domingo, 26 de agosto de 2012

# FÉ E PENSAMENTO.




  Algumas considerações de uma pesquisa sobre o tema fé.

“Tens fé? Tem-na em ti mesmo, diante de Deus.

Paulo. (Romanos, capítulo 14, versículo

"Em qualquer fase da vida,

Quando a prova te apareça,

Tempestade ou mágoa espessa Ao peso de férrea cruz,

Recorda que o Céu te envia Mais amparo do que pensas,

Mesmo nas trevas mais densas, Deus te acende nova luz."

Maria Dolores

Nos múltiplos séculos que vivemos no obscurantismo e prepotência a fé cega, somam-se as graves transformações que ora verificamos no comportamento humano, vemos exuberantes conquistas tecnológicas da inteligência nos trazendo a ilusão que parece haver solucionado os magnos problemas da vida humana.


O excesso de notícias rápidas, mais detalhadas, quando de referência ao crime e a hediondez, produz desgaste emocional, quase sempre desequilibrando o indivíduo, que se torna indiferente ante o que sucede no mundo ou se equipa de violência para defender-se, sem a necessária sabedoria para administrar-lhe o conteúdo, a fim de ficar em paz.

   O homem então transferiu-se do totalitarismo da fé para o servilismo da descrença.Saiu da cilada do aceitar sem se questionar para o indagar sem fim,para raramente aceitar o poder da fé , ficando no limbo só das dúvidas e do ceticismo.

Geralmente se considera a fé como mera crença em certos dogmas religiosos, aceitos sem exame. Mas a verdadeira fé está na convicção que nos anima e nos arrebata para os ideais elevados. Há a fé em si próprio, em uma obra material qualquer, a fé política, a fé na pátria.

É cega a fé religiosa que anula a razão e se submete ao juízo dos outros, que aceita um corpo de doutrina verdadeiro ou falso, e dele se torna totalmente cativa. Na sua Impaciência e nos seus excessos, a fé cega recorre facilmente à perfídia, à subjugação, conduzindo ao fanatismo. Ainda sob este aspecto, é a fé um poderoso incentivo, pois tem ensinado os homens a se humilharem e a sofrerem. Pervertida pelo espírito de domínio, tem sido a causa de muitos crimes,

Querer substituir a razão pela fé é ignorar que ambas são solidárias e inseparáveis, que se consolidam e vivificam uma à outra. A união de ambas abre ao pensamento um campo mais vasto: harmoniza as nossas faculdades e traz-nos a paz interna.

Muitos crêem em coisas, mas não querem pôr sua confiança em suas crenças. Isto não é fé. A verdadeira fé é atingida quando as pessoas sabem no que crêem, porque crêem nisso, e são devotados a agir por suas crenças. Tiago 2:14-26 mostra que tal ação é necessária de modo a exercer a fé que agrada a Deus. Quando a verdadeira fé existe, ela permanece como o embasamento para a esperança, e dá os meios pelos quais podemos ser agradáveis a Deus (Hebreus 11:1,6).

A falta de tempo para auto realização conduz a ansiedade responsável pela insafisfação e posteriormente, ao transtorno comportamental correspondente.
 Os vícios são cruéis mecanismos emocionais a que o ser se adapta, permitindo-lhe a vigência e soberania nas paisagens da emoção.

O ódio, o ressentimento, a amargura, a inveja, o ciúme, constituem herança trágica , que culmina em grandes batalhas mentais que chegam a via de fato na realidade objetiva, ceifando as vidas que lhes caem nas armadilhas perversas.

DEPRESSÃO: é a reação da alma que não aceitou sua realidade pessoal como ela é, estabelecendo um desajuste interior que a incapacita para viver plenamente. Trazendo a Insatisfação crônica. Construindo estufas psíquicas . As pessoas Vivem, mas não sabem existir.
Perguntas que devemos nos fazer ?
1-O que desejo realizar ? 2-Que aspirações motivam minha vida?

3-Onde quero chegar? 4-O que espero alcançar em mim?

Estas perguntas nos ajudarão a:Visualizar nosso futuro = Sustentar nossos ideais # Melhorar nossa relação conosco # Alcançar clima de serenidade e responsabilidade

Leon Denis
A fé é a confiança da criatura em seus destinos, é o sentimento que a eleva à infinita Potestade, é a certeza de estar no caminho que vai ter à verdade. A fé cega é como farol cujo vermelho clarão não pode traspassar o nevoeiro; a fé esclarecida é foco elétrico que ilumina com brilhante luz a estrada a percorrer

- A fé viva não é patrimônio transferível. É conquista pessoal. - André Luiz
A fé é parte ativa da natureza espiritual do homem, cujo combustível deve ser mantido através da oração, da meditação freqüente e do esforço por preservá-la.
Quando fazemos nossas preces, nos perguntamos:
O que me falta fazer para ser feliz? Onde estou errando ? Será uma obsessão que me persegue ? Porque me encontro asssim ?
Informação – consola e instrui – A Transformação liberta e moraliza.
A teoria impulsiona a busca de novos valores. A reeducação dos sentimentos enseja a paz interior.

O pensamento é a janela para a realidade. Sentimento ponto de encontro com a VERDADE

E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz.” — (LUCAS
  PENSAR

Pensar- significa sopesar, por na balança para avaliar o peso de alguma coisa, ponderar

O pensamento é poder criador de grande intensidade. É ele que gera nossas palavras e nossas ações; com ele construímos o edifício grandioso ou miserável de nossa vida. O pensamento, funde ou destrói instituições, pessoas, impérios ou consciências.

Essas correntes de partículas mentais nascidas de emoções, desejos, opiniões e vontades, constrói em torno de nós, cenas em forma de quadros vivos que são percebidos em flashes ou imagens seriadas, ou cenas contínuas que nos colocam em sintonia com todas as mentes que harmonizam com os pensamentos que exteriorizamos

A mente é o espelho da vida em toda parte, pois o pensamento cria a vida que procuramos, através do reflexo de nós mesmos.

Só a pessoa que tem amor a si mesmo é capaz de compreender a importância do pensamento criativo.

O amor radica-se no imo de todos os seres pensantes, esperando somente ser identificado para realizar o seu mister para o qual se destina.

O amor é um garimpo de diamantes estelares que deve ser explorado. Possui gemas de diferentes qualidades e valores muito diversos.

Joanna de Angelis fala que Jesus viveu o amor a si mesmo , á medida que se entregava ao proximo e a humanidade.

Amor a si mesmo é desenvolvido através da meditação e da auto análise, porque torna nossa mente lúcida,dando-nos oportunidade de reparação.

De onde vem esta falta de amor a nós mesmos?
Conflitos da infância, frustações acumuladas, projetos não consumados,complexos de inferioridade,insegurança, fugas psicológicas.O amor a si mesmo desempenha uma ação terapêutica porque liberta dos conflitos da autopunição, da autocensura e da autocompaixão.
Raiva e ressentimento- Gigantes da alma

Como posso desenvolver este sentimento de autoamor ?
Momentos de solidão, reflexão, música, caminhada, contato com crianças, animais, plantas,flores. Este contato nos remete a nossa essência e nos mostra os nossos limites e possibilidades e assim vamos afastando o nosso egoísmo e a sensação de posse de domínio e soberba.

É esta luta interior que solicita a alteração dos pensamentos. Alteração que exige persistência, coragem, determinação.

Dr. Dráuzio Varella, recomenda que Se não quiser adoecer, há que se tomar algumas decisões importantes. a) Tome decisões – pessoa indecisa permanece na angústia; b) Busque soluções – pessoas negativas não enxergam soluções; c) Confie – sem confiança, não há relacionamento durável; d) Não viva sempre triste – a alegria recupera a saúde.

comecemos desde já a pensar melhor.
 Alteremos o rumo dos pensamentos: da intolerância para a compreensão; da inveja para a solidariedade; do medo para a decisão; do egoísmo para o amor. E viveremos melhores.


Finalizando com a história de Meimei:

Três rapazes suspiravam por encontrar o Senhor, a fim de fazer-lhe rogativas.
Depois de muitas orações, eis que, certa vez, no
campo em que trabalhavam, apareceu-lhes o carro do Senhor, guiado pelos anjos.
Radiante de luz, o Divino Amigo desceu da carruagem e pôs-se a ouvi-los.
Os três ajoelharam-se em lágrimas de júbilo e o primeiro implorou a Jesus o favor da riqueza. O Mestre, bondoso, determinou que um dos anjos lhe entregasse enorme tesouro em moedas, O segundo suplicou a beleza perfeita e o Celeste Benfeitor mandou que um dos servidores lhe desse um milagroso ungüento a fim de que a formosura lhe brilhasse no rosto. O terceiro exclamou com fé:
— Senhor, eu não sei escolher... Dá-me o que for justo, segundo a tua vontade.
O Mestre sorriu e recomendou a um dos seus anjos lhe entregasse uma grande bolsa.
Em seguida, abençoou-os e partiu...
O moço que recebera a bolsa abriu-a, ansioso, mas, oh! desencanto!... Ela continha simplesmente uma enorme pedra.
Os companheiros riram-se dele, supondo-o ludibriado, mas o jovem afirmou a sua fé no Senhor, levou consigo a pedra e começou a desbastá-la, procurando, procurando...
Depois de algum tempo, chegou ao coração do bloco endurecido e encontrou aí um soberbo diamante. Com ele adquiriu grande fortuna e com a fortuna construiu uma casa onde os doentes pudessem encontrar refúgio e alivio, em nome do Senhor.
Vivia feliz, cuidando de seu trabalho, quando, um dia, dois enfermos bateram à porta. Não teve dificuldade em reconhecê-los. Eram os dois antigos colegas de oração, que se haviam enganado com o ouro e com a beleza, adquirindo apenas doença e cansaço, miséria e desilusão.
Abraçaram-se, chorando de alegria e, nesse instante, o Divino Mestre apareceu entre eles e falou:
— Bem-aventurados todos aqueles que sabem aproveitar as pedras da vida, porque a fé e a perseverança no bem são os dois grandes alicerces do Reino de Deus. (Meimei, do livro "Pai Nosso", 14, FCXavier, FEB)

BY: Jane

Nenhum comentário:

Postar um comentário