quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

# Ron Mueck - Making of - Exposição Fundação Cartier setembro 2013 #


Revolucionário na arte da escultura, 

hiper-realista, RON MUECK, nasceu em Melbourne, na Austrália, em 1958.


   Surpreendente os detalhes da obra de Ron, me pergunto, o que leva uma pessoa a ser tão hiper-realista? Técnica, habilidade, dom, é escultor, é  artesão ? Pode ser tudo junto e misturado, acho incrível suas obras , mas me lembro de  Pablo Picasso, que era um pintor realista , expressionista entre outras fases e  influenciado por várias escolas artísticas.Penso no trabalho que ele teve de descontruir tudo para se tornar o gênio do cubismo. Enfim GÊNIOS são GÊNIOS, nós pobres mortais ficamos aqui a admirar. .
Um pouco da vida e obra de Ron Mueck que achei na net:

     " Ron Mueck é um escultor australiano hiper-realista que ultiliza efeitos especiais cinematográficos para criar obras de arte. São incrivelmente realistas e se não fosse o tamanho das esculturas seria fácil confundi-las com pessoas. Embora altamente detalhados, estes objetos geralmente eram concebidos para serem fotografados a partir de um ângulo específico para esconder a bagunça da construção vista do outro lado. Porém, Mueck queria produzir esculturas cada vez mais realistas, perfeitas de todos os ângulos.
   Em 2002 sua escultura mulher grávida, foi comprada pela National Gallery of Australia por $ 800,000. Mueck nasceu em 1958 e cresceu vendo os pais construírem brinquedos.
   A primeira reação perante uma obra de Ron Mueck é de espanto. A nossa admiração surge quase instintivamente ao examinarmos os pormenores dos corpos humanos que invariavelmente são o tema das suas esculturas. Será o autor um artista ou apenas um excelente artesão - um técnico? É o próprio quem se coloca à margem desta polémica: "Jamais quis ser um escultor. Não sei bem porque faço isto mas não me imagino a fazer outra coisa. Não me considero um artista, isto é simplesmente a única coisa que sei fazer."
   Na verdade Mueck é um criador de marionetas. Natural da Austrália, instalou-se em Londres em 1983 para trabalhar com Jim Henson, o famoso criador da Rua Sésamo e d'Os Marretas. A experiência que adquiriu fez com que se aventurasse no mundo da publicidade como fabricante de manequins. A partir daqui a sua história é semelhante a um conto de fadas... Em 1996 a pintora portuguesa Paula Rego, há muito radicada em Londres, conheceu Mueck e encomendou-lhe um manequim de Pinóquio para um dos seus trabalhos. O modelo que executou era de tal modo expressivo que a pintora o guardou para si no seu atelier onde, algum tempo mais tarde, foi descoberto pelo coleccionador de arte Charles Saatchi. O marionetista viu-se assim retirado do mundo da publicidade e lançado inesperadamente para o meio artístico.
    A sua entrada na cena artística foi um verdadeiro escândalo! Uma das primeiras obras que apresentou foi uma escultura do seu pai, recentemente falecido, todo nu. Plena de realismo, a escultura tinha outra característica ainda mais chocante: não media mais do que 1 metro de comprimento. Que ideia macabra era aquela? Longe de ser escandalosa, tratou-se de um sentido ato de amor.
   Esta é uma das enormes virtudes das obras de Ron Mueck: a fragilidade dos seres humanos apresentada de um modo cru, não seres humanos perfeitos mas precisamente o contrário. É essa qualidade que as torna insuportavelmente reais mas também profundamente emotivas, tocantes até, a que a escala monumental ou diminuta das figuras acrescenta uma estranheza inquietante. Simultaneamente reais e falsas, encarnam afinal a dualidade do ser humano, também portador, tal como Pinóquio, da verdade e da mentira.
  Ron Mueck já teve sua arte exposta nas maiores galerias do mundo. O sucesso de sua primeira exposição já foi estrondoso, quer seja pela sua arte, quer seja pelo impacto que ela provoca.

               A fibra de vidro tornou-se seu mármore e seu bronze."



Nenhum comentário:

Postar um comentário