segunda-feira, 9 de maio de 2011

Hatha Yoga e a busca da harmonia



Na antiga linguagem do Oriente, designa-se a corrente positiva pela letra “HA“, cujo significado equivale a “SOL”. A corrente negativa chama-se “THA“, que significa “LUA”. A palavra YOGA tem duplo sentido. De um lado, designa a “ação de unir”, ao passo que, de outro, designa “jugo”. Desta forma, “HATHA YOGA” significa o perfeito conhecimento das duas energias, a energia positiva do Sol e a energia negativa da Lua. É a busca do equilíbrio das forças solar e lunar, masculina e feminina como objetivo final dessa prática

Assim ,a prática da yoga, visa transcender a consciência, mas a metodologia utilizada é baseada no fortalecimento do físico,utilizando os ásanas ( posturas do sistema yoga)que devem ser praticados com consciência e foco nos objetivos do Hatha Yoga, respeitando os limites do corpo e buscando alcançar o relaxamento e o encontro consigo mesmo.
O hatha yoga é o ramo da filosofia yogue que trata do corpo físico , seu cuidado, bem estar , saúde, força e tudo quanto tende a manter o seu estado de saúde natural .

A hatha yoga é uma alternativa de busca de felicidade.Sabemos que não importa a questão de origem de nossa raça, crença, nível social, opção sexual, o que realmente desejamos é ser feliz e evitar sofrimentos.

A pergunta que tentamos responder a cada momento é : Como posso ser feliz ?

Questionamento este que faz parte da nossa natureza humana, cheia de inquietações e aspirações.Mas o que de fato sustenta esta nossa busca , é a esperança.

O ensinamento da filosofia yogue é que Deus dá a cada indivíduo uma estrutura física que é ajustada às necessidades , pelas leis da ação e reação e que também provê os meios de mantê-los em equilíbrio.Mas como alcançar este equilíbrio ?

Na medida que nos tornarmos mais acessíveis ao influxo do Grande Princípio Vital, tanto mais seremos beneficiados.

O grande princípio da força vital é a Lei de Conservação Própria.

O que chamamos de doença é uma ação defensiva desta força vital , um efeito curativo. Não é uma ação que tenha por finalidade destruir, ou simplesmente fazer sofrer por sofrer, é na verdade uma ação construtora por parte de nosso organismo, não só físico, mas perispiritual.

O pensamento na vibração do bem, atitudes mentais de alegria, harmonia, bom humor e ânimo, refletem um bom funcionamento do nosso corpo físico, ao passo que quando contrariamos o ritmo do universo, fixando-nos em estados mentais sombrios de ódio, inveja , ciúme, projetamos na nossa psicosfera mental lixos tóxicos que irão contaminar com sua irradiação malévola, gerando distúrbios nas organizações celulares, surgindo doenças.
O hatha yoga ensina que o corpo físico é constituído de células em si mesma, uma vida em miniatura, que dirige a sua ação.Estas vidas são realmente fragmentos da mente inteligente, são subordinadas à direção da nossa mente e facilmente obedecem as ordens do nosso “self”, quer sejam conscientemente ou inconscientemente.

A relação do hatha yoga com a felicidade está na busca da calma mental, que as vezes torna-se difícil, pelos nossos pensamentos ainda em desalinho. Alternativas como: mantras, meditação, relaxamento, visualizações , oração , aprender a utilizar bem a respiração, repetindo os movimentos profundos de inspirar e expirar nos ajudarão a trilhar este longo caminho da busca da paz interior.

Necessitamos de coragem, de amadurecimento espiritual para identificarmos os nossos sentimentos, o que nos tem feito sofrer mais frequentemente, e adquirirrmos lucidez para que retirá-los do fundo de nossas sombras e utilizá-los como alavanca de transformação de nossa existência.

Radiografando assim nossos pensamentos e emoções, aliados a prática do hatha yoga e de um programa de educação moral e ético, haveremos de minimizar os efeitos da dor que ainda sentimos.

By: Jane



Nenhum comentário:

Postar um comentário