domingo, 13 de outubro de 2013

# VISÃO TRANSPESSOAL - ESTAMOS DE PASSAGEM......TEXTOS BASE DE JOANNA DE ÂNGELIS #


Estamos de Passagem.......

Hey dor, eu não te escuto mais
  Você não me leva à nada!
  Hey medo, eu não te escuto mais
  Você não me leva à nada!
  E se quiser saber pra onde eu vou
  Prá onde tenha sol
  É pra lá que eu vou!”

                                    Música : O Sol- de Jota Quest


    Conta-se que, um turista americano foi à cidade do Catmandu, no Nepal. Seu objetivo era visitar um famoso monge. O turista ficou surpreso ao ver que o monge morava num quarto simples, cheio de livros. As únicas peças de mobília eram uma mesa e um banco. - Onde estão os seus móveis? Perguntou o turista. E o monge, bem depressa, perguntou também: - Onde estão os seus? - Os meus? - Mas eu estou aqui de passagem!? - Eu também! - Disse o monge.
   A vida na Terra é somente uma passagem. No entanto, vivemos como se fôssemos ficar aqui eternamente.
   Como observamos na estória, temos muita dificuldade de entendermos que a transitoriedade da vida é um fato irrefutável . Nossas atitudes no cotidiano, as vezes irresponsáveis diante do tribunal de nossa própria consciência leva-nos a uma vida onde agimos como se não quisséssemos guardar os ensinamentos que o Mestre nos conclama a seguir e conhecer, que na verdade habita em nós e estará sempre conosco , porque é da nossa essência Divina, que é o seu Reino em nós.Queremos viver o hoje como se não houvesse o amanhã ,queremos o que nos leva ao ter que cabe em nossa finitude carnal, mas nos esquecemos de buscar o que converge para a nossa vivência de unidade.
   A impermanência da vida física nos aflige, pois queremos ficar na superficialidade que nos remete a vida imediatista onde nossos desejos querem ser atendidos,onde o vazio existencial se instala levando-nos a mecanismos de desequilíbrios emocionais profundos.Nos esquecemos que estamos em processo de vir-a-ser ,construindo-nos para uma plenitude futura.
    O mundo encontra-se de uma forma geral envolto no manto da ilusão,entrando o homem em colapso com seu ser espiritual . A fadiga, a depressão, a ansiedade e a inércia de suas forças psíquicas são tomadas e paralisadas.
   A arte do saber viver no movimento orgânico do Universo, no respeito e conhecimento de suas Leis nos levará ao altruísmo que precisa ser resgatado em nós , fazendo esta ponte de amor com o outro nos curamos.
    Urge que a humanidade tome novos rumos, abrindo novos horizontes, substituindo estes comportamentos imediatistas, pelo método que Buda, Siddartha Gautama, chama de passarmos da ilusão do Ego à verdade do Eu- que é a
MEDITAÇÃO.  A  meditação é um estado de clareza , não um estado da mente, pois esta é confusa, barulhenta...A meditação leva-nos ao vazio, ao silêncio interior, ao encontro da completude com Deus que já está dentro de nós é da nossa natureza, precisa ser conquistada. Silêncio é meditação, é Ser. Onde a mente “acaba” a meditação começa.
   Sabemos que precisamos internalizar o conceito de imortalidade e evolução, nos atermos a colocarmos nossa energia psíquica a serviço do bem e do amor, mas os obstáculos , os nossos adversários interiores como : culpa , remorso, complexos, mágoas, ressentimentos,  traumas, perdas, o egoísmo....paralisam e negam a nossa dimensão espiritual, impedindo a manifestação dos valores positivos necessários para nos colocarmos numa dimensão superior, de transcendência e assim resgatarmos a dimensão superior do nosso SELF.
   Joanna de Ângelis utiliza a psicologia transpessoal , ou Quarta Força, (sendo o behaviorismo- a”primeira força”-psicanálise clássica “ a segunda”- a psicologia humanista” a terceira força) em seus textos onde trata da dimensão superior da consciência . Ela nos aponta a possibilidade de inserção da espiritualidade como dimensão legítima de nossa própria humanidade, o que nos favorece o processo de transformação, o processo de autocura e aprendizagem,nos tirando da obscuridade espiritual para o lugar luminoso de nosso ser, nos despertando do sono milenar das acomodações e rebeldias diante da Lei, nos convidando para irmos mais além, despertar a nossa consciência para a nossa integralidade , para que nossa lucidez espiritual nos proporcione a possibilidade de sermos melhores a cada dia, no processo constante de busca e caminhada , em direção da libertação do nosso espírito ,para que possamos entender a transitoriedade da vida como processo de aprendizagem espiritual e não de apego a nossa mundaneidade.
    Joanna de Ângelis utilizando esta abordagem enriquece e atualiza o espiritismo,pois este está sempre em consonância com o caminhar da ciência, filosofia e religião .Joanna vem trazer o seu amor por nós, através desta abordagem psicológica que lança luz as profundezas dos porões de nosso inconsciente que se encontrava atado as sombras das culpas e remorsos de erros pretéritos ou atuais.
  Com seu brilhantismo, sendo uma “mulher” de vanguarda  ela inova há  anos  a doutrina espírita com sua linguagem  de base moral-psicológica, nos presenteando com seus livros, que nos levam a profundas reflexões.
   Através do entendimento desta terapia transpessoal à luz do Evangelho, do Espiritismo, da imortalidade com base na reencarnação, Joanna descortina o homem integral que somos e não acreditávamos ser, víamo-nos como aqueles que sofrem, padecem, não “merecedores desta felicidade” e ela nos dá a possibilidade de reflexionarmos sobre a perspectiva da felicidade como algo próximo, dentro de nós, e não como algo distante a ser conquistado em próximas encarnações.
   A felicidade aparece com nossas atitudes otimistas e amadurecidas diante da vida, é conquista, é auto-encontro, é silêncio, é paz.
  Compete a nós trabalharmos nosso campo mental, libertando-nos de nossas culpas e inibições, para que estes mecanismos não bloqueiem o fluxo da felicidade que vem ao nosso encontro, que conspira junto as forças do bem e do universo sempre a nosso favor.
  Nos diz Joanna : “A felicidade relativa é possível e se encontra ao alcance de todos os indivíduos, desde que haja neles a aceitação dos acontecimentos conforme se apresentam.Nem exigências de sonhos fantásticos, que não se corporificam em realidade, tão pouco o hábito pessimista de mesclar a luz da alegria com as sombras densas dos desajustes emocionais”.
   O Termo transpessoal foi utilizado pela primeira vez na psicologia por Carl Gustav Jung, em 1916, mas foi Abraham Harold Maslow: (1908-1970), que teve papel central no surgimento da Psicologia Transpessoal, que foi anunciada por Maslow na década de 60, suas inquietações acerca do mundo, suas reflexões sobre os avanços apenas no campo material:industrialização , modernização e capacidade bélica , o levaram a afirmar que a ciência pode e deve agregar valores “.Uma ciência sem valores não é apenas amoral, mas imoral.”
   Maslow, vivendo num universo pós duas guerras mundiais, surpreendia-se de quão pouco a psicologia havia contribuído para tanto sofrimento humano.Ele afirmava que havia dois grandes problemas mundiais:
1-Precisava-se de uma sociedade boa que promovesse seres humanos saudáveis.
2-Precisava-se de seres humanos saudáveis para gerar uma boa sociedade.
     O que seria um ser humano saudável?
   Durante anos ele pesquisou este tema. Constatou que todos os indivíduos considerados saudáveis (os que enfrentavam seus desafios com esperança, força e solidariedade) havia tido vivências significativas de cunho espiritual e que isso independia de estar ou não ligado a alguma religião, o que chamou de experiência transcendente. A partir destas inquietações,entre muitas,desenvolve a teoria transpessoal.
   Este encontro do pensamento de Maslow com Joanna de Ângelis, através da psicografia do médium Divaldo Pereira Franco, unifica os caminhos humanos aos recursos dos Espíritos Superiores para demonstrar aos cientistas e a humanidade de uma forma geral , estas possibilidades de conquistas a nível espiritual, que nos aponta para a Era do Espírito.
    Somos aquilo que pensamos, meditemos pois nesta possibilidade de transformarmos a transitoriedade de nossa vida física em um momento de aprendizagem, de diálogo íntimo com as Leis de Deus.
    E como diz a letra da música de J. Quest, precisamos ir ao encontro do Sol, que aquece nossas almas, deixando que a semente adormecida do amor brote em nossos corações e dê muitos frutos.Que brilhe a  nossa  luz !


Jane

Um comentário:

  1. Magnífico. Há uma linda conexão entre a arte(Ratifico a arte poética) e a Psicologia Transpessoal. Parabéns pelo lindo artigo.
    Namastê.

    ResponderExcluir