segunda-feira, 12 de maio de 2014

# ARTETERAPIA BREVE INTRODUÇÃO #


                                                 

             Desde a época das cavernas os homens já se utilizavam do desenho, representando  através de imagens o   seu vivido, sua organização, suas danças e pinturas de rituais de cura invocando as forças da natureza ficaram impressas nas paredes do tempo.
             O uso terapêutico das artes remonta-se a estas civilizações antigas.
         Mas é com a crise da modernidade, e em especial após a Primeira Guerra Mundial, que a arteterapia, surge como profissão , e com seu corpo próprio de conhecimentos , práticas e pesquisas.
      O projeto iluminista trouxe na época moderna a crença que o desenvolvimento material e moral do homem seria alcançado pelo conhecimento , pela razão. Foi um momento fértil nos ciclos evolutivos da humanidade, momento de expansão de ideologias, movimentos sindicais, culto as fábricas, novas  tecnologias e grande avanço nas  ciência.
       Após a Primeira Guerra Mundial, inicia-se em paralelo ao movimento iluminista, um movimento de mudanças, cuja origem encontra-se na crise da ciência e da verdade. Surge Einstein , com a Teoria da Relatividade que traz para a física moderna  novos paradigmas  até hoje estudados.
      Destaca-se neste período o pai da psicanálise, Freud, que trás o revolucionário conceito de inconsciente, que impôs uma radical  mudança da imagem que o homem tinha de si e Jung  ex discípulo de Freud, que segue seus próprios passos  tornando-se o pai da Psicologia Analítica, estava desenvolvendo trabalhos e estudos sobre a produção artística  de seus pacientes, buscando formas alternativas para o tratamento analítico.
        Nos movimentos artísticos vamos encontrar  no fim do século XIX e início do século XX a perspectiva de novas possibilidades para compreensão do homem . Com o  Expressionismo encontramos a busca da emoção  e da subjetividade humana; no Dadaísmo a busca da criança interna e o nonsense  como forma de contraposição a lógica burguesa; no Cubismo, o reconhecimento de que todo fenômeno pode ser visto de diversos ângulos; no Surrealismo de Dali e Breton, Chagall e no teatro do absurdo a busca do inconsciente, do imaginário.
       Com estes movimentos artísticos neste período , a contestação do real, vinha com formas artísticas assimétricas, deformadas, como linguagens artísticas que expressavam um desejo de contextualizar o momento histórico para trazer ao debate, ao cenário social uma possibilidade de  reflexão deste homem moderno.
       No campo da educação vamos encontrar Piaget, Dewey e Montessori, que se dedicaram ao estudo do desenvolvimento infantil, colocando a educação como um processo de cultivo e incentivo ao desenvolvimento da criança em sua totalidade, surgindo assim a arte educação  nos trabalhos de Victor Lowenfeld e Florence Cane.
       No pós- Primeira Guerra, e principalmente após a Segunda Guerra o mito de que a razão e a ciência seriam as grandes respostas  para o mundo vem abaixo. Há uma crise de conceitos , novos paradigmas surgem e  desmoronam as grandes expectativas que a ciência e a tecnologia suplantariam todas as questões do homem. 
     Na década de 40 a arteterapia firma-se com sua especificidade nos Estados Unidos com o trabalho de Margareth Naumburg. Nascida em New York em 1890, artista plástica, assim como sua irmã Florence Cane. Formou-se em psicologia, pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos,  fez estudos de psicologia experimental e parapsicologia na Inglaterra. Em Roma fez cursos sobre o método Montessori de educação infantil. Fez formação psicanalítica e fundou uma escola de vanguarda a Escola Walden.Nesta escola ela defendia a importância da expressão dos conteúdos e motivações inconscientes para a educação e o desenvolvimento da personalidade. Por lá ficou na direção por 10 anos, e em 1928, escrevia A criança e o mundo, livro em que enfatizava a expressão criativa e imaginativa do aluno.
           No período  pós  industrial na década de 50, há uma modificação significativa  sobre o status da ciência e da universidade. É nesta época que seguindo o surgimento da Arte educação nos trabalhos de Lowenfeld e Florence Cane que  a Arteterapia começa a ter mais visibilidade.

Jane
                                  



Bibliografia : Arteterapia Gestáltica de Selma Ciornai.



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