segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

# Harmonizando-se com os mandalas #

Mandala é uma palavra da língua sânscrita que quer dizer círculo. Mandala também tem outros significados como círculo mágico, concentração de energia, ou diagrama circular. Universalmente a mandala é o símbolo da totalidade, integração e harmonia.


   O mandala surge através da história  do homem como símbolo universal e essencial que envolve as questões de integração e transformação do homem que se revelam em sua comunicação consciente ou inconsciente do  seu vivido.
   O homem sempre  deixou uma forma de expressar seus sentimentos , há uma força inata que o leva a deixar sua marca  mostrando assim um pouco de sua história através de várias expressões de arte que até hoje são descobertas em pedras, cavernas, pelos grafismos, pela cor e textura que retratam seus valores  suas crenças e sentimentos através dos tempos.
   Os mandalas foram trazidos  para análise na psicologia por Carl Gustav Jung, estabelecendo através de seus estudos por 14 anos alicerces de bases científicas  para entender que os símbolos que eram desenhados nas cavernas traziam em si um impulso interno que buscava sua integração. A partir de suas observações, ele concluiu que o uso freqüente de desenhar círculos é terapêutico, porque propicia energicamente a integração do ego.
   No mandala, segundo Jung, trabalhamos todos os nossos complexos, que são conteúdos condensados, isto é, carregados de forte carga emocional. Eles ficam registrados em nossa memória celular, ficam registrados também em nosso corpo físico, onde se concentra uma forte carga de tensão emocional
Outward Bound Coloured with CS6 by Mandala-Jim   Jung, diz-nos que a estrutura do mandala se encontra originalmente na ordenação matemática da natureza e na própria alma humana, aparecendo em sonhos e no inconsciente. Os mandalas tem como objetivo harmonizar e despertar conscientemente o inconsciente, por meio de informações subliminares enviadas pela retina do cérebro, ao olhar no centro do mandala.
    O símbolo do círculo nos remete às camadas do inconsciente que realmente não conhecemos, isto é, que reprimimos, mas podemos buscar estes sentimentos e nos aventurarmos na viagem maravilhosa do autodescobrimento.
   Os mandalas em todas as culturas possui a mesma qualidade metafísica que é a projeção de conteúdos psicológicos individuais e coletivos. Os mandalas , via de regra, mostram em todas as partes do mundo  que há uma mesma disposição de seus elementos. Estes se encontram reunidos no centro em forma de círculos ou polígonos,ou em forma de cruz ou círculo de flores que representam os aspectos e as propriedades psíquicas sempre mutáveis e em movimento. Podemos afirmar que os mandalas são os símbolos religiosos mais antigos da humanidade.
   São encontrados em todos os povos e civilizações, desde os orientais aos indígenas americanos, presentes nos períodos paleolítico. O círculo, a esfera, o redondo expressam a divindade, indicando o que é suficiente em si mesmo, o eu integrado. 
  O círculo representa  um símbolo  de   perfeição.
    O mandala é um hino de amor, vida, sensibilidade, compreensão e aproximação .Ele nos une com todas as coisas vivas da natureza. O mandala nos remete a nossa essência divina.
   Quando desenhamos um mandala, geramos um símbolo pessoal que revela quem somos em um determinado momento.Produz uma descarga de tensão, projetamos para fora de nós parte de nossos conflitos.
   O  mandala  é muito utilizado  na ARTETERAPIA como técnica lúdica que auxilia o cliente a trazer para o consciente seus conteúdos inconscientes.
Alguns  benefícios  com o exercício do mandala :


- Curar e prevenir o estresse;

- Preservar e organizar a saúde psíquica;
- Aumentar a capacidade de atenção e de concentração;
- Aumentar a capacidade de receptividade;
- Proporcionar harmonia, calma e paz interior;
- Aumentar a criatividade;
- Ampliar a consciência;
- Desenvolver a ligação com o Eu Superior;
- Integrar e harmonizar o lado esquerdo do cérebro (racional) com o lado direito (sensível).
O trabalho com mandalas é uma forma carinhosa de abrir o coração para a criatividade, a intuição e o amor.

Que tal desenharmos uma mandala ? Bom demais  !

 Quando nós mesmos desenhamos e pintamos o mandala a sua representação revela a nossa história através do centro da mandala,representando nosso eu profundo espiritual, assim como o nosso campo mental, campo  emocional e campo físico.Suas divisões, suas cores, seus símbolos, nos revelam. 
 Nos projetamos no círculo mágico.
 Mas também quando pintamos mandalas já existentes experimentamos uma sensação de relaxamento, e utilizando as cores podemos nos avaliar sobre nossas emoções e sentimentos que se expressam naquele momento único.

Jane
Em formação de Arteterapia

Mandalas para colorir




Fonte de pesquisa:  Mandalas-   Maida Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário