Os projetos
sociais nascem do desejo de
mudar uma realidade através de ações que visem a promoção social de seus usuários.
A Promoção Social, trabalha com a proposta de promover o ser humano e, acima de tudo, oferecer-lhes condições para superar suas dificuldades econômicas, sociais, morais e espirituais em que momentaneamente se encontra; é auxiliá-los a ultrapassar suas limitações, reconhecendo que essas limitações, embora características da sua atual personalidade, têm caráter transitório: nenhum ser foi criado para o mal ou para os infortúnios eternos.
Promover o ser humano é fazê-lo sentir-se livre e responsável pelo próprio destino, descortinando-lhe as imensas possibilidades adormecidas dentro de si mesmo e que precisam ser trabalhadas por meio do esforço próprio, para que ele adquira tudo o de que necessita não só em termos materiais, mas, principalmente, espirituais.
Os projetos sociais são pontes entre o nosso desejo ou de um grupo e a
realidade que queremos envolver com nossos ideais de compartilhar um pouco do que aprendemos com pessoas que não tem acesso a informação e aos serviços e ações que as políticas públicas não conseguem atingir, para que estas tenham a oportunidade de ter uma qualidade de vida que lhes garantam os seus direitos humanos e sociais, geralmente denominamos ou rotulamos estas pessoas de excluídos sociais.
O sociólogo José de Souza Martins considera que o conceito exclusão (inconceituável, impróprio, vago e indefinido) veio substituir a idéia sociológica de “processo de exclusão”, atribuindo-se mecanicamente todos os problemas sociais e distorcendo a questão que pretende explicar. Assim, talvez pudéssemos negar a existência da exclusão: o que existem são vítimas de processos sociais, políticos e econômicos excludentes. Quando concebida como um estado fixo fatal e incorrigível e não como expressão de contradição do desenvolvimento da sociedade capitalista, a exclusão cai sobre o destino dos pobres como uma condenação irremediável .
Em linhas gerais, podemos dizer que projetos sociais são ações
estruturadas e intencionais, de um grupo ou organização social, que partem da reflexão e
do diagnóstico
sobre uma determinada problemática e buscam contribuir, com algumas medidas, para que haja uma ressignificação daquela situação identificada quer seja de desajuste familiar, abandono familiar , moradores em situação de rua, jovens envolvidos com drogas, prostituição de menores, enfim, quantas situações problemas temos em nossa sociedade ? Precisamos ter um olhar mais voluntarioso para o coletivo, para as situações das vítimas dos processos excludentes da sociedade.
Quando nos envolvemos nas causas sociais precisamos elaborar um projeto que implique em diagnosticar uma realidade social, identificar contextos sócio-históricos, compreender relações institucionais, grupais e comunitárias e, finalmente, planejar uma intervenção, considerando os limites e as oportunidades para a transformação social.
Quando nos envolvemos nas causas sociais precisamos elaborar um projeto que implique em diagnosticar uma realidade social, identificar contextos sócio-históricos, compreender relações institucionais, grupais e comunitárias e, finalmente, planejar uma intervenção, considerando os limites e as oportunidades para a transformação social.
Quando participamos de Projetos Sociais, como voluntários no Terceiro Setor, só a boa vontade não é suficiente para o desenvolvimento de suas ações, acreditamos que ela ajuda mas o conhecimento técnico dos mecanismos e processos sociais são fundamentais para elaboração de um projeto social.
O planejamento, a avaliação das ações devem ser constantemente revistas, discutidas entre os diversos participantes para que as dúvidas e sugestões venham acrescentar qualidade, eficiência e eficácia ao projeto social.
O planejamento, a avaliação das ações devem ser constantemente revistas, discutidas entre os diversos participantes para que as dúvidas e sugestões venham acrescentar qualidade, eficiência e eficácia ao projeto social.
É neste sentido, na busca de ações que acolham nossa clientela que devemos procurar oferecer em nosso projeto social, ações voltadas para: letramento de adultos, educação para saúde, grupo de acompanhamento de hipertensos e diabéticos, reforço escolar para crianças e jovens, inclusão digital, orientação jurídica, educação infantil, grupo de convivência com a terceira idade, cursos profissionalizantes, oficinas de artesanato, encaminhamento para exames e consulta médica, orientação a gestantes, oferecimento de um lanche ou sopa, oficinas de arteterapia, oficinas de reciclagem, oficinas de doces e salgados, oficinas de expressão corporal, entre outros que venham trazer a promoção da autoconsciência de nossa clientela na busca de sua transformação, encontro com sua autoestima e inclusão social. É o conhecimento que liberta, abrindo as portas para que oportunidades mais saudáveis emocionalmente façam parte deste contexto e do nosso cotidiano. Se não podemos oferecer muitas opções de oficinas em nosso projeto, comecemos com uma ação que seja modesta , mas que se seja bem planejada. Melhor uma pequena ação do que muitas que não conseguem dar qualidade ao projeto, apenas quantidade.
No desenvolvimento do processo de acompanhamento de nossos usuários precisamos cumprir etapas, que são: Triagens e Entrevistas, para estudo social; Elaboração de plano para melhorar as condições sócio emocionais da família; Acompanhamento individual; Visitas Domiciliares; Atividades recreativas e ocupacionais; Educação para a saúde ; Sensibilização para o meio ambiente; Campanhas de caráter epidêmico...
Reuniões bimensais ou trimestrais com todo o grupo de voluntários devem ser feitas , em atmosfera fraterna, com dinâmicas de grupos, apresentação de suas experiências para o grupo, apresentação de fotos, filmagens apresentadas no data show para que a troca de experiências fortaleça e motive os participantes do projeto social
No desenvolvimento do processo de acompanhamento de nossos usuários precisamos cumprir etapas, que são: Triagens e Entrevistas, para estudo social; Elaboração de plano para melhorar as condições sócio emocionais da família; Acompanhamento individual; Visitas Domiciliares; Atividades recreativas e ocupacionais; Educação para a saúde ; Sensibilização para o meio ambiente; Campanhas de caráter epidêmico...
Reuniões bimensais ou trimestrais com todo o grupo de voluntários devem ser feitas , em atmosfera fraterna, com dinâmicas de grupos, apresentação de suas experiências para o grupo, apresentação de fotos, filmagens apresentadas no data show para que a troca de experiências fortaleça e motive os participantes do projeto social
É importante começarmos com um histórico do nosso objeto de estudo, descrevendo como surgiu a ideia de realizá-lo, qual a sua importância e
seus principais objetivos, o número de pessoas envolvidas, a qual público ele
se destina e, finalmente, em que período e local ocorrerá.
Perguntas relevantes: O que
é o projeto? Qual seu objetivo geral? Quais são os principais envolvidos? Qual o público-alvo? Quando e onde será realizado? Em que contexto se insere o projeto? Qual
sua importância neste contexto? Por que foi pensado e proposto? Qual seu
histórico (se houver)? Qual seu diferencial? Quem pode fazer parceria conosco ?
Objetivo : Indicação dos resultados que se pretende atingir, dos
produtos finais a serem elaborados, bem como dos benefícios da ação ou
atividade desenvolvidas, se possível a curto, médio e longo prazo.
Faça um pequeno parágrafo
com o objetivo geral e organize em tópicos os específicos. Os objetivos
específicos geralmente iniciam com um verbo e devem ser claros e sucintos.
Perguntas relevantes: O que pretende com o projeto? Para que foi
pensado e proposto? Quais são os benefícios educacionais, doutrinários,
culturais, sociais derivados do projeto? Quais e quantas pessoas posso contar como voluntárias para dar conta do projeto? Quem vai abraçar minhas idéias? Como divulgar meu projeto ?
Metas a atingir: Resultados previstos. Apresentação dos resultados a serem atingidos pelo projeto.
Metas a atingir: Resultados previstos. Apresentação dos resultados a serem atingidos pelo projeto.
Muito importante são os resultados, que devem ser mensuráveis e revelar o alcance dos objetivos específicos. Sempre que
possível apresente dados quantitativos, tais como: número de participantes nas
atividades nos eventos comemorativos, público atingido. Eles serão os
indicadores para a verificação do cumprimento do projeto e sua avaliação.
Perguntas relevantes: Quais são as metas a serem atingidas a partir
dos objetivos do projeto? Quais os resultados finais do projeto?
Público
alvo :Identificação do(s) público(s) ao qual o projeto
se destina, presumindo, sempre que possível, uma quantidade direta e indireta
do público a ser atingido.
Observe por um período , analise as demandas, ouça as pessoas envolvidas, e depois faça uma análise diagnóstica do que observou e planeje suas ações.
Etapas de
Execução - Bases Metodológica e Operacional
É o Detalhamento das etapas
de realização do projeto.
Como fazer: Para elaborar a estratégia de ação volte
aos itens “objetivos” e “resultados previstos” e liste todas as atividades que
serão necessárias para atingi-los. Ordene as ações por etapas de realização e
preveja o tempo de duração de cada uma. Liste também os serviços a serem
desenvolvidos em cada etapa.
Sempre devemos observar a oportunidade de fazermos a integração de nosso público com a sua família, se tempos um número de vagas restrito, por exemplo, só podemos atender a 50 famílias e 30 crianças e adolescentes, é interessante que durante eventos de educação para saúde possamos convidar também alguns membros da família para participarem do evento, ou fazermos um encontro cuja temática seja sobre relacionamento familiar e cada membro do projeto poderá trazer um convidado da família, procurando atender o caráter informativo, preventivo e de proteção a família na tentativa de fortalecer os vínculos familiares. Esta integração irá nos ajudar a entender um pouco mais a dinâmica familiar de nossa clientela.
A estratégia de ação do projeto deve ser coerente com os itens orçamento e cronograma.
Sempre devemos observar a oportunidade de fazermos a integração de nosso público com a sua família, se tempos um número de vagas restrito, por exemplo, só podemos atender a 50 famílias e 30 crianças e adolescentes, é interessante que durante eventos de educação para saúde possamos convidar também alguns membros da família para participarem do evento, ou fazermos um encontro cuja temática seja sobre relacionamento familiar e cada membro do projeto poderá trazer um convidado da família, procurando atender o caráter informativo, preventivo e de proteção a família na tentativa de fortalecer os vínculos familiares. Esta integração irá nos ajudar a entender um pouco mais a dinâmica familiar de nossa clientela.
A estratégia de ação do projeto deve ser coerente com os itens orçamento e cronograma.
Perguntas relevantes: Qual
a programação do projeto? Como ele será realizado? Existem etapas distintas?
Quais? Quem são os responsáveis por cada etapa? Que atividades
desenvolverão? Qual base teórica e pedagógica seguirei em meu projeto? Como serão realizadas? O espaço físico é adequado ? As condições de higienização para servir os alimentos está adequada ?
As atividades doutrinárias, religiosas, caso aconteça, devem estar articuladas com as diretrizes da instituição em que o projeto está inserido.
Avaliação dos resultados é a apresentação de indicadores para avaliação do projeto.
Avaliação dos resultados é a apresentação de indicadores para avaliação do projeto.
O que
precisa ser avaliado? Como pode ser avaliado? Como será apresentada esta
avaliação? E para quem?
Cronograma : O cronograma situa no tempo as ações ou procedimentos necessários para a
realização do projeto. Deve ser apresentado em forma de tabela, por itens e não
em texto. Como fazer: O cronograma é consequência da “estratégia de ação”.
Desenhe uma tabela contendo as etapas do projeto e seu período de execução
(semana, quinzena ou mês).
Orçamento :É a Indicação dos recursos financeiros necessários para execução do projeto,
com valores unitários e totais.
Como fazer: O orçamento também deve ser
apresentado em forma de tabela, por itens e não em texto. Sugere-se que o
orçamento pelo menos indique: item, valor unitário, quantidade e valor total. Qual o custo de cada etapa do cronograma? Quais valores unitários e totais? Quais são as fontes previstas? Quanto
será solicitado a cada fonte? Qual o valor total do projeto? Posso organizar um bazar com doações dos voluntários para manter uma renda para sustentar o projeto? Posso fazer pizzas congeladas para vender e reverter o dinheiro para o projeto ? Tem algum membro do grupo de voluntário que tem alguma habilidade para fazer doces ou salgados e colocar na cantina da instituição e ficar com uma parte do lucro para o projeto ? Cada membro voluntariado pode contribuir com alguma quantia simbólica? Por certo muitas idéias vão surgir entre os voluntários.
Plano de
Comunicação: Indique como o projeto será divulgado. Procure
sempre fazer o registro histórico de suas atividades, através de fotos e
relatórios e mantenha no arquivo da instituição para conhecimento das novas
gerações. Sempre que acontecer algum evento, fotografe, e faça um cartaz com as fotos dos participantes do projeto. Organize um calendário de aniversários e bimestralmente cante parabéns para os usuários. O acolhimento através de pequenas ações agrega os participantes na proposta do projeto social.
Mantenha sempre contato com a Coordenação de
suas atividades. Sugira, avalie, participe de reuniões de
capacitação, assim todos crescem no projeto social.
O gestor do projeto social terá um melhor desempenho em suas atividades tendo este perfil :
O gestor do projeto social terá um melhor desempenho em suas atividades tendo este perfil :
1-Capacidade de compreensão do contexto social, político e institucional em que se dá a ação
2- Capacidade de comunicação e de negociação.
3- Capacidade de definir, delegar e cobrar as responsabilidades e tarefas.
4- Capacidade de coordenar o processo global da ação.
5- Capacidade de avaliação e agilidade para propor mudanças e correções.
6- Capacidade de motivar as pessoas, de administrar conflitos e
frustrações, de gerenciar o trabalho em equipe.
7- Capacidade de valorizar e de promover a visibilidade do projeto e de seus
resultados.
8-Capacidade de sempre agradecer a oportunidade do trabalho no bem, de ser humilde e brando na seara do grande Coordenador.
Teve uma ideia ? Se sentiu tocada (o) por uma situação problema que você acha que é capaz de transformar, de levar uma reflexão, um acolhimento ? Vá em frente, faça a diferença chame amigos para compartilhar !!!
Seja um voluntário !!!
Juntos somos infinitamente MAIS !!
Jane
Mestre em Serviço Social
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