sábado, 15 de fevereiro de 2014

# Surgimento da Arteterapia no processo histórico #

  A arteterapia baseia‐se na crença de que o processo criativo envolvido na atividade  artística é terapêutico e enriquecedor da qualidade de vida das pessoas, tanto das que  experienciam  doenças,  traumas  ou  dificuldades  de  vida,  como  das  que  buscam  desenvolvimento pessoal.    Por  meio  do  criar  em  arte  e  do  refletir  sobre  os  processos  e  trabalhos  artísticos  resultantes, as pessoas podem ampliar o conhecimento de si, dos outros, aumentar sua  auto‐estima,  lidar  melhor  com  sintomas,  estresse  e  experiências  traumáticas,  desenvolver recursos físicos, cognitivos e emocionais e desfrutar do prazer vitalizador do  fazer artístico.” 
                                              Associação Americana de Arteterapia 

   Desde a época das cavernas os homens já se utilizavam do desenho, representando através de imagens o seu vivido, sua organização, suas danças e pinturas de rituais de cura invocando as forças da natureza ficaram impressas nas paredes do tempo.
    O uso terapêutico das artes remonta-se a estas civilizações antigas.
    Mas é com a crise da modernidade , e em especial após a Primeira Guerra Mundial, que a arteterapia, surge como profissão , e com seu corpo próprio de conhecimentos , práticas e pesquisas.
   O projeto iluminista trouxe na época moderna a crença que o desenvolvimento material e moral do homem seria alcançado pelo conhecimento , pela razão. Foi um momento fértil nos ciclos evolutivos da humanidade, momento de expansão de ideologias, movimentos sindicais, culto as fábricas, novas  tecnologias e grande avanço nas  ciência.
  Após a Primeira Guerra Mundial, inicia-se em paralelo ao movimento iluminista, um movimento de mudanças, cuja origem encontra-se na crise da ciência e da verdade. Surge Einstein , com a Teoria da Relatividade que traz para a física moderna  novos paradigmas  até hoje estudados.
    Destaca-se neste período o pai da psicanálise, Freud, que trás o revolucionário conceito de inconsciente, que impôs uma radical  mudança da imagem que o homem tinha de si e Jung  ex discípulo de Freud, que segue seus próprios passos  tornando-se o pai da Psicologia Analítica, ele estava desenvolvendo trabalhos e estudos sobre a produção artística  de seus pacientes, buscando formas alternativas para o tratamento analítico.
   Nos movimentos artísticos vamos encontrar  no fim do século XIX e início do século XX a perspectiva de novas possibilidades para compreensão do homem . Com o  Expressionismo encontramos a busca da emoção  e da subjetividade humana; no Dadaísmo a busca da criança interna e o nonsense  como forma de contraposição a lógica burguesa; no Cubismo, o reconhecimento de que todo fenômeno pode ser visto de diversos ângulos; no Surrealismo de Dali e Breton, Chagall e no teatro do absurdo a busca do inconsciente, do imaginário. Com estes movimentos artísticos neste período , a contestação do real, vinha com formas artísticas assimétricas, deformadas, como linguagens artísticas que expressavam um desejo de contextualizar o momento histórico para trazer ao debate, ao cenário social uma possibilidade de  reflexão deste homem moderno.
  No campo da educação vamos encontrar Piaget, Dewey e Montessori, que se dedicaram ao estudo do desenvolvimento infantil, colocando a educação como um processo de cultivo e incentivo ao desenvolvimento da criança em sua totalidade, surgindo assim a arte educação  nos trabalhos de Victor Lowenfeld e Florence Cane.
   No pós- Primeira Guerra, e principalmente após a Segunda Guerra o mito de que a razão e a ciência seriam as grandes respostas  para o mundo vem abaixo. Há uma crise de conceitos , novos paradigmas surgem e  desmoronam as grandes expectativas que a ciência e a tecnologia suplantariam todas as questões do homem.
   No período  pós  industrial na década de 50, há uma modificação significativa  sobre o status da ciência e da universidade. É nesta época que seguindo o surgimento da Arte educação nos trabalhos de Lowenfeld e Florence Cane que   vem surgir a Arteterapia.
  Na década de 40 a arteterapia firma-se com sua especificidade nos Estados Unidos com o trabalho de Margareth Naumburg.
  Nascida em New York em 1890, artista plástica, assim como sua irmã Florence Cane. Formou-se em psicologia, pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos,  fez estudos de psicologia experimental e parapsicologia na Inglaterra. Em Roma fez cursos sobre o método Montessori de educação infantil. Fez formação psicanalítica e fundou uma escola de vanguarda a Escola Walden.Nesta escola ela defendia a importância da expressão dos conteúdos e motivações inconscientes para a educação e o desenvolvimento da personalidade. Por lá ficou na direção por 10 anos, e em 1928, escrevia A criança e o mundo, livro em que enfatizava a expressão criativa e imaginativa do aluno.
   Margareth fazia palestras falando de suas experiências  em várias instituições de educação, psicologia e psiquiatria.
  Sua primeira pesquisa em arteterapia  foi com crianças com distúrbios de comportamento  , ocorreu quando ela tinha 51 anos, e trabalhava no Instituto de Psiquiatria Estadual de Nova York. Foi em 1947 que publicou a pesquisa “ Estudos sobre a expressão livre na arte de crianças e adolescentes com problemas de comportamento como meio de diagnóstico e terapia “, replubicada em 1973  com o título “ Introdução à arteterapia “, sendo este um marco importante, é a primeira publicação  na área.  Logo após publicou mais três livros: Arte esquizofrênica em psicoterapia em 1950, Arte psiconeurótica: sua função em psicoterapia, em 1953 e Arteterapia  de orientação analítica : princípios e práticas, em 1966. Ficou reconhecida  como a mãe da arteterapia e também como a que utilizou a abordagem psicanalítica  em arteterapia. Também utilizava a abordagem analítica Junguiana principalmente quando se referia a compreensão  do inconsciente e da  sua função simbólica.
  Com muita clareza Margareth falava que o arteterapeuta deve esperar que o próprio cliente atribua significado às imagens simbólicas que produziu. Criticava os arteterapeutas que  davam suas interpretações  para o cliente.
   Em 1969 é criada a AATA – Associação Americana de Arteterapia.

        Jane
Cursando Arteterapia



Bibliografia :  Arteterapia  Gestáltica -      Selma Ciornai -

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