terça-feira, 16 de novembro de 2021

# VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO UM RECORTE NA PANDEMIA COVID 19

Resultado de imagem para idoso com máscara covid

 1. O ISOLAMENTO SOCIAL E A VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR

          A pandemia de covid-19 trouxe um aumento nos casos de violências contra a população idosa.  

        A pandemia em seu início com  o isolamento social   revelou  algumas repercussões negativas para a nossa saúde mental,  social,  e tantos outros aspectos  no campo relacional e econômico, apesar de extremamente necessário para contenção do vírus, logo no início da pandemia, seguido de outros cuidados essenciais como uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool gel. É a nossa sobrevivência neste cenário ainda pandêmico.

      Dentre os aspectos que a pandemia nos afeta  destacamos o aumento da violência intrafamiliar contra crianças, adolescentes e mulheres.  A violência contra a pessoa idosa (VCPI) durante a pandemia também vem entrando na pauta das preocupações das políticas públicas, pois está havendo um aumento considerável de denúncias .

2. ESTATÍSTICA DE VCI DE 2019/2020:

     De acordo com dados disponibilizados pelo Disque 100, 2019 para 2020 o número de chamadas para reportar algum tipo de violência contra o idoso foi de 48,5 mil para cerca de 77 mil denúncias; houve um aumento de 53% no número de denúncias.

Ver a imagem de origem

3. NO AUGE DA PANDEMIA INÍCIO DE 2021 AUMENTA O NÚMERO DE VIOLÊNCIA CONTRA  O IDOSO.

     Já em 2021 o Ouvidor Nacional dos Direitos Humanos, relata que, já foram 37 mil notificações de violência contra os idosos, 29 mil delas sobre violência física. 

    A maior parte das vítimas tem entre 70 e 74 anos, 68% são do sexo feminino e 47% dos agressores são os filhos. As ocorrências mais frequentes são maus tratos, exposição a risco à saúde e constrangimento.

   A violência patrimonial, responsável por 9 mil denúncias . A maioria dos casos, segundo, envolvem utilização do cartão de crédito do idoso, empréstimos e transferência de propriedades.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

4- MEDIDAS PROTETIVAS   E   JUDICIAIS PARA OS  IDOSOS

As medidas protetivas previstas no EI ( Estatuto do Idoso) são de largo alcance e de caráter multidisciplinar, abrangendo também o encaminhamento para atendimento na área médica, da assistência social, psicologia e trabalho.

     Estas medidas abrangem tanto o idoso como os demais familiares ou acompanhantes que residem junto com aquele.

   Porém em muitos casos de violência ou maus-tratos doméstico ao idoso, são necessárias medidas judiciais coercitivas e criminalizadoras contra os agressores. 

  Importante ressaltar a Operação Vetus I,  que atua com a Polícia civil em todo país, no combate a violência  contra idosos, ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

  Iniciada em 2020, devido ao aumento crescente de denúncias,  apurou mais de 13 mil denúncias e resultou na prisão de mais de 570 agressores em todo o país. 

   O trabalho também prevê a instauração e conclusão de inquéritos, visitas a abrigos e residências de vítimas, cumprimento de mandados e medidas protetivas.

   A segunda etapa Vetus II está em andamento em 2021.


5-  A VIOLÊNCIA É UM PROCESSO SOCIAL RELACIONAL COMPLEXO E DIVERSO E QUE ATINGE COM MAIS IMPACTO O IDOSO EM FUNÇÃO DE SUA VULNERABILIDADE.

Resultado de imagem para PROCRESSO RELACIONAL VIOLENCIA CONTRA IDOSO

6- PROTEGENDO NOSSOS IDOSOS :

A importância de Compreendermos para combater a violência.

   A importância de reconhecermos os sinais da violência contra o idoso.

  Criarmos um espaço de acolhimento.

Sabermos onde denunciar a violência contra o idoso.

Resultado de imagem para PROCRESSO RELACIONAL VIOLENCIA CONTRA IDOSO

7-  AO LONGO DO TEMPO FOI IMPOSTO AO IDOSO  UM LUGAR SOCIAL DE INVISIBILIDADE.

ALGUMAS QUESTÕES PARA PENSARMOS :


*COMO NOSSA SOCIEDADE VÊ A DIMENSÃO SOCIAL DA VELHICE 


*COMO A CATEGORIA SOCIAL, AS DESIGUALDADES SOCIAIS  INTERFEREM NESTAS RELAÇÕES DE PODER


*COMO A DESQUALIFICAÇÃO SOCIAL DA VELHICE É REFORÇADA SOCIALMENTE


* COMO É BANALIZADA, CALADA, SILENCIADA  PELA SOCIEDADE E FAMÍLIA SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA, ABANDONO, NEGLIGÊNCIA COM ABUSOS


*COMO AS POLÍTICAS PÚBLICAS ESTÃO SE MOBILIZANDO PARA

ATENDE-LOS


*E O PLANEJAMENTO PARA O  FUTURO DE 2050, COM PROJEÇÃO DE  30% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA IDOSA


“ O TEMPO SOBRE O HOMEM, A VELHICE .

O VELHO NÃO TEM ARMAS E NÓS TEMOS QUE LUTAR POR ELES, POIS SÃO A FONTE DE ONDE JORRA A ESSÊNCIA DA CULTURA, PONTO ONDE O PASSADO SE CONSERVA E O PRESENTE SE PREPARA “ 


MARILENA CHAUÍ


Jane

Nenhum comentário:

Postar um comentário