sábado, 27 de junho de 2020

PROJETO SOCIAL, COMO INICIAR ?

.Como criar união na empresa - Promoline
Quando pensamos em elaborar um Projeto Social , muitos elementos precisam ser elencados para que atendamos a nosso público alvo com 
eficiência e eficácia.
O planejamento é basicamente um processo de racionalidade. Ele nada mais é do que o exercício de racionalidade e ordenação das ações, inerente ao desenvolvimento do ser humano. Sendo assim, cotidianamente o utilizamos como processo de prospecção do futuro, a partir da nossa realidade
E assim pensando relacionamos alguns itens para pensarmos sobre a possibilidade de colocarmos em prática um desejo , um sonho que as vezes adiamos.
Quem sabe você, nós, tenhamos  vontade de fazer um projeto social para  nossa  comunidade, escola,  reforço escolar para crianças que vivem em vulnerabilidade social, um projeto de educação e saúde para pessoas envolvidas em adicção, moradores  em situação de rua ou um projeto pessoal, para atingir as nossas metas ?
Basta uma idéia  voltada para uma mudança social que muitos aparecem para abraçar a idéia. 

Nossos limites são determinados por nossas crenças . Se acreditamos que somos capazes de fazer alguma coisa isto acontecerá, pois a sincronicidade nos envolve.
 Enfim, pensar, planejar é uma alternativa salutar para sairmos do estado de zona de conforto e nos tornarmos mais pro ativos. Esperarmos o outro fazer é fácil, mas nós termos a iniciativa , e agregarmos pessoas aos nossos ideias é bem prazeroso. 
O Estado... bem, muitos dirão é dever do Estado, atender aos seus cidadãos em seus direitos garantidos constitucionalmente pela Carta Magna. Sim, é verdade, mas entre a letra fria e as vezes inoperante, penso que UMA ATITUDE no  exercício da ação solidária e planejada aquece muitos corações que estão em vulnerabilidade social e risco social , e o nosso sentido de cidadania floresce.
Há mais prazer em servirmos do que sermos servidos.

O planejamento necessita dos atos de reflexão-decisão-ação-reflexão, o que explica o planejamento social como uma "decisão a planejar".

1ª Construção do objeto;
2ª  Estudo de situação;
3ª-Construção de referenciais teóricos
4ª-Levantamento de pressupostos;
5ª-Coleta de dados
6ª-Organização e análise; recursos financeiros,
7ª-Identificação de propriedade de intervenção;
8ª- Definição de objetivos e estabelecimentos de metas;
9ª-Analise de alternativas de intervenção; grupo  de voluntariado
10ª-Planificação;
11ª-Implementação;
12ª-Implantação e execução;
13ª-Controle;
14ª-Avaliação;
15ª-Retomada do processo.


   Mesmo que estas aproximações  não se apresentem nesta sequência lógica,  na prática.  o importante  é que   todos precisam ser pensados  e reavaliados.

Jane

Nenhum comentário:

Postar um comentário