxa de  11,1% para aqueles com 40 anos ou mais
 . Taxa de 18% entre os brasileiros com mais de 60 anos.

Plagiando o querido Aristóteles, faço meu singelo Silogismo :

Todos os homens tem direito à Educação.
Eu sou  humano.
Logo, eu sou  sujeito de direito à Educação.


   Jane




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