sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

# Hiper-realismo



   O hiper-realismo faz uso de clichés, de imagens pré fabricadas e de alguns elementos do dia-a-dia, mas este tem um sentido inverso, procura conceder o valor das obras particulares. Este apenas retira a imagem massificada, recuperando-a como objecto de arte único.
  Os hiper-realistas, em geral, pretender referir os aspectos mais banais, tais como as cenas e atitudes da família, os detalhes captados pela observação.
  O hiper- realismo é um termo que serve para descrever um sinal de expansão e da cultura pós-moderna, também é um modo de caracterizaras via da realidade, especificamente quando perde a sua habilidade de distinguir a realidade da fantasia, e esta passa a ser um modo de deslocação do hiper-real.
   O Hiper Realismo é um estilo de pintura de quadros que visa alcançar a perfeição nos  mínimos detalhes.     

PINTURAS:

                                                               Alyssa Monks:
hiperrealismo1
hiperrealismohiperrealismo2
hiperrealismo3

   Porém, este estilo artístico vai mais além: assim como a pop art, o que o hiper-realismo propõe é a apropriação dos símbolos da cultura de massa e do cotidiano pela arte. Contudo, ambas as correntes artísticas voltam-se para aspectos diferentes dentro da proposta: a pop art se apropria de objetos estandardizados e ícones do mundo da mídia, enquanto o hiper-realismo busca conferir a algo massificado o valor de obra particular. Retira o objeto de seu circuito habitual - no caso das pinturas de Denis Peterson, isso se dá com a imagem original - e o recupera como objeto de arte. Como bem definiu o também Hiper-realista Richard Thorpe McLean, o que esses artistas fazem é “re-autenticar o evento fotografado como um puro evento pictórico.”
  Pintores como Denis Peterson são a mostra de como artes visuais e fotografia podem conviver harmoniosamente. Ele foi um dos pioneiros no uso das técnicas do hiper-realismo que surgiu entre as décadas de 1960 e 1970 nos EUA.
                                                                           Denis Peterson :
Hyperrealism Paintings by Denis Peterson
denis, fotografia, hiper-realismo, peterson, pintura
denis, fotografia, hiper-realismo, peterson, pintura
denis, fotografia, hiper-realismo, peterson, pintura
Incrível, a perfeição e  sensibilidade.
ESCULTURAS:
Mas não é só na pintura que os artistas se destacam no hiper realismo. Muitos escultures geniais desafiam os olhos do público trazendo imagens espetacularmente reais. um dos mais conhecidos, é o mestre australiano Ron Mueck:
ron mueck 3 Mestres do hiper realismo
Duane Hanson, escultor norte-americano é outro mestre capaz de nos impressionar com o realismo de suas esculturas, que retratam geralmente americanos obesos e urbanos em meio a compras, situações de trabalho ou apenas prostrados com o olhar perdido e triste.
2156466 qgd9a Mestres do hiper realismo
duane hanson man bench Mestres do hiper realismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário