Desde a época das cavernas os homens já se
utilizavam do desenho, representando
através de imagens o seu vivido,
sua organização, suas danças e pinturas de rituais de cura invocando as forças
da natureza ficaram impressas nas paredes do tempo.
O uso terapêutico das artes
remonta-se a estas civilizações antigas.
Mas é com a crise da modernidade, e em
especial após a Primeira Guerra Mundial, que a arteterapia, surge como
profissão , e com seu corpo próprio de conhecimentos , práticas e pesquisas.
O projeto iluminista trouxe na época moderna a
crença que o desenvolvimento material e moral do homem seria alcançado pelo
conhecimento , pela razão. Foi um momento fértil nos ciclos evolutivos da
humanidade, momento de expansão de ideologias, movimentos sindicais, culto as
fábricas, novas tecnologias e grande
avanço nas ciência.
Após a Primeira Guerra Mundial, inicia-se em
paralelo ao movimento iluminista, um movimento de mudanças, cuja origem
encontra-se na crise da ciência e da verdade. Surge Einstein , com a Teoria da
Relatividade que traz para a física moderna
novos paradigmas até hoje estudados.
Destaca-se neste período o pai da
psicanálise, Freud, que trás o revolucionário conceito de inconsciente, que
impôs uma radical mudança da imagem que
o homem tinha de si e Jung ex discípulo
de Freud, que segue seus próprios passos tornando-se o pai da Psicologia Analítica, estava desenvolvendo trabalhos e estudos sobre a produção artística de seus pacientes, buscando formas
alternativas para o tratamento analítico.
Nos movimentos artísticos vamos
encontrar no fim do século XIX e início do
século XX a perspectiva de novas possibilidades para compreensão do homem . Com
o Expressionismo encontramos a busca da
emoção e da subjetividade humana; no
Dadaísmo a busca da criança interna e o nonsense como forma de contraposição a lógica burguesa;
no Cubismo, o reconhecimento de que todo fenômeno pode ser visto de diversos
ângulos; no Surrealismo de Dali e Breton, Chagall e no teatro do absurdo a
busca do inconsciente, do imaginário.
Com estes movimentos artísticos neste
período , a contestação do real, vinha com formas artísticas assimétricas,
deformadas, como linguagens artísticas que expressavam um desejo de
contextualizar o momento histórico para trazer ao debate, ao cenário social uma
possibilidade de reflexão deste homem
moderno.
No campo da educação vamos
encontrar Piaget, Dewey e Montessori, que se dedicaram ao estudo do
desenvolvimento infantil, colocando a educação como um processo de cultivo e
incentivo ao desenvolvimento da criança em sua totalidade, surgindo assim a
arte educação nos trabalhos de Victor
Lowenfeld e Florence Cane.
No pós- Primeira Guerra, e principalmente após a Segunda Guerra o mito
de que a razão e a ciência seriam as grandes respostas para o mundo vem abaixo. Há uma crise de
conceitos , novos paradigmas surgem e desmoronam
as grandes expectativas que a ciência e a tecnologia suplantariam todas as
questões do homem.
Na década de 40 a arteterapia
firma-se com sua especificidade nos Estados Unidos com o trabalho de Margareth
Naumburg. Nascida
em New York em 1890, artista plástica, assim como sua irmã Florence Cane.
Formou-se em psicologia, pela Universidade de Columbia, nos Estados
Unidos, fez estudos de psicologia
experimental e parapsicologia na Inglaterra. Em Roma fez cursos sobre o método
Montessori de educação infantil. Fez formação psicanalítica e fundou uma escola
de vanguarda a Escola Walden.Nesta escola ela defendia a importância da expressão
dos conteúdos e motivações inconscientes para a educação e o desenvolvimento da
personalidade. Por lá ficou na direção por 10 anos, e em 1928, escrevia A
criança e o mundo, livro em que enfatizava a expressão criativa e imaginativa
do aluno.
No período pós
industrial na década de 50, há uma modificação significativa sobre o status da ciência e da universidade.
É nesta época que seguindo o surgimento da Arte educação nos trabalhos de
Lowenfeld e Florence Cane que a Arteterapia começa a ter mais visibilidade.
Jane
Bibliografia : Arteterapia
Gestáltica de Selma Ciornai.
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