segunda-feira, 2 de setembro de 2013

# Como você está hoje ?

  
  A nossa auto realização decorre do despertar das potencialidades internas e profundas do eu para as questões que envolvem ética, moral e todas as situações que abarcam a sensibilização de nossos sentidos, como as artes.
   Um provérbio chinês conta que o pessimista sempre reclama do vento, já o otimista espera que ele mude, e o realista ajusta as velas. Na verdade devemos ser um otimista-realista.A visão otimista e realista nos indica um caminho, uma meta, uma esperança, uma tentativa, um sonho, uma possibilidade criativa, ao passo que a visão pessimista nos leva a inércia e a atrofia dos nossos sentidos, enferruga nossa vontade, afastando-nos de nossa auto realização.
  Responder a pergunta – Como você está hoje? Vai depender do ponto de vista, da percepção que temos do mundo e das pessoas. Se hoje não estamos, vivendo bem é bom observarmos que tipo de pensamentos e sentimentos tem visitado a nossa casa mental. É sempre saudável fazermos uma faxina interior, retirando os miasmas do ódio, as teias de aranha da inveja, o lodo da mágua, a poeira do orgulho, que intoxicam nossos centros de forças espirituais, e assim fazendo, vamos deixando entrar as boas energias do amor, da amizade, do respeito à natureza, pois quem sabe assim poderemos ter momentos menos estressantes e mais produtivos e criativos. Quando nos fazemos mais limpos espiritualmente começamos a nos encontrar com o Outro na postura de horizontalidade, igualdade, e quebramos um pouco as barreiras do egoísmo. Faxinando as palavras mais constantes de nosso pensamento: eu, eu, meus problemas, minhas dores, meu isto meu aquilo, vamos encontrando sob ao tapete de nossos pensamentos muita sujeira acumulada, e quando descobrimos que estamos nos sabotando é hora de pegarmos a vassoura, nos transformarmos em ensaístas de Paulo de Tarso, quando ele diz que já não é ele que vive a sua própria vida, mas que o Cristo já habita seu ser em plenitude, e desta forma, vamos higienizando este patrimônio maravilhoso que o Pai nos concedeu, este atributo do nosso espírito eterno, que é o pensamento.
  No nosso cotidiano, sempre ouvimos esta pergunta: Como vai você hoje ? Normalmente respondemos: vou levando, tô empurrando com a barriga to indo, deixa a vida me levar, tô mais ou menos, nada bem, mas fazer o que né? Vou como Deus quer, tô devagar de devagarzinho, tô com muita preguiça, tô de ressaca...dificilmente ouvimos alguém falar, com firmeza e otimismo: Estou bem.
  Por mais variada que seja a resposta, o que importa é entendermos a emoção que vem por trás das palavras, pois elas vêm carregadas de sentimentos, emoções, vivências mal resolvidas e grande carga de problemas.
  O que acontece de diferente com aquele que diz “estou bem”, e aquele que diz” estou empurrando com a barriga”?
  Por certo são formas que utilizamos para expressar as nossas vivência,as nossas dificuldades e conflitos . Quando criamos a atmosfera psíquica, que estamos bem, as nossas expectativas diante da vida se abrem para as boas possibilidades que dependem muito de minhas ações e de minha postura mental. Não estamos mentindo para nós, quando dizemos que está tudo bem, estamos nesta hora entendendo a misericórdia de Deus que tudo provê, e que nos coloca nas situações necessárias para a nossa evolução, dando-nos oportunidades de vermos a vida sob o seu real aspecto de responsabilidade, pois não estamos aqui em recreio. E quando nos colocamos na situação de reclamadores, de empurrar com a barriga, como se não tivéssemos responsabilidade alguma com o pensar, nos tornamos pessoas sem fé, sem ânimo, pois nos colocamos a parte da misericórdia de Deus, nos auto excluímos do processo de faxinarmos os porões de nossa existência, como condição básica para termos acesso a paz interior, a felicidade, ou será que queremos encontrar a mensagem em nosso arquivo mental: Arquivo cheio de lixo mental tóxico,comprometendo nossas engrenagens psicofísicas, 80% de bites utilizados de sua capacidade com miasmas deletérios, façamos uma formatação de nossos  arquivos e deletemos o que não for saudável para o nosso espírito eterno.


  Bom se tivéssemos um dispositivo assim, mais específico, mas sabemos que a nossa consciência é o chip mais justo e preciso que temos, e sem risco de perder a memória, pois está tudo gravado no fluido cósmico universal.

 Givanoite

Nenhum comentário:

Postar um comentário