sábado, 28 de setembro de 2013

# TESTANDO NOSSA CRIATIVIDADE NA TRAJETÓRIA EXISTENCIAL #

     
O homem em sua longa trajetória existencial vem provocando grandes impactos em seu ambiente , desestruturando seu ecossistema, colocando em risco a própria capacidade de resistência e sobrevivência de nosso querido planeta TERRA.
   Pois bem, a Terra se formou há 4,5 bilhões de anos. Há 3,8 bilhões de anos a primeira forma de vida a se estabelecer na terra, foi uma alga. Há 225 milhões de anos iniciou o reinado dos enormes dinossauros, e há 65 milhões de anos uma colisão de um asteróide com a Terra extinguiu estes gigantes. Surge assim, o reino dos mamíferos. Há 500 mil anos surge o homo erectus, nossos ancestrais.

  Pensando assim parece tudo tão fácil de racionalizar, mas quão difícil é entendermos como nos laboratórios invisíveis do Criador estes momentos foram planejados, testados, para que tivéssemos um Planeta sustentável. Mas qual foi a nossa resposta a todo este processo de bilhões de anos ???
  Vivemos o reflexo hoje deste planejamento organizacional mal acabado que o homem vem ocasionando, de valores que fogem dos princípios éticos esperados , posto que Ele fez tanto por nós, e nós pelo nosso Planeta o que estamos fazendo? Sempre tenho esta questão em meus pensamentos, que posso fazer de diferente para este momento de tantas diversidades de múltiplas ordens ?
  Leonardo Boff, nos relata que os fundamentos de nossa civilização que construímos nos últimos séculos e que hoje é globalizada, atinge níveis de crises que alcançou níveis tão agudos que nos obriga a pensar e a encontrar saídas inovadoras se quisermos dar conta, de forma responsável, das intimidações e dos desafios que a realidade nos apresenta e que envolvem tanto o presente quanto o futuro da humanidade.

  Para nos movimentarmos em direção as propostas inovadoras, é interessante testarmos a nossa  relação entre a criatividade e a nossa inflexibilidade. Como  nos deparamos com o novo ?

Este teste abaixo nos sinalizará qual esta sendo a nossa escolha .

Let's go !!

Jane

 Teste  sua criatividade.

Sem criatividade fica muito mais difícil você identificar uma oportunidade, solucionar um problema. Uma pessoa não muito motivada pode se perguntar :

“Para que ser criativo” ? “Por que mudar o que sempre funcionou” ?
 coloque a frente de cada pergunta                        C ( concordo )              D ( discordo)

1-Eu gosto de conviver com pessoas que pensam diferente de mim.
2-Eu sempre considero os dois lados de um argumento
3-Frequentemente mudanças não me incomodam
4-Eu consigo abstrair-me e pensar fora da caixa
5-Eu gosto de fazer uma coisa de cada vez
6-Eu costumo rir mais do que as outras pessoas
7-Eu questiono normas e regras
8-As normas são criadas porque existem boas razões que as justifiquem
9-Eu não tenho receio em agir por intuição
10-Eu fico irritado quando as coisas não acontecem conforme planejei
11-Eu gosto de fazer quebra-cabeças
12-Eu gosto de ver o tabuleiro do jogo por inteiro e não apenas parte dele
13-Eu gosto de quebrar paradigmas e observar como as pessoas reagem
14-Eu gosto de ouvir opiniões diferentes das minhas
15-Eu faço conexões entre coisas que pareciam não ter relação entre si
16-Eu gosto de ouvir opiniões diferentes das minhas
17-Eu não preciso ter todas as provas em mão para achar uma idéia viável
18-Eu sempre acho que dá para fazer melhor
19-Correr riscos faz parte da vida
20-Eu acho importante fazer parte de um sistema e seguir regras
21-Eu não guardo minhas idéias. Gosto de apresentá-las
22-Eu me coloco no lugar do outro para tentar entender suas idéias
23-Eu gosto de simplificar as coisas
24-Eu planejo e sigo tudo passo a passo
25-Eu gosto de superar limites
26-Eu procuro entender o que é contraditório
Este teste não tem respostas certas ou erradas.As situações propostas têm como objetivo a reflexão sobre o comportamento criativo, flexível, aberto a novas idéias.

Se você respondeu “CONCORDO” em todas as situações propostas você é uma pessoa de mente aberta e pensa fora dos padrões dogmáticos.
Mas apenas isto não é suficiente porque sempre é possível ser mais criativo para fazer melhor, mais rápido, mais inovador...mais...mais....
Reveja as situações em que você assinalou “DISCORDO”.Pare e reflita. 
Pense nas razões pelas quais você discordou.Boa reflexão!
Abraço a todos !
Jane 

Nenhum comentário:

Postar um comentário