segunda-feira, 15 de junho de 2020

# ROSA LUXEMBURGO - 101 anos de sua morte (2020)


Rosa Luxemburgo fundou a Liga Spartakus, que deu origem ao Partido Comunista Alemão


  Rosa Luxemburgo nasceu em Zamosc, Polônia, região então pertencente ao Império Russo, no dia 5 de março de 1871. 
  Seu nome em polaco é Róża Luksemburg e em alemão Rosa Luxemburg.

 Era filósofa, economista e militante política,obteve cidadania alemã casando-se, em 1897. Morre assassinada  em 15 de janeiro de 1919, com um tiro e jogada nas águas frias de inverno do rio Spree, em Berlim, com 47 anos.
  Debates contemporâneos retomam algumas das questões discutidas pela militante polonesa, como a obsessão pela liberdade individual e coletiva, a defesa enérgica do espaço público contra a burocracia e o controle popular.
  Rosa,sempre foi uma grande defensora das liberdades democráticas.Ela viveu a infância e a adolescência na Polônia dominada pelo império Russo czarista  e sabia muito bem como era uma vida sem liberdade de imprensa, de associação, de reunião, sem liberdade religiosa e sem direitos de nenhuma espécie para os trabalhadores e para as mulheres.
 Ela enfrentou todos os obstáculos sendo mulher, sendo imigrante, sendo judia. 
    Por ser tratar de uma herdeira da teoria de Marx, a elaboração teórica de ROSA LUXEMBURGO se concentra na crítica ao modo de produção capitalista e suas contradições.
 O discurso de Rosa Luxemburgo trata da questão de como o capitalismo gera, necessariamente, a desigualdade entre classes, indivíduos e países. Ela escreve que, a partir de um modelo de produção racista e sexista, o capitalismo perpetua-se, com a finalidade de acumular indefinidamente. Para isso, destrói vínculos sociais e a natureza, e se sustenta com base na exploração dos trabalhadores.
Rosa Luxemburgo Pensamento e Acao
   No mês de janeiro de 2019, completou 100 anos da morte de Rosa (15/01/1919)pela primeira vez em português, a biografia de Rosa Luxemburgo, escrita por Paul Frölich e publicada originalmente em 1939, é publicada no Brasil com co-editoria das editoras Boitempo e editora Iskra.

   Para a historiadora Diana Assunção, autora do prólogo de “Rosa Luxemburgo: pensamento e ação”, o título do livro sintetiza o legado da comunista. "Gosto muito desse nome porque é justamente isso. Quando falamos obra, não estamos falando somente dos livros que ela elaborou, mas da obra de vida dela. Da ação. Como o pensamento dela, seu desenvolvimento, se materializou em ação concreta, construindo organizações revolucionárias, lutas políticas, combates concretos, participação em processos revolucionários”, 
      Assim como para a totalidade da classe trabalhadora, a filósofa acreditava que a emancipação feminina se daria apenas pela mãos das mulheres. Rosa Luxemburgo também argumenta que o capitalismo precisa da desigualdade entre homens e mulheres para se reproduzir." 

   Frases de Rosa Luxemburgo

 # Liberdade somente para os partidários do governo não é liberdade. Liberdade é sempre liberdade daquele que pensa de modo diferente.

# Liberdade não é um artigo de luxo, um bem etéreo, desconectado da economia. Liberdade funciona, pois a criatividade é filha da crítica.

# A massa não é apenas objeto da ação revolucionária, é sobretudo sujeito.

                     
 # Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres.

 # Reformas isoladas serão perdidas assim que as classes dominantes virem seus interesses ameaçados e eliminarem essas reformas.
*
A paz como caminho de esperança” - Dourados Agora - Notícias de ...
Nada mais contemporâneo e necessário, que pararmos para pensar e resignificar  o modelo capitalista que vivemos hoje.

 Importante que  os meios de comunicação abram espaços para reflexão, para os debates democráticos , naturalmente pacíficos e
baseados no diálogo, na informação isenta de partidarismos,mas que  o bem comum prevaleça  e a ética floresça.
  
Um novo paradigma precisa emergir.
*


Traces of Rosa Luxemburg in modern Berlin | rosaluxemburgblog
ESTAÇÃO METRÔ- BERLIM. Na praça Rosa Luxemburgo em sua homenagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário