quinta-feira, 15 de maio de 2014

# O QUE NOS LEVA A MANTER O RESSENTIMENTO ? #



 Re-sentimento.

Sentir   novamente.

   Sentir infinitamente, para alguns.
O que nos leva  a manter o ressentimento ?

        Por qual  razão usamos nossa  energia mental e nossos sentimentos repetidamente para lembrarmos de algo que nos machucou emocionalmente ? Por que vivenciamos nossas fragilidades  de forma masoquista e reforçarmos nossas  decepções com a vida e com  o nosso viver ? Por que nos lembramos insistentemente no que o outro falou ou nos fez de forma equivocada, e repetimos  sempre este filme  em nossa tela mental ?



     O QUE É RESSENTIMENTO ?
       O ressentimento é o produto direto da repressão da raiva.  Não expressamos nossos sentimentos ao ofensor, não  lhe demonstramos nosso desapontamento e desgosto e  então  ficamos a esperar o momento que achamos “certo” para  atingi-lo com a nossa mágoa que se expressa como ressentimentos.
     Etimologicamente, o ressentimento faz referência aos afetos de rancor, ódio, mágoa e de culpabilidade dirigida ao outro. Trata-se, portanto, da ação do sujeito de endereçar ao outro sentimentos de hostilidade, bem como atribuir a autoria dos males que o afligem, aos outros, fazendo-se de vítima , vive na ilusão de sua suposta  autoridade moral.
       Para o ressentido  muitas vezes  só restou a solidão, e muitas vezes ela é sua fiel companhia, como recurso para viver na sua monoidéia de vingança, e remoendo suas dores,  recusa-se a viver o lado saudável , prazeroso da vida, sua escolha é sempre pelo pior, tendo grandes dificuldades de atravessar suas dores, suas perdas. Torna-se aquela pessoa pessimista, sempre está no papel de vítima,  de tudo reclama afastando algumas pessoas de seu convívio.
      No sujeito ressentido, há uma recusa permanente em aceitar uma perda, essa atitude é mascarada por uma atitude amarga e pouco esperançosa diante da vida, permanecendo o sujeito preso ao passado e sem esquecer ou ultrapassar as supostas causas de seu sofrimento. Estes sentimentos de  ressentimento e de hostilidade podem construir em nós barreiras que nos impedem de olhar para nós mesmos como seres integrais, holísticos, como filhos da luz, em processo evolutivo, onde os  estágios de sofrimento, são instrumentos educadores para nosso espírito imortal. Esta falta de entendimento da necessidade da autoeducação passa a ser um elemento dificultador  para trabalharmos o sentimento de perdão, que é o antídoto do ressentimento, da mágoa e da culpa.
       O que observamos hoje,  é uma sociedade onde impera o medo do outro, onde  a afirmação comum é : “não confio no outro” , logo ressinto-me, e se não me expresso pelo medo, reforço meus sentimentos hostis e mais facilmente sinto-me vulnerável ao ressentimento, que pode gerar sentimentos de          vingança e comportamentos violentos e doenças psicossomáticas.                                              
            Para cura do ressentimento, o procedimento é bastante parecido com a cura que procuramos para o corpo físico. O médico  nos pergunta sobre os sintomas físicos que sentimos : Onde dói ? Sente o que? Em que momento? Quando começou o sintoma ? Que remédio está tomando?  Vai tomar os remédios que eu receitar ?Se assim fizer  você terá um bom prognóstico. Volte sempre para mantermos a saúde do corpo em acompanhamento. Não se esqueça da próxima revisão.
          Com a nossa saúde emocional  também devemos  ter os  mesmos cuidados,  fazermos as mesmas perguntas e  procurar seguir a orientação do nosso Médico de Almas, onde Ele  falou que não veio para os sãos , mas para os doentes, que somos nós, doentes do corpo e de alma.
           Devemos nos perguntar: Quais são os nossos sentimentos danificados? Que sentimentos são esses, quando iniciou, por quê? Que tipo de danos têm? O que está causando este sentimento? De onde provêm os sentimentos negativos? Desde quando estou me sentindo assim? Lembro-me de algum fato relacionado ao sentimento danificado? É um sentimento racional ou irracional, isto é, mais instintivo do que real? Será que não estou olhando para o problema com lentes de aumento? Ou o problema é realmente sério e perturbador? Desejo realmente a cura ou prefiro manter o sentimento danificado como estratégia para ataques ou defesas futuras? Estou atento as minhas necessidades emocionais ? Quero ter uma boa qualidade de vida emocional ?
          Nesta busca, nos ensaios de acertos e erros vamos tentando   entender onde estão nossos “nós” emocionais, onde dói e porque dói, fazendo assim  a profilaxia de nosso espírito, livrando-nos das dores da alma, e desatando estes “nós” com a sabedoria do amor e do perdão.

           Jane 
            MENSAGEM PARA REFLEXÃO SOBRE RESSENTIMENTO
                           "Se você guarda ressentimento, sem dúvida cultiva cogumelos venenosos na  área reservada para a ensementação  da jovialidade, de que se deve enriquecer, a fim de adquirir paz.
As ocorrências desagradáveis devem ser superadas com legítimo esquecimento do mal que produziram.
O aprumo da honra pode ser examinado pelo fio de prumo da consciência correta.
Ninguém, na Terra, consegue eximir-se às lides e batalhas do passado pessoal, ressumando  sempre através dos choques vibratórios com aqueles que são simpáticos ou antipáticos, amigos ou desafetos.
Em decorrência, as paixões opinativas sempre ateiam incêndios de cólera de umas pessoas contra outras ou lenificam os espíritos de uns ao lado dos outros."
                                                                                                     EMMANUEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário