quinta-feira, 8 de maio de 2014

Impressionismo com Claude Monet

Impressão, nascer do sol
Claude Monet, 1872
óleo sobre tela 48 x 63 cm
Museu Marmottan-Paris.
Claude Monet: um dos maiores representantes do Impressionismo

   Monet nasceu na França, no ano de 1840. Tornou-se um grande pintor e um dos mais importantes representantes do impressionismo.
Foi uma de suas pinturas, “Impressão: Nascer do Sol”, que deu nome ao movimento artístico impressionista.
   O começo de sua carreira artística foi marcado por dificuldades financeiras. Porém, na década de 1870, começou a obter sucesso.
  Suas obras de arte seguiam, como temática principal, as paisagens da natureza.
  Trabalhava de forma harmônica as cores e luzes, criando imagens belas e fortes.
   Vale a pena destacar também as obras de arte com temas aquáticos como, por exemplo, os murais que realizou no Museu I’orangerie.



  Ele viveu por mais de 45 anos em Giverny cultivando um jardim repleto de cores e flores e com um lago de cultivo de plantas aquáticas e salgueiros-chorões nas beiradas do lago que foram sua eterna inspiração para a grandiosidade de sua pintura que impressionou os artistas do século XX, e abriu  caminho para a arte contemporânea.  Em sua magnitude o  influente pintor legou este canto mágico, chamado Giverny, com sua casa e seu pensamento, suas influências, toda sua coleção de gravuras japonesas como as de Fugi-Yama nas paredes, corredores e escadas de sua casa. A casa foi doada à Academia de Belas Artes da França em 1966 pelo filho de Claude Monet, Michel Monet e em 1980 se tornou a Fundação Claude Monet.
   Monet morreu em 1926, na França, deixando um legado artístico reconhecido até os dias atuais. Alguns críticos de arte consideram Monet um dos mais importantes pintores de todos os tempos.
   Quando a exposição dos IMPRESSIONISTAS  veio ao Brasil em 2013, na Fundação Banco do Brasil , no Rio de Janeiro, tive a grande emoção de ver as telas de Monet, e meu olhar ficou hipnotizado pelas suas cores, e fortes pinceladas que  transbordavam meu coração de alegria por estar diante daquela magia e magnetismo  impressas   em suas telas. Por horas horas olhei, olhei, olhei e ficaria muitas horas por ali, até que chegou a hora do almoço, e fui convocada pelo meu filho para almoçarmos.As imagens flutuavam em minha mente entre uma garfada e outra .. Até hoje relembro com grande emoção esta experiência impressionista.
Jane


Nenhum comentário:

Postar um comentário