domingo, 29 de maio de 2011

O AFETO E A IMPORTÂNCIA DE SUAS DEMONSTRAÇÕES

  Quem não gosta de ser admirado e receber afeto? Segundo os cientistas somos programados para isso. Um beijo, um abraço ou mesmo um toque na outra pessoa provoca mudanças no corpo de quem dá e recebe afeto. O cérebro libera um coquetel de substâncias. Dopamina, endorfina, oxitocina. Hormônios responsáveis pelo prazer e bem-estar.
“Tem estudos que mostram que pessoas que abraçam mais, que beijam mais, que riem mais, elas são mais felizes e até têm mais saúde. Ela tem uma resistência maior às doenças”, explica a neurocientista Silvia Cardoso.
  Estudos revelam que a demonstração de carinho pode até reduzir a pressão sanguínea e fazer bem ao coração. 
  Muita gente vive preocupada com a possibilidade da falta de vitaminas e  sais minerais em seu organismo, daí o consumo fantástico e abusivo de tônicos e fortificantes de efeito duvidoso, quase sempre inúteis, a não ser em casos de desnutrição.
  Poucos se preocupam com uma doença muito difundida que acomete pessoas de todos os níveis sociais de qualquer idade, cuja causa está na escassez, do mais importante alimento do mundo: O AFETO
  Vivemos hoje voltados para dentro, tão absortos em nossas ambições, nosso trabalho, nossos problemas, que mal percebemos a existência de outros seres ao redor, de olhos postos em nós, na expectativa de uma palavra, um gesto de amor, uma atenção especial e até nos lares infelizes, e especialmente aí, o problema é sentido de forma mais aguda.
  Pais, filhos, avós, parentes, embora cumpram conscienciosamente suas obrigações e convivam em harmonia, na verdade estão afastados por falta de diálogo diário, na suposição errônea de que sabem que são amados e não há por que mostrar.

  De fato, qualquer pessoa pode sentir-se solitária no meio de entes queridos se não estiver ligada aos seus pensamentos, suas idéias e emoções. Assim como o corpo requer suprimento diário para se manter forte, do mesmo modo a alma necessita renovar -se com boas energias  para manter-se firme, equilibrada e sadia.
  Seu principal alimento é o AFETO, as vitaminas de que nutre chamam-se atenção, cortesia, consideração, presença. Ela, como os passarinhos, nutre-se de pequenas migalhas para ser feliz, que nada custam, mas cuja falta a faz minguar e morrer.
  Precisamos dizer ‘as pessoas que nos cercam, repetidas vezes, que pensamos nelas e que são necessárias para nós, pois todos só sentem-se bem quando são importantes para alguém. Quanto mais auto-suficiente e dominador for o indivíduo, maior a carência de AFETO, a necessidade de sentir-se amado aumenta proporcionalmente a sua arrogância.
  Quanto mais se avança na idade, mais dependente e sedento ficamos de atenção dos que nos cercam, de um gesto de carinho que a maioria das pessoas, mesmo amando, é tão avaras em dar
  Todos somos como as crianças, que sem receio solicitam incessantemente a atenção e a carícia dos pais.    Não há nenhum tônico do coração ou dos nervos, nenhuma receita em toda a medicina, que rejuvenesça mais e revigore os nossos sentimentos  que um ato de ternura, um beijo espontâneo, uma frase sincera de elogio.

" Sinto-me tão feliz quando você está junto de mim"
" Preciso tanto de você"
" Não sei o que seria de mim sem você"
São expressões que traduzem o que realmente sentimos, mas que raramente dizemos. É a melhor terapêutica para uma vida longa, o mais eficaz preventivo que conheço parar evitar infarte, úlceras, derrames e outros males que abreviam nossa existência neste atribulado planeta.

PORTANTO, VAMOS DIZER A ALGUÉM AGORA QUE ELE É IMPORTANTE PARA NÓS...




2 comentários:

  1. Ótimo texto ! Dois anos depois de você tê-lo postado fui atingido e tive que vir aqui contar !Parabéns por tê-lo postado e se importar com os outros. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Bom que você gostou do texto.Um abraço. Jane

    ResponderExcluir