sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

# NA NEUROSE OU NA PSICOSE ? #


           
   Muitas vezes usamos de forma ofensiva ou pejorativamente  a palavra "neurótico". Muitos usam a palavra "neurose" como sinônimo de loucura, o que não procede.
  Somos todos nós neuróticos em sua grande maioria. Alguns com sintomas mais complexos e outros com neuroses mais lights, bem administradas pelo ego.
   Nada tem a ver com o tom ofensivo que é usado no senso-comum. É apenas uma forma de existir, de se expressar no mundo.
         A Neurose é uma reação exagerada do sistema emocional em relação a uma experiência vivida , uma reação vivencial. A Neurose é uma maneira da pessoa SER e de reagir à vida.
        Essa maneira de ser neurótica significa que a pessoa reage à vida através de reações vivenciais não normais; seja no sentido dessas reações serem desproporcionais, seja pelo fato de serem muito duradouras, seja pelo fato delas existirem mesmo sem que exista uma causa vivencial aparente.
Quadros clínicos comuns à Neurose:
Transtorno Obsessivo Compulsivo; Histeria; Transtornos Ansiosos; Transtornos Fóbicos; Pânico; Quadros Depressivos , entre outros.
(As Good as it Gets , FILME TRADUZIDO PARA -Melhor é Impossível RETRATA BEM OS SINTOMAS NEURÓTICOS VIVIDOS PELO PERSONAGEM INTERPRETADO POR JACK NICHOLSON -1997  -TRAILER-)
        Já a Psicose é um transtorno psiquiátrico. Uma das principais características evidente num indivíduo com esse distúrbio, é a desconexão com a realidade, que se revela em alucinações, delírios, e comportamento inadequado.Há assim mudança de personalidade e a presença de pensamentos desorganizados. Estes comportamentos são frequentemente acompanhado por uma falta de "crítica" ou de "insight" que se traduz numa incapacidade de reconhecer o caráter estranho ou extravagante do seu comportamento. Desta forma surgem também dificuldades de interação social e em cumprir normalmente as atividades de vida diária.
            Algumas considerações tópicas sobre a neurose e a psicose.
Neurose:
- Fator de predominância da influência da realidade.
-Fuga da vida real.
- Ego se dispõe à repressão de um impulso instintual.
- Não repudia a realidade, mas a ignora.
-  Na neurose, geralmente se contenta em evitar o fragmento de realidade que o incomoda e  protege-se  de entrar em contato com ele.
- Cria um mundo de fantasia, que fica separado do mundo externo real, onde haure o material para construções de desejo, que liga-se a um fragmento da realidade.
Psicose:
-Repudia a realidade e tenta substituí-la.
-A transformação da realidade é executada sobre os precipitados psíquicos de antigas relações com ela.(traços de memória, idéias, julgamentos) é uma relação aberta.
-Esta relação aberta gera alucinações, delírios, ansiedades, que se processam no remodelamento que é levada contra as forças que se opõe à sua percepção da realidade.
-Na psicose o mundo da fantasia é o depósito que derivam os materiais para se construir, remodelar o imaginário mundo externo e colocar-se no lugar da realidade externa.
       O equilíbrio mental pode ser considerado um equilíbrio instável, que pode ser perturbado pelo efeito de alterações que ocorrem dentro das redes comunicativas nas quias os indivíduos interagem.
          Causas como uma perda, uma desilusão, uma tarefa difícil, podem desencadear um conflito e esse conduzir à neurose. Estes acontecimentos conflituosos, podem adquirir características tanto por seu caráter quantitativo, quanto por seus aspectos qualitativos, ou seja, pela significação que o acontecimento atual desencadeou nos conteúdos inconscientes de um dado indivíduo, em  um dado momento de sua vida.
        Do ponto de vista do ego, a neurose consiste na quebra do equilíbrio dinâmico do sujeito gerando o estabelecimento de um conflito que perturba sua adaptação, tornando-se um fator desencadeante para a manutenção deste estado.
         O conflito atual, produz um estado de mal estar e tensão que determina muitas vezes, uma regressão a antigas formas de adaptação que são os pontos de fixação.
         Todo sintoma neurótico é uma tentativa de expressão de um fragmento do passado que volta a manifestar-se. Um sintoma é uma sequência de mensagens que, pela natureza do processo expressa afirmações ou mensagens que serão decodificadas pelo analista.
          O sintoma é um retorno da verdade. Ele não se interpreta a não ser na ordem do significante, que só tem sentido em sua relação com outro significante.
     Quanto a neurose obsessiva, Freud  comenta que as idéias obsessivas são autoacusações transformadas que reemergiram da repressão em algum momento da infância, que relaciona-se com o desenvolvimento da libido.
         Quando ocorre a frustração  quanto ao objeto de desejo, pode haver  o surgimento da neurose, onde neste momento envolve uma renúncia ao objeto real. A libido que é retirada deste objeto de desejo, agora renunciado, reverte-se para um objeto que é fantasiado, ou está de alguma forma reprimido.Esta energia investida neste objeto , persiste no sistema inconsciente.
         O psicótico, não vive a angústia, as dores e conflitos de sua existência, tem a impossibilidade de construir um sentido, um laço com o social.Já com o neurótico, mesmo com sua relação aflitiva, traumática, consegue fazer laços com o social e sua fala de forma mais inteligível propicia um trabalho de análise e tratamento mais favorável.

 Jane      (Trabalho de Estruturas Clínicas I)

sábado, 21 de dezembro de 2013

Nunca percas a esperança - Joanna de Ângelis- Vida Feliz- Lição CXIII


Nunca percas a esperança.
Haja o que houver, permanece confiando.
Se tudo estiver contra, e o insucesso te ameaçar com o
 desespero, ainda aí espera a divina ajuda.
Somente nos acontece o que será de melhor para nós.
A lei de Deus é de amor. E o amor tudo pode, tudo faz.
Quando pensares que o socorro não te chegará em tempo, se continuares esperando, descobrirás, alegre, que ele te alcançou minutos antes do desastre.
Quem se desespera já perdeu parte da luta que irá travar, avançando prejudicado.

Joanna de Ângelis, do livro Vida Feliz, página 133. Psicografia de Divaldo P. Franco

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

# Ron Mueck - Making of - Exposição Fundação Cartier setembro 2013 #


Revolucionário na arte da escultura, 

hiper-realista, RON MUECK, nasceu em Melbourne, na Austrália, em 1958.


   Surpreendente os detalhes da obra de Ron, me pergunto, o que leva uma pessoa a ser tão hiper-realista? Técnica, habilidade, dom, é escultor, é  artesão ? Pode ser tudo junto e misturado, acho incrível suas obras , mas me lembro de  Pablo Picasso, que era um pintor realista , expressionista entre outras fases e  influenciado por várias escolas artísticas.Penso no trabalho que ele teve de descontruir tudo para se tornar o gênio do cubismo. Enfim GÊNIOS são GÊNIOS, nós pobres mortais ficamos aqui a admirar. .
Um pouco da vida e obra de Ron Mueck que achei na net:

     " Ron Mueck é um escultor australiano hiper-realista que ultiliza efeitos especiais cinematográficos para criar obras de arte. São incrivelmente realistas e se não fosse o tamanho das esculturas seria fácil confundi-las com pessoas. Embora altamente detalhados, estes objetos geralmente eram concebidos para serem fotografados a partir de um ângulo específico para esconder a bagunça da construção vista do outro lado. Porém, Mueck queria produzir esculturas cada vez mais realistas, perfeitas de todos os ângulos.
   Em 2002 sua escultura mulher grávida, foi comprada pela National Gallery of Australia por $ 800,000. Mueck nasceu em 1958 e cresceu vendo os pais construírem brinquedos.
   A primeira reação perante uma obra de Ron Mueck é de espanto. A nossa admiração surge quase instintivamente ao examinarmos os pormenores dos corpos humanos que invariavelmente são o tema das suas esculturas. Será o autor um artista ou apenas um excelente artesão - um técnico? É o próprio quem se coloca à margem desta polémica: "Jamais quis ser um escultor. Não sei bem porque faço isto mas não me imagino a fazer outra coisa. Não me considero um artista, isto é simplesmente a única coisa que sei fazer."
   Na verdade Mueck é um criador de marionetas. Natural da Austrália, instalou-se em Londres em 1983 para trabalhar com Jim Henson, o famoso criador da Rua Sésamo e d'Os Marretas. A experiência que adquiriu fez com que se aventurasse no mundo da publicidade como fabricante de manequins. A partir daqui a sua história é semelhante a um conto de fadas... Em 1996 a pintora portuguesa Paula Rego, há muito radicada em Londres, conheceu Mueck e encomendou-lhe um manequim de Pinóquio para um dos seus trabalhos. O modelo que executou era de tal modo expressivo que a pintora o guardou para si no seu atelier onde, algum tempo mais tarde, foi descoberto pelo coleccionador de arte Charles Saatchi. O marionetista viu-se assim retirado do mundo da publicidade e lançado inesperadamente para o meio artístico.
    A sua entrada na cena artística foi um verdadeiro escândalo! Uma das primeiras obras que apresentou foi uma escultura do seu pai, recentemente falecido, todo nu. Plena de realismo, a escultura tinha outra característica ainda mais chocante: não media mais do que 1 metro de comprimento. Que ideia macabra era aquela? Longe de ser escandalosa, tratou-se de um sentido ato de amor.
   Esta é uma das enormes virtudes das obras de Ron Mueck: a fragilidade dos seres humanos apresentada de um modo cru, não seres humanos perfeitos mas precisamente o contrário. É essa qualidade que as torna insuportavelmente reais mas também profundamente emotivas, tocantes até, a que a escala monumental ou diminuta das figuras acrescenta uma estranheza inquietante. Simultaneamente reais e falsas, encarnam afinal a dualidade do ser humano, também portador, tal como Pinóquio, da verdade e da mentira.
  Ron Mueck já teve sua arte exposta nas maiores galerias do mundo. O sucesso de sua primeira exposição já foi estrondoso, quer seja pela sua arte, quer seja pelo impacto que ela provoca.

               A fibra de vidro tornou-se seu mármore e seu bronze."



# Antigos desenhos e filmes , relembrando...#

               Adorava estes desenhos....Ainda gosto muito de desenhos animados, cada dia mais criativos. vi este mês o curta a ilha, muito bom.
Vamos recordar um pouco. No túnel do tempo.


SNOOPY

Snoopy
Snoopy é um cão de raça beagle, personagem da história em quadrinhos “Peanuts“, criado por Charles Schulz.Snoopy aparece pela primeira vez em 2 de Outubro de 1950. Schulz originalmente ia chamar o cão de "Sniffy", até que descobriu que esse nome já era usado noutra banda desenhada (tirinha). Snoopy foi durante dois anos uma figura silenciosa, agindo como um cão real (caminhava sobre as quatro patas), mas, em 19 de Outubro de 1952 ele verbalizou os seus pensamentos aos leitores através de balões nas tirinhas.
O casal de ratinhos mais amados

O CASAL DE RATINHOS MAIS AMADOS

Mickey, foi criado por Walt Disney no ano de 1928 . Porém, por mais bem realizado que ele fosse,    Mickey não poderia ser uma estrela solitária.Pensando nisso, o criador foi modelando Minnie aos poucosue aparecem juntos, Plane Crazy, a personagem salta do avião ao quase ser beijada pelo astro. Meses depois, no próximo filme, eles já aparecem como um casal .
OS IMPOSSÍVEIS
Os Impossíveis"Vamos nós!" Com esta frase (que em inglês era "Hally Ho!") aquele trio de roqueiros se transformava numa trinca de super-heróis e combatia ao mesmo tempo o crime e o mau humor. Eram Os Impossíveis (no original, The Impossibles), o desenho animado dos estúdios Hanna-Barbera que explorava com ironia duas modas da década de sessenta, os grupos de rock e os super-heróis. O grupo se chamava Os Impossíveis tanto em sua versão roqueira (onde aparentemente todos tocavam guitarra) como quando exibiam seus super-poderes e combatiam o crime.

OS SMURFS- DESENHO DE SUCESSO NA DÉCADA DE 80.

OS SMURFS- DESENHO DE  SUCESSO NA DÉCADA DE 80.
O CHARME DA SMURFETE E O APAIXONADO..TODOS FUGINDO DO VILÃO GARGAMEL E DO GATO AZRAEL.... LEMBRAM DISSO ???

FLIPPER -1966-

O que começa como um verão sem graça para um adolescente rebelde, acaba se tornando os férias mais Wood estrelam nesta excitante e novíssima aventura de FLIPPER. Quando Sandy (Wood) é mandado a florida Keys para ficar com o tio Porter (Hogan), ele jamais imaginara que acabaria grande amigo de um alegre golfinho órfão que ele salvou a vida. Sandy e flipper envolvem-se em arriscadas aventuras, enfrentando perigosos inimigos e fazendo novos amigos. O relacionamento especial de Sandy com flipper ajuda a aproximar o menino de seu tio, e traz uma nova visão para sua vida.




Flipper -1966-

NATIONAL KID

NATIONAL KID


Em seus primórdios, um herói japonês aportou antes de Perdidos no Espaço e Jornada nas Estrelas, deixando sua marca na geração nascida no fim dos anos 50: National Kid Nashônaru Kiddo em japonês) é uma série japonesa de tokusatsu que foi exibida no Japão de 4 de agosto de 1960 a 27 de abril de 1961. Foi produzida pela Toei Company e exibida pela NET (atual tv asahi)..














THUNDERCATS
ThunderCats conta as aventuras da equipe de mesmo nome, formada pelos sobreviventes do planeta Thundera. O episódio piloto da série começa com a destruição de Thundera, forçando os ThunderCats (uma espécie de nobreza Thunderiana) a fugir de sua terra natal. A frota é atacada pelos inimigos dos Thunderianos, os mutantes de Plun-Darr, que destruiram todas as naves da frota Thunderiana, mas pouparam a nave-mãe, na esperança de capturar a lendária Espada Justiceira (Sword of Omens, no original) que eles acreditam estar a bordoThunderCats foi uma série de animação desenvolvida por Rankin/Bass e distribuída por Lorimar-Telepictures em 1983, baseado nos personagens criados por Tobin "Ted" Wolf. A animação foi produzida por Pacific Animation Corporation, um grupo de estúdios japoneses, incluindo a Topcraft, que mais tarde viria a formar o Studio Ghibli. A primeira temporada foi ao ar em 1985 (com 65 episódios), seguido do filme intitulado ThunderCats - HO! em 1986. As temporadas 2 (1987-1988), 3 (1988-1989), e 4 (1989-1990), seguiram o novo formato de 20 episódios cada.
PENÉLOPE E DICK




“Corrida Maluca” Wicky Races, 1968-1970)Criado pela dupla de desenhistas William Hanna e Joseph Barbera em 14 de setembro de 1968, o desenho animado teve apenas 34 episódios produzidos para a televisão. , ganhou status de animação cult graças a personagens engraçados como o vilanesco Dick Vigarista, o cão Muttley e sua risada inconfundível, e a heroína Penélope Charmosa.

PANTERA COR DE ROSA E O INSPETOR
PANTERA COR DE ROSA E O INSPETOR

  Lançada em 1969, The Pink Panther Show, mostra a divertida e carismática Pantera Cor-de-Rosa, com aquele seu andar elegante e sem dizer uma só palavra, fugindo constantemente do Inspector Closeau.

OLIVIA E POPEYE






A arca do Zé Colméia - 1973


No início da década de 70 havia uma preocupação em criar programas infantis que de alguma forma pudessem educar as crianças. Foi desta forma que surgiu A Arca do Zé Colméia (Yogi´s Gang - 1973). O desenho partia de uma premissa interessante e que infelizmente continua atual: quando o seu habitat natural (o parque Yellowstone) é ameaçado pelo aumento descontrolado e irresponsável da civilização e da poluição ambiental, Zé Colméia, juntamente com seu parceiro Catatau e outros personagens do universo Hanna-Barbera (Dom Pixote, Pepe Legal, Plic e Ploc, Peter Potamus, etc...), constroem uma arca voadora. Ela é erguida no ar por um balão e movida por um poderoso e cômico motor: Maguila, o Gorila, que corre sobre uma esteira atrás de bananas.
  Durante a viagem em busca do lugar perfeito para cada um dos animais, eles encontram e enfrentam vilões que personificam alguns dos defeitos e vícios humanos mais comuns. É assim que surgem personagens como a Iara-Faz-Sujeira ou o Gênio Insaciável.

Formiga Atômica

A Formiga Atômica compensa seu tamanho reduzido com habilidade de voar, super-velocidade e força inigualável. Tudo isso é fruto de muito exercício físico e do Desintegrador de Átomos, um dos aparelhos de seu laboratório, que fica dentro de um formigueiro. O herói usa um capacete com dois orifícios superiores, por onde passam duas antenas que captam sinais de perigo enviados por pessoas em perigo. Quando isso acontece, ela rapidamente interrompe seus freqüentes treinos (geralmente um levantamento de halteres) e voa ao local para enfrentar ladrões, mafiosos ou qualquer tipo de pessoa mal-intencionada. Seu grito de guerra é o inesquecível "Lá vai a triônica, Formiga Atômica!"

A Formiga Atômica teve ainda uma versão em quadrinhos, publicada no Brasil pela revista "Heróis da TV" (Editora Abril) entre 1975/77. Nos anos 80, o pequeno herói também foi atração nos gibis "Astros HB" (RGE, atual Editora Globo) e "HB Show" (Editora Abril).

The Adventures of Gulliver (1968)



Em 1726, Jonathan Swifts escreveu "Gulliver's Travels", onde era contada a história do inglês Lemuel Gulliver, que após um naufrágio é levado até um local chamado Lilliput, onde os habitantes tinham a altura média de seis centímetros. Em 1968, a Hanna-Barbera estreou "The Adventures de Gulliver", contando a história de Gary que embarca em uma viagem com o seu cão Tagg para encontrar seu pai na terra de Lilliput.Levando apenas uma cópia do mapa do tesouro de seu pai, e auxiliado por vários Liliputianos - incluindo Flirtacia, seu pai (e Rei) Pomp e o jovem Eager, Gulliver encontra muitas aventuras e perigos ocultos em seus caminhos.

  Estas aventuras freqüentemente incluíam investidas do terrível Captain Leech, que desejava roubar de Gary o mapa do tesouro. Os dezessete episódios de "As Aventuras de Gulliver" foram ao ar em duas temporadas e, posteriormente, no início dos anos 70 no programa "Banana Splits Show", fazendo rodízio com desenhos como "Os Cavaleiros da Arábia", "Os Três Mostequeiros" e "Micro Aventuras".


Sansão e Golias -1967


Este desenho da Hanna-Barbera teve 20 episódios de 12 minutos e conta as aventuras de um rapaz que viaja em um scooter com seu fiel cãozinho Golias. Quando um vilão cruza seu caminho o jovem Sansão junta seus mágicos braceletes e grita "Pela força de Sansão", então ele se transforma no lendário Sansão com uma incrível força e seu cachorro se torna um enorme leão que solta raios pelos olhos. 

Rin Tin Tin


Rin Tin Tin era uma série sobre um cão que acompanhava uma unidade da cavalaria dos EUA. O melhor amigo de Rin Tin Tin era o Cabo Rusty, um garoto que perdeu os pais em um ataque dos índios e foi adotado pela corporação, se tornando uma espécie de mascote. Sempre que havia algum problema e Rusty necessitava da ajuda de seu amigo canino ele griitava ("Yo ho Rinty!"). Todos viviam em um forte apache, no Arizona. O primeiro Rin Tin Tin surgiu em 1922 e foi sucedido por outros dois cães Pastor Alemão (German Shepherds) na série de TV. O Rin Tin Tin original morreu em 1932. O canal de TV ABC estreou em 1959 uma nova série com o personagem que ficou no ar até 1961 e outro canal, a CBS, retonou com a mesma série em 1962, mantendo-a no ar até setembro de 1964.


Bibo Pai e Bobi Filho
Ficheiro:Bibo Pai e Bob Filho.jpg
capitão Caverna
Papel de Parede Gratuito de Desenhos : Capitão Caverna


Brenda; Capitão Caverna (Captain Caveman); Dee Dee; Taffy
Três garotas conhecidas como as panterinhas e um ser pré-histórico que se transformava num super-herói e lutava contra os vilões.

 "Capitão Caveeeeerrrrrnnnnaaaaaa"

Os Brasinhas do espaço



Escoteiro (Scooter) era o chefe da turma; Jenny (era a única menina do grupo); Estrelinha (Pup Star) era o cachorrinho; Xereta (era o caçulinha); Sábio (era o cerébro da turma) e é claro os inimigos: Capitão Gancho (Captain Sky Hook) e Estática (Static)
No espaço, um grupo de crianças (Brasinhas) é perseguido pelo malvado Capitão Gancho e seu fiel ajudante Estática, que estão em busca do Mapa do Tesouro em poder dos Brasinhas.
Além de serem perseguidos pelo Capitão Gancho e seu capanga Estática, os Brasinhas do Espaço encontraram outros inimigos durante suas aventuras, tais como: os índios espaciais; Suzy a feiticeira espacial; os homens-toupeira; o dragão espacial; o gigante espacial; o condor cósmico; os Greeps que eram seres alienígenas pernaltas parecidos com árvores e que veneravam o Capitão Gancho como se ele fosse o líder deles; entre outros !


Josie e as gatinhas (Josie and the Pussie Cats)


Josie e as gatinhas no Espaço (Josie and the Pussie Cats in Outer Space)

Personagens Principais :
Alan; Alexander Cabot III; Alexandra; Bleep (mascote espacial) ; Josie; Melody(loira); Sebastian(Gato); Valerie
Sinopse:
Um grupo musical que se envolvia em aventuras contra vilões e malfeitores. Mais tarde a saga continua só que no espaço, a bordo de um foguete !

Shazzan

Personagens Principais :
 Shazzan; Nancy; Chuck; Kabup (Kaboobie Camelo voador)
 Sinopse: Chuck e Nancy encontram dois anéis numa caverna e quando os anéis se juntam eles são transportados para uma terra mágica das Mil e Uma Noites onde são recebidos por Shazzam o Gênio que lhes fornece Kabup, um camelo voador. Agora eles tem de procurar os verdadeiros donos dos anéis para que possam voltar para casa. Nessa busca, sempre que se vêem em perigo, juntam os anéis e chamam por Shazzam.



MANDA CHUVA



Top Cat (Manda-Chuva no Brasil) é uma série animada da Hanna-Barbera do horário nobre, que foi transmitida de 27 de setembro de 1961 a 18 de abril de 1962, com uma temporada de 30 episódios, na rede ABC. Ao contrário de suas séries irmãs, Os Jetsons e Jonny Quest, Manda-Chuva não conseguiu um renascimento nos anos 1980.
No Brasil, o personagem Manda-Chuva foi dublado pelo ator Lima Duarte. Além disso, a cidade de Nova York foi substituída por Brasilia na versão brasileira.
O personagem central, Manda-Chuva – chamado de M.C. por amigos próximos – é o líder de uma gangue de Nova York de gatos de rua: Bacana, Espeto, Batatinha, Gênio e Chu-Chu. Manda-Chuva e sua gangue foram inspirados por personagens da comédia popular You’ll Never Get Rich (mais tarde chamada de The Phil Silvers Show). Também foi dito que os Bowery Boys influenciaram o programa. Maurice Gosfield, que interpretou o Corsário Duane Doberman de The Phil Silvers Show, também emprestou sua voz a Batatinha em Manda-Chuva (a aparência grandiloquente de Batatinha foi baseada em Gosfield). Outra possível fonte de material foi Joca e Dingue-Lingue, um segmento de Dom Pixote, que também tinha paralelismo com The Phil Silvers Show.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

# QUERENDO DICAS DE VIAGEM PARA BERLIM #


Estou tentando montar um roteiro de viagem para Alemanha em 2014,um sonho que tenho há anos. Estou quebrando a cabeça há bastante tempo,na busca de informações sobre  distância de uma cidade para outra e a distância de países próximos. Achei no site "Viaje na Viagem" de R. Freire, umas informações muito importantes  que transcrevo abaixo.
Quem tiver alguma dica, por favor me envie uma postagem.

BERLIM:

     "De trem, Hamburgo 1h40, Dresden 2h,  Frankfurt  4h10, Praga  4h45.

   Um pouco mais cansativos são os trajetos de/para Varsóvia (5h30), Munique (5h50) e Amsterdã (6h20).
   Não vale a pena de trem: Viena, a 9h30, Cracóvia, a 8h40, e Budapeste, a 12h.
    Berlim não se encaixa muito bem em roteiros de carro, pela escassez de lugares pitorescos na antiga Alemanha Oriental. Baviera,  Mosel, Floresta Negra e Rota Romântica são mais interessantes.

    Antes de programar a continuação da viagem, certifique-se de que vai ficar tempo suficiente na cidade. Em menos de três dias inteiros você não consegue entender Berlim. Com cinco dias dá para ir visitar o palácio e os jardins de Potsdam (26 min. de S-Bahn).

        Mas se puder vir em julho ou agosto, venha. No verão Berlim vai toda a para a rua. Brotam cervejarias (Biergärten) ao ar livre e até praias em trechos do rio Spree. Nos dias de calor, Berlim vive seus dias de Barcelona, e fica ainda mais alegre. 
   De Mitte você pode ir a pé à Museuminseln (Ilha dos Museus) e aproveitar a noite à sua porta. A estação Alexanderplatz é o maior entrocamento de linhas de metrô (U-Bahn) e trem urbano (S-Bahn) da cidade – você chega rapidinho aos outros pontos dos dois lados da cidade.
    Considero Berlim um ótimo fecho para um tour pela Europa Central. Comece em Budapeste, continue de barco (6h) ou trem  (3h) a Viena, prossiga de trem a Praga (4h30) e termine em Berlim (4h45 de trem). Dá para fazer no sentido oposto, mas acho que esta é a melhor seqüência." Dicas  de "Viaje na viagem."

Auf Wiedersehen !

Bis bald! !
 Berlim é a cidade das artes, dos artistas e dos museus. Mais de 170 estabelecimentos deste tipo – e a mundialmente conhecida Ilha dos Museus – mostram seus tesouros do mundo.