terça-feira, 23 de junho de 2020

#SIGNIFICADO EXISTENCIAL - JOANNA DE ÂNGELIS

A Mente E O Corpo Humanos Abstratos Da Conexão Moon A Pintura Da ...

               "A visão hedonista sobre a existência humana tem levado multidões às alucinações de prazer, numa interpretação totalmente equivocada sobre a realidade do ser.
       A descoberta do significado da vida é de relevante magnitude, porque dá sentido à luta e aos desafios que surgem frequentemente, convidando o indivíduo ao avanço e ao crescimento interior.
    Esse sentido existencial é uma forma de religiosidade que deve possuir um alto significado motivador para que o indivíduo não desfaleça nos empreendimentos evolutivos.
     Não raro acredita-se em significados meramente materiais como os objetivos de toda atividade humana.
    Por certo, a conquista de valores imediatos produz estímulos internos, concitando ao prosseguimento dos esforços e à sua manutenção otimista. No entanto, serão aqueles subjetivos, nem sempre identificados pela forma e característica do convencional, que despertam e induzem ao prosseguimento de todos os sacrifícios.
     Há quem, de maneira pessimista, assinale que a vida humana é uma infrutuosa experiência, na qual a dor e as transformações perturbadoras desempenham papéis significativos. Outros creem que o tédio e o desfalecimento que tomam conta dos indivíduos são responsáveis pela falta de metas legítimas, porque o ser humano é somente “um animal que pensa.” 
    Nada obstante, a beleza, a arte, a cultura, a ciência, a solidariedade, os sentimentos humanitários, a fé religiosa demonstram que o ser humano é um incessante conquistador, que avança resoluto na busca do fim pelo qual anela.
      Se não cultiva um ideal religioso, encontra-se desvinculado do Fulcro gerador de vida, e, desse modo, desfalece com mais facilidade, por encerrar na anóxia cerebral e, portanto, na morte orgânica, todos os objetivos existenciais, o que não deixa de ser um grande engano.
    Há, mesmo, nesse tópico, indivíduos que, em se vinculando aos ideais de engrandecimento humano, tornam-nos sua religião, na qual se realizam e desenvolvem outros contingentes de forças físicas, morais e psíquicas que os auxiliam nos enfrentamentos,’ tornando-os heróis internos, em si mesmos, vencedores de alto significado.
    O Espírito humano é o mais elevado clímax da evolução antropos sócio psicológica na Terra. No entanto, não constitui a etapa final desse processo, porque novos investimentos lhe são oferecidos ou adquiridos, quando encerrando alguns ciclos de conquistas, abrem-se-lhe novas frentes para o próprio engrandecimento. Encontrando-se no campo objetivo da vida, crê-se que tudo deve ser considerado através dos padrões físicos, fisiológicos, materiais.
      O ser humano, todavia, é um feixe de emoções por deslindar e desenvolver, de forma que se facultem estados interiores de bem-estar e de plenitude, que independem de coisas e de lugares, de circunstâncias e de posses.
      Não se trata de uma questão filosófica ou teórica, mas de uma realidade existencial, na qual todo indivíduo experiência valores internos que lhe podem estimular ao autoconhecimento ou bloquear-lhe as percepções extrafísicas.
   Inevitavelmente, vendo a vida como um amontoado de enigmas, certo aturdimento invade a pessoa, que parece desestruturada para os resolver, temendo ser vencida pela variedade dessas ocorrências inesperadas".... 
   
TRECHO DO LIVRO : Triunfo Pessoal


Refletindo neste texto tão lindo,  me veio a associação  da Pirâmide de Maslow sobre as necessidades humanas:



Apesar de todas elas precisarem ser supridas, cada uma só pode ser transcendida a partir da fase anterior.
Afinal, Maslow afirma: “nem adianta falar em motivação e realização pessoal para uma pessoa que está, literalmente, lutando pela sua sobrevivência.”

Logo, o entendimento do significado existencial  de cada um  de nós , precisa adentrar no caminho do autoconhecimento e motivação para circular, movimentar-se para atender as nossas necessidades humanas, vivendo as nossas sombras, nossos conflitos, nossas vitórias, nossas relações familiares, afetivas, fazendo escolhas reconhecendo os rumos e possíveis saídas  dos labirintos do inconsciente em direção do SELF.





Nenhum comentário:

Postar um comentário