sexta-feira, 7 de março de 2014

# CLARA ZETKIN: MULHER DE NOTÁVEIS IDEAIS E ATITUDES E O DIA INTERNACIONAL DA MULHER #

  Recorrendo a história para entender um pouco sobre o dia internacional da mulher,  comecei a compreender toda a luta que muitas mulheres que nos antecederam passaram para conquistar seu espaço de respeito e dignidade em toda sua trajetória histórica, sempre marcada pela opressão, a desvalorização de seu trabalho e o preconceito de uma sociedade machista .Elas nos deixaram um legado de reivindicações sociais, de luta política e de organização sindical,cooperativista, para darmos prosseguimento.
    Em 8 de março de 1857, houve uma grande greve de operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque, nos Estados Unidos. As tecelãs ocuparam o local de trabalho e reivindicaram melhores condições de trabalho, como redução na carga diária de trabalho para 10 horas diárias ,ao invés de 16 horas, igualdade de salários entre homens e mulheres, além de tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação trabalhista foi contida com violência: as operárias foram trancadas na fábrica e a construção foi incendiada. Com isso, 130 trabalhadoras  morreram carbonizadas.                              
                                                                                         

        Outro fato de efeitos catastróficos foi o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist em Nova York em 25 de março de 1911 foi um grande desastre industrial que causou a morte de mais de uma centena de costureiras que morreram no fogo ou se precipitaram do edifício. Este incêndio iria contribuir para a especificação de critérios rigorosos sobre as condições de segurança no trabalho e para o crescimento dos sindicatos.


    A Triangle Company ocupava os três últimos andares do edifício Asch, de dez andares, que fazia esquina entre as ruas Greene Street e Washington Place, e empregava cerca de 600 trabalhadores, a maioria constituída por mulheres jovens  imigrantes  que trabalhavam 14 horas por dia, em semanas de trabalho de 60-72 horas, costurando vestuário por modestos salários entre os 6 e os 10 dólares por semana.Na hora do incêndio , por falta de saídas adequadas , muitos morreram ou se atiraram dos andares.
   Ao final do incêndio o total de mortos foi de 146, sendo que 91 morreram  carbonizados no incêndio e 54 nas queda
  O incêndio da Triangle Shirtwaist é muitas vezes associado à origem do Dia Internacional da Mulher.
   Esta data de 08 de março, ficou determinada para comemoração do dia internacional da mulher, mas há algum tempo vários movimentos feministas vinham fazendo protestos contra a exploração de seus trabalhos, o salário menor do que o do homem e uma carga horária exaustiva, e ambientes insalubres para o trabalho.
 
   A Ativista Clara Josephine Zetkin, (1857-1933), alemã, membro do Partido Comunista Alemão professora, jornalista, deputada em 1920, militava junto ao movimento operário e se dedicava à conscientização feminina. Fundou e dirigiu a revista Igualdade, que durou 16 anos (1891-1907).  A sua proposta de criar o dia internacional da mulher acontece em 1910, um ano ano de acontecer este incêndio na fábrica de tecidos em New York.
   Ao participar do II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhagen, em 1910, Clara Zetkin propôs a criação de um Dia Internacional da Mulher sem definir uma data precisa. Contudo, há controvérsias históricas se Clara teria proposto o 8 de Março para lembrar operárias mortas no incêndio em Nova Iorque em 1857. 
   É muito provável que o sacrifício das trabalhadoras da fábrica de tecidos tenha se incorporado ao imaginário coletivo da luta das mulheres. Mas o processo de instituição de um Dia Internacional da Mulher já vinha sendo elaborado pelas socialistas americanas e européias há algum tempo e foi ratificado com a proposta de Clara Zetkin.
       Em 26 de agosto de 1910, durante uma conferência internacional de mulheres socialistas realizada na Casa do Povo (Folket Hus), em Copenhagen, Clara Zetkin lançou a ideia de criar um DIA  INTERNACIONAL DA MULHER.

      A data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975, por um decreto.
    Felizmente, o Brasil nos últimos anos tem avançado bastante na busca pela igualdade efetiva entre homens e mulheres, principalmente no mercado de trabalho.
       AVANTE  MULHERES !!!!
File:GDR-stamp Clara Zetkin 1957 Mi. 592.JPG    Bjus a todas as mulheres que no anonimato de seu dia faz a diferença  e aquela que se destaca nas lutas políticas, literárias, intelectuais, das artes, do jornalismo, enfim  a estas que acreditam que seu saber vai fazer a diferença, vai dar um sentido a sua vida e a do outro, parabéns!!! Pois entendendo  assim o nosso papel, não só de gênero mais de  humanos,  estamos em busca do sentido da vida e do nosso auto conhecimento. 

Jane




Nenhum comentário:

Postar um comentário