sábado, 21 de setembro de 2013

" Visão transpessoal de Grupo #



Cinco pessoas sobem uma montanha por uma pequena trilha. O caminho é muito estreito que elas precisam andar em fila única. A direita há um despenhadeiro : a esquerda um grande paredão de montanha. As cinco pessoas estão caminhando por horas. As vezes conversam, cantam , riem e fazem pequenos lanches.
Se um pesquisador olhar de longe, um antropólogo, sociólogo ou psicólogo social, vai achar que existe uma organização e liderança neste grupo.
  Mas  estas pessoas não estão em grupo,estão próximas,mas não se conhecem, apenas caminham diante da natureza.
Em certo momento se deparam com uma grande pedra que impedia a passagem , e sozinhas não poderiam removê-la.
Neste instante estas pessoas precisaram se mobilizar para formarem de fato um GRUPO. Precisaram  pensar, planejar, avaliar, se sentirem motivadas e tomar atitudes para tirar a pedra do caminho.
   Esta pequena história,retrata bem o processo de um grupo que começa a acontecer quando há um objetivo  comum a ser atingido a necessidade de i interdependência  nos afazeres, o desapego de nossos saberes, o compartilhar de nossa generosidade começa a gerar uma necessidade de participação que precisa  neste momento de uma gestão , de um líder, que saiba pensar, planejar, avaliar, motivar e agir, usar estratégias, onde o grupo conquista sua força, estabelecendo vínculos afetivos que se formam pela própria lei de atração do Universo .Não só seus participantes usando a  métrica do cogito, mas com a preciosa medida de humanidade e sentimento de pertencimento a algo maior que seu próprio "eu". 
   O hálito divino de Deus, é a energia que deve amansar as nossas emoções em todas as situações, principalmente as de liderança para que o resultado seja sua autonomia, autodescobrimento e também p proporcionar ao outro a mesma oportunidade, sem imposições, sem cobranças para que alcancem seus objetivos.

   Este seria o processo ideal de amadurecimento de um grupo para uma consciência universal de pertencimento ao grande grupo do Cosmos. Mas ainda temos dificuldades de superarmos a sombra que envolve nosso Self.Mas vamos tentando, o resultado deve ser muito compensador, cada pequena vitória sobre nós mesmos está valendo.






    Vamos nos permitir... 

Jane.


Nenhum comentário:

Postar um comentário