sexta-feira, 23 de maio de 2014

# Johannes Vermeer- Grande pintor holandês.Algumas obras.


   

Johannes Vermeer (Delft, 31 de outubro de 1632 - Delft, 15 de dezembro de 1675), foi um pintor holandês, que também é conhecido como Vermeer de Delft ou Johannes van der Meer.
    É o segundo pintor holandês mais famoso e importante do século XVII (um período que é conhecido por Idade de Ouro Holandesa , devido às espantosas conquistas culturais e artísticas do país nessa época), depois de Rembrandt. Os seus quadros são admirados pelas suas cores transparentes, composições inteligentes e brilhante com o uso da luz.
  Casou-se em 1653 com Catharina Bolenes e teve 15 filhos, dos quais morreram 4 em tenra idade.
   Sabe-se que vivia com poucos rendimentos como comerciante de arte, e não pela venda dos seus quadros. Por vezes até foi obrigado a pagar com quadros dívidas contraídas nas lojas de comida locais.

 Morreu muito pobre em 1675. A sua viúva teve de vender todos os quadros que ainda estavam na sua posse ao conselho municipal em troca de uma pequena pensão .
   Depois da sua morte, Vermeer foi esquecido. Por vezes, os seus quadros foram vendidos com a assinatura de outro pintor para lhe aumentar o valor. Foi só muito recentemente que a grandeza de Vermeer foi reconhecida: em 1866, o historiador de arte Théophile Thoré (pseudónimo de W. Bürger) fez uma declaração nesse sentido, atribuindo 76 pinturas a Vermeer, número esse que foi em breve reduzido por outros estudiosos., devido as fraudes.No princípio do século XX havia muitos rumores de que ainda existiriam quadros de Vermeer por descobrir.
  Conhecem-se hoje muito poucos quadros de Vermeer. Só sobrevivem 35 a 40 trabalhos atribuídos ao pintor holandês. Há opiniões contraditórias quanto à autenticidade de alguns destes quadros.

  A vida do pintor é contracenada no filme " GIRL WITH A PEARL EARRING " (2004) do diretor Peter Webber. A atriz Scarlett Johansson interpreta Griet, a moça com brinco de pérola .

PS: VI ESTE FILME. É EXCELENTE. O JOGO DE LUZ E SOMBRA QUE ENVOLVE O FILME É LINDO. Fiquei encantada com os detalhes. Escrevendo agora, me deu vontade de revê-lo... Espero que gostem da sugestão do filme.
 Jane.
A moça com brinco de pérola , 1665.
image
         
A atriz Scarlett Johansson interpreta Griet, a moça com brinco de pérola.



"A Leiteira" (1658-60) . Nela, Vermeer retrata um instante do cotidiano de trabalho de uma camponesa em seu ambiente próprio. A cena é comum e a clara quietude do ambiente é o elemento responsável por dar
vida a tudo que nele encontramos."


                                                                             Senhora escrevendo carta com sua criada (1670)




 A ruela (1657-1661)


O astrônomo- (1668)


A mulher segurando uma balança.( 1665)


Nenhum comentário:

Postar um comentário